Ministério da Saúde confirma dois casos da variante Deltacron no Brasil

16/03/2022


Foto: Reprodução

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que há dois casos da variante Deltacron no país, o comunicado ocorreu nesta terça-feira (15). A nova variante, que combina genes da Delta e da Ômicron do coronavírus, foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 10 e tinha sido identificada na Europa.
 
De acordo com ministro, o Brasil tem dois casos confirmados de uma nova variante. Um desses casos foi identificado no Pará e outro no Amapá. Ministro afirmou que a variante requer acompanhamento e reforçou a necessidade da dose de reforço para quem ainda não tomou. 
 
Em entrevista, Queiroga destacou a importância do monitoramento das variantes: “Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil”. O ministro ambém defendeu a dose de reforço da vacina contra a covid. “Essa variante é uma variante de importância e requer monitoramento. Se eu tivesse que indicar uma medida, seria a aplicação da dose de reforço”.
 
A diretora da OMS, Maria Van Kerkhove, destacou que ainda não há evidências de que ela seja mais grave do que a Delta ou a Ômicron separadamente. No entanto, para que haja devida proteção é necessário manter o esquema vacinal em dia.