De acordo com pesquisa, Bolsonaro diminui diferença em relação a Lula para apenas 8 pontos

04/03/2022


Foto: uol.com.br

 

De acordo com a última pesquisa PoderData, divulgada nesta semana, a diferença entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), principais favoritos na disputa presidencial deste ano, diminuiu. Conforme os números apresentados, o atual presidente dispõe de 32% da preferência popular, enquanto o petista lidera com 40%, menor diferença registrada até agora.

 

No levantamento anterior, feito em 16 de fevereiro, o ex-presidente Lula tinha uma margem de 9 pontos percentuais para Bolsonaro (40% a 31%); semanas antes, era de 11 pontos. Na primeira pesquisa do ano, em 20 de janeiro, a distância entre os rivais era maior, com o ex-mandatário liderando com 42%, contra 28% do atual chefe do executivo federal.

 

A pesquisa ainda apontou um crescimento do ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), que assumiu novamente o protagonismo da chamada "terceira via”, aparecendo com 7% das intenções. No entanto, considerando a margem de erro de 2 pontos, o político cearense está tecnicamente empatado com o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), o qual desponta com 6% da adesão. 

 

Apesar do encurtamento da distância do presidente Bolsonaro em relação a Lula em um cenário de primeiro turno, em uma eventual disputa de segundo turno, os dados da pesquisa ainda sugerem uma vitória folgada do petista. Segundo a projeção, o ex-mandatário seria eleito com 51% dos votos, enquanto Jair ficaria com 37%. 

 

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com 3.000 entrevistas, de 27 de fevereiro a 1º de março de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.