Sesap recebe novo lote da Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, mas quantitativo é insuficiente

27/09/2022 09h36


Sesap recebe novo lote da Coronavac para crianças de 3 e 4 anos, mas quantitativo é insuficiente

Foto: José Aldenir

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou em nota, na manhã desta terça-feira (27), que recebeu do Ministério da Saúde uma carga de 16.160 doses de Coronavac para a vacinação de crianças de 3 a 4 anos de idade.

Segundo o órgão, o lote é insuficiente, representando só 20% do pedido de 80 mil doses que a Sesap fez ao ministério, baseado na quantidade de crianças que ainda precisam ser imunizadas.

A coordenadora de epidemologia da Sesap, Kelly Lima, informou à redação do Potiguar Noticias que, 95.214 das crianças dessa faixa etária estão vacinadas, mas apenas 3.050 encontram-se com esquema vacinal completo. O dado representa somente 3% do total. 

Ainda segundo a coordenadora, cerca de 11.093 só tomaram a primeira dose. 

"A justificativa dada pelo Ministério da Saúde sobre o envio incompleto do lote da Coronavac, é justamente a falta do imunizante. O ministério refez o contrato com o Butantan, mas o instituto científico nao fez a entrega de um quantitativo expressivo das vacinas", explicou a coordenaora.

Ela ainda nos relatou que, o Ministério irá completar a distribuição, na medida que for recebendo mais doses da Coronavac.

A Sesap aguarda que o ministério atenda o pleito da forma mais rápida possível, com o objetivo de garantir a saúde das crianças potiguares.

 

Da redação, Thales Patrick

Edição: Marclene Oliveira 

 

 

Fonte: Ascom/Sesap