Ciro Gomes sobre parceria entre Lula e Alckmin: "conchavo vergonhoso"

24/03/2022


Foto: ofuxico.com.br

 

Durante participação em uma palestra no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), nesta quarta-feira (23), em Brasília, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) comentou sobre a filiação de geraldo Alckmin ao PSB e a provável composição de chapa entre o ex-governador de São Paulo e o ex-presidente Lula. De acordo com o político cearense, trata-se de um “conchavo vergonhoso”. 

 

Como justificativa ao seu parecer, Ciro Gomes, que tem perdido espaço nas últimas pesquisas de intenção de voto, ressalta que essa parceria é simplesmente uma conveniência circunstancial, uma vez que Lula e Alckmin sempre desenvolveram uma política antagônica. “Acho um conchavo vergonhoso, porque políticos de correntes diferentes historicamente se reencontrarem, superarem as suas diferenças na frente do povo, normalmente tem uma razão ancestral, que justifica a superação daquilo, e uma razão futura, que explique por qual motivo é legítimo aquele encontro”, afirmou o ex-ministro da Fazenda. 

 

A opinião de Ciro no evento foi motivada, sobretudo, após a inserção do ex-tucano no quadro do PSB, fato que abriu caminho para a ratificação da parceria entre os antigos rivais, que disputaram a corrida ao Palácio do Planalto em 2006. A cerimônia de filiação de Alckmin foi realizada também em Brasília, a qual contou com a presença de diversos políticos do PT, inclusive da deputada Gleisi Hoffmann, presidente da legenda. 

 

Em sua exposição aos jornalistas presentes, Ciro Gomes também falou sobre a sua escolha para ser o seu vice, que, segundo ele, deverá ser anunciado apenas no mês de junho. O nome de Marina Silva (PV), ex-ministra do meio Ambiente, foi abordado pelo ex-deputado federal. “Ela (Marina Silva) está pronta para ser presidente do Brasil, que dirá se eu tivesse esse merecimento de ter ela como minha vice. Mas não é provável, certo? Porque a Rede e o PSOL celebraram uma aliança, e o PSOL virou puxadinho do PT, lamentavelmente”, concluiu.