Municípios devem receber ainda hoje mais doses pediátricas

19/01/2022


Foto: Ascom/Sesap

 

 

O Rio Grande do Norte recebeu na manhã desta quarta-feira (19) mais de 20 mil doses no segundo lote de imunizante restrito às crianças com idade de 5 a 11 anos. A expectativa é que essas vacinas sejam encaminhadas ainda hoje para as regionais de saúde e assim distribuídas para os municípios.

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), é de que a imunização das crianças avance em nível satisfatório, assim como ocorreu com os adolescentes de 12 a 17 anos. Até agora, após quatro meses de trabalho, 82% desse público tomou ao menos uma dose e 54% estão vacinadas com as duas doses.

De acordo com informações da Sesap, apesar das dificuldades na disponibilidade de vacinas em todo país, a campanha de imunização no RN segue avançando com o esforço coordenado pela Sesap, em parceria com os municípios e outros entes.

Mais de 2,6 milhões de pessoas com mais de 12 anos - que vivem no estado já foram alcançadas com ao menos uma dose de vacina. São 5,7 milhões de doses aplicadas com registro no RN+ Vacina – sistema de informação desenvolvido em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e lançado pela Sesap durante este período. Entre os adultos, mais de 83% tomaram as duas doses e outros 26% receberam a aplicação de reforço.

"O Governo do Estado, a Sesap e a Sesed (Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social) seguem fazendo todo o esforço para que seja possível alcançar a maior quantidade de pessoas possível com a vacina contra a covid-19. Esse é um compromisso que assumimos há um ano. É uma luta árdua, como se sabe há muita gente trabalhando contra, mas a defesa da vida é algo que não vamos jamais abrir mão. As vacinas são seguras e salvam vidas, esse um ano de campanha comprova isso", disse a governadora Fátima Bezerra.

Ao longo desse ano, a cada carregamento recebido Sesap e Sesed montaram um esquema de logística para agilizar a entrega, abastecendo cada sala de vacinação do RN dentro de 24h após o desembarque das doses em solo potiguar. Em algumas operações, chegou-se a utilizar ainda o helicóptero Potiguar I. "A campanha de vacinação vem sendo um sucesso em nosso estado, muito pelo trabalho conjunto. É preciso reconhecer o quanto cada pessoa envolvida, seja na Sesap, na Secretaria de Segurança ou nos municípios, cooperou para que muitas vidas tenham sido salvas ao longo deste ano. Essa é mais uma prova da importância do SUS", comentou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.