“Nunca tivemos um transporte coletivo tão ruim em Natal quanto agora na atual gestão”, diz Natália Bonavides

10/05/2023 13h50


“Nunca tivemos um transporte coletivo tão ruim em Natal quanto agora na atual gestão”, diz Natália Bonavides

Foto: PN

 

A declaração foi dada pela deputada federal pelo RN, Natália Bonavides (PT), durante entrevista no PotyCast do Potiguar Notícias, na manhã desta quarta-feira (10/05).

Na oportunidade a parlamentar lembrou que no ano passou ajuizou uma Ação Popular contra a Prefeitura de Natal e contra empresas de transporte que atuam na capital potiguar, Natal, tendo como representante legal o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn), em virtude da falta de retorno de 100% das linhas de transporte coletivo, que segundo ela, após o período da pandemia sofreu redução significativa.

“Após o período crítico da pandemia muitos serviços públicos foram retornando à sua normalidade e em sua totalidade, mas os ônibus em Natal não retornaram até hoje com o seu funcionamento pleno”, destacou.

Segundo a deputada, nem a prefeitura de Natal e nem as empresas tomaram nenhuma providência quanto à linhas de ônibus que foram retiradas de circulação. Natália Bonavides aproveitou para lembrar que transporte público é uma competência das prefeituras, sendo prestado pelas empresas privadas em conformidade com o que é estabelecido pelos municípios.

“A retirada dessas linhas foi feita sem qualquer consulta à população ou ao conselho que atua na parte de mobilidade urbana. As pessoas acordaram e foram esperar o seu transporte para se locomoverem, e simplesmente não tiveram mais”, frisou.

Após ingressar com a Ação Popular, ainda no ano passado a deputada conseguiu uma Decisão Liminar para garantir o retorno de algumas linhas. Apesar da decisão judicial que prevê, inclusive, multa por descumprimento, as empresas se recusam a atender a determinação, deixando a população à mercê de um serviço precário.

“Tivemos uma audiência de conciliação na última segunda-feira (08), com a presença do prefeito Álvaro Dias e de representantes das empresas de ônibus para tentar chegarmos a um consenso. O que ficou inviável, mas na ocasião pudemos constatar que as empresas seguem descumprindo qualquer decisão”, afirmou.

A parlamentar lamenta que a prefeitura não se coloque do lado da população e sim do lado dos grupos empresariais. Ela argumenta que a gestão não cobra e nem fiscaliza, e acaba sendo muito omissa. “A prova disso é que a prefeitura de Natal está pedindo que a justiça finalize a ação que eu impetrei. Que haja a extinção sem qualquer solução para a população”, relatou.  

Durante a entrevista Natália Bonavides enfatizou que a prefeitura é absolutamente ausente, não tem responsabilidade, não toma providências e quem sofre é o povo trabalhador de Natal.

“Pessoas estão tendo que madrugar e esperar até mais que duas horas pra poder chegar no seu trabalho. É praticamente o mesmo tempo que se leva de Natal a João Pessoa”, disse.

E a gravidade desse problema vai além. A deputada citou o exemplo de pessoas que buscam tratamento nos Centros de Atendimentos Psicossocial (Caps), por exemplo. Servidores relatam que pacientes deixaram de buscar atendimento e tratamento por não terem mais como se locomover, em virtude de linhas de transporte que foram retiradas.

“Transporte público não é só pelo direito de andar de ônibus, é o direito de se transportar para serviços básicos, seja pelo acesso à saúde, à educação e ao trabalho”, concluiu.

A deputada federal finaliza reforçando que o sistema de transporte público em Natal está tão disfuncional que não cumpre mais o seu papel elementar.

E a situação é ainda mais caótica porque a prefeitura se quer tem contrato firmado com essas empresas. E através de seu mandato a deputada federal busca exigir a realização de um novo edital de licitação e que a gestão municipal faça isso em caráter de urgência.

A parlamentar declarou que levará o assunto para ser debatido na Comissão de Desenvolvimento Urbano na Câmara dos Deputados, que foi recentemente instalada, da qual ela é a presidente.

Construção de novas calçadas

Diante da informação divulgada pela Prefeitura de Natal, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), quanto a construção de novas calçadas que atenderão ao todo 70 km em toda a capital, com conclusão prevista até 2024, Natália Bonavides informou que acionará a bancada do PT na Câmara e Vereadores de Natal para buscar saber como será a distribuição dessas calçadas, que para ela, precisa ser feita de forma justa.

Nossa equipe contatou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Natal para obter esclarecimentos sobre as delarações da deputada federal Natália Bonavides, mas até o momento do fechamento dessa reportagem, não obteve retorno. 

Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira, editora-chefe.