22/02/2022
Devido ao quantitativo de bolsas de sangue está em nível crítico e com o intuito de aumentar o estoque para o período carnavalesco, o Hemorte lança nesta terça (22) a campanha, "Neste carnaval doe alegria, doe sangue". O objetivo da campanha é mostrar a importância das pessoas doarem sangue no período pré-carnaval e reforçar que quem está precisando de uma transfusão não pode esperar.
"O estoque do Hemocentro tem se mantido na faixa de 200 bolsas, o que inviabiliza atender às solicitações dos hospitais. Devido à criticidade do estoque, as bolsas de sangue estão indo somente para as urgências. O estoque está crítico em todas as unidades da hemorrede estadual”, explicou o diretor geral do Hemonorte, Rodrigo Villar.
Para ser um doador de sangue é preciso: ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal) e:
O Hemonorte ressalta que para pessoas vacinadas o intervalo de doação é diferente para cada imunizante.
No caso de empresas e instituições que quiserem aderir à campanha de doação, o Hemonorte dispõe do Projeto Van Solidária, que oferece transporte a grupos compostos de dez pessoas que quiserem doar sangue.
O serviço está disponível para Natal, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim. Para agendar o transporte, o responsável pelo grupo deve ligar para o telefone: 3232-6724.
Mais informações no site do Hemonorte http://www.hemonorte.rn.gov.br/