Grupo de Trabalho da UFRN e prefeitura planeja ações para reduzir o índice de analfabetismo em Natal

26/07/2023 07h31


Grupo de Trabalho da UFRN e prefeitura planeja ações para reduzir o índice de analfabetismo em Natal

Foto: Alex Régis / Secom

 

Com o objetivo de reforçar as ações de leitura e escrita na cidade, com vistas a reduzir o analfabetismo seguindo os princípios da metodologia de Paulo Freire, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, se reuniu nesta terça-feira (25) com o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz. Na oportunidade, foi instituído um grupo de trabalho formado por representantes da gestão municipal e da instituição de ensino para planejar as ações que serão executadas em todas as regiões da capital potiguar. Vários secretários municipais participaram da audiência.

Álvaro Dias lembrou que entre 80 e 100 mil natalenses estão inseridos nesse contexto. Para ele, o analfabetismo é uma chaga social que precisa ser eliminada. O prefeito informou que vai priorizar e fortalecer as iniciativas de combate ao problema em Natal, conforme havia feito no início de sua gestão com o programa “Aprendendo Mais”, ação desmobilizada em virtude da pandemia do novo coronavírus.

“Educação liberta, emancipa e gera dignidade. Não podemos permitir que em pleno 2023 existam cidadãos sem saber ler ou escrever. Voltaremos a empreender esforços no intuito de diminuir esses números negativos relacionados à leitura e à escrita. Tenho a convicção de que essa parceria entre a Prefeitura e a UFRN será muito exitosa, haja vista a qualidade, competência e experiência dos profissionais envolvidos”, disse o prefeito Álvaro Dias.

A secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, participou da reunião e disse que seis turmas com 72 concluintes foram formadas na primeira fase do programa “Aprendendo Mais”. Ela mostrou otimismo com a retomada da iniciativa e voltou a ressaltar a importância da interlocução junto à UFRN. “Essa etapa inicial foi bem produtiva. Vamos agora iniciar as conversas para os próximos passos, visando melhorar e atualizar os processos pedagógicos aplicados, vez que temos novos desafios, demandas e necessidades. Vamos atuar de maneira firme para transformar a vida dos natalenses por meio de uma educação inclusiva, humana e acolhedora”, destacou a titular da SME.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz, assegurou que a instituição de ensino superior está de portas abertas para contribuir com a causa para desenvolver habilidades de escrita e leitura na sociedade. “Para nós, é motivo de muita alegria receber o prefeito na Universidade para tratar de um tema tão nobre. Estamos à disposição e prontos para ajudar com o que estiver ao nosso alcance. Essa somatória de esforços é salutar”, concluiu.

Além da secretária Cristina Diniz, acompanharam o prefeito na audiência na UFRN os secretários municipais Joham Xavier (Governo), Joanna Guerra (Planejamento), Thiago Mesquita (Meio-Ambiente e Urbanismo), Jódia Melo (Esporte e Lazer), Shirley Cavalcanti (Habitação), Danielle Mafra (Parcerias Público-Privadas), Heverton de Freitas (Comunicação Social) e outros técnicos dessas pastas.

Fonte: Prefeitura de Natal