RN volta a realizar transplante de coração após 10 anos

28/03/2022


Foto: Kléber Teixeira / Inter TV Cabugi

 

Neste domingo (27), o aposentado Claudionor Ferreira, de 62 anos, ganhou uma nova esperança ao passar por um transplante de coração, em Natal. O procedimento não acontecia no Rio Grande do Norte havia 10 anos.

A cirurgia ocorreu no Hospital Rio Grande – único no RN habilitado pelo Ministério da Saúde para realização deste tipo de transplante.

O coração recebido por Claudionor era de um homem de 32 anos, que se envolveu em um acidente de moto em Mossoró e teve a morte cerebral confirmada.

Por volta das 13h deste domingo, a equipe do Hospital Regional Tarcísio Maia iniciou a captação do órgão. A partir desse momento, houve uma corrida contra o tempo, pois o coração precisava ser implantado em até 4 horas.

Por esse motivo, o órgão foi transportado imediatamente pelo avião do Estado em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). Ao chegar na capital potiguar, o coração seguiu direto para o Hospital Rio Grande, localizado na Avenida Afonso Pena, no bairro Tirol.

O procedimento de transplante foi iniciado antes mesmo da chegada do coração. O paciente foi colocado em ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), ou seja, a circulação sanguínea ficou sendo feita através de uma máquina, enquanto a equipe monitorava a localização do coração por GPS.

Pouco depois das 14h, o novo coração de Claudionor chegou ao centro cirúrgico. Os médicos avaliaram o órgão e confirmaram que estava pronto para o transplante.

O procedimento foi concluído às 15h17, já com o novo coração batendo no aposentado. Ao fim do transplante, a equipe médica realizou uma oração de agradecimento ao doador e à sua família.

A cirurgia, a qual aguardou na fila de transplantes do SUS, é uma nova esperança para Claudionor, que já havia feito outras operações e não conseguiu uma evolução no quadro de insuficiência cardíaca que apresenta.

Ao fim da operação, ainda no hospital, o aposentado conseguiu se encontrar com as filhas, que o aguardaram durante todo o procedimento.