15/03/2022
O Congresso do Peru aprovou a abertura de processo de impeachment contra o presidente Pedro Castillo. A votação ocorreu nesta segunda-feira (14) com liderança da oposição.
O atual cenário do Peru é de crise política. Aproveitando a baixa aprovação do mandato de Castillo, a oposição entrou com um pedido de impeachment com as acusações de conspiração e tráfico de influência em contratos do governo para obras públicas.
Esta é a segunda tentativa de impeachment contra Pedro Castillo em sete meses e meio de mandato. Em dezembro, o Congresso rejeitou a primeira, pois apenas 46 de 52 parlamentares necessários votaram a favor naquela ocasião.
De dezembro para cá, Pedro Castillo viu sua popularidade cair para 26% e enfrenta forte rejeição popular. O mandato não possui apoiadores no Congresso, o que facilitou a abertura do processo de impeachment.
A tentativa de impeachment é promovida principalmente por três partidos de direita, incluindo o Força Popular, liderado pela ex-candidata presidencial Keiko Fujimori, que perdeu as eleições do ano passado para Castillo. A oposição alega "incapacidade moral" de Castillo para o cargo.
Castillo pediu para comparecer ao Congresso na terça-feira, para apresentar uma mensagem sobre o estado da nação e o contexto da crise em curso.