Contribuinte natalense tem até esta terça-feira (18) para regularizar situação junto à Semut

17/01/2022


Foto: Joana Lima / Secom

 

Encerra nesta terça-feira (18) o prazo para o contribuinte natalense regularizar pendências tributárias junto à Secretaria de Tributação de Natal. Regularizando a situação, o contribuinte pode ter acesso aos benefícios do Programa Bom Pagador, que assegura 16% de desconto no IPTU 2022 para os cidadãos que realizem o pagamento antecipado até a próxima quinta-feira (20).

Para os contribuintes que desejam se regularizar, a Semut disponibiliza o portal Directa. Através deste portal, o contribuinte pode consultar e emitir o boleto de pagamento. É possível ainda, aos regularizados, imprimir o boleto do IPTU 2022 antecipado com desconto.

Segundo a Semut, em torno de 124 mil imóveis em Natal têm o direito de pleitear o desconto para o pagamento antecipado do IPTU. “A Prefeitura reconhece as dificuldades do cidadão em meio à pandemia. Por isso, passamos o ano de 2021 buscando medidas que amenizassem os efeitos da crise financeira no bolso do natalense. O desconto do Bom Pagador, o Refis e outras ações ajudam a nossa população a manter seu nome limpo e economizar”, assegurou o Secretário Ludenilson Lopes.

CARNÊ

Além do carnê físico – que voltou a ser impresso por causa da pandemia –, caso prefira, o contribuinte pode acessar o site da Semut – www.natal.rn.gov.br/semut ou o portal Directa (www.directa.natal.rn.gov.br) – para emissão do boleto.

Os pagamentos poderão ser realizados através de PIX – por meio da leitura do QR Code presente nos carnês ou nos Documentos de Arrecadação Municipal – em qualquer instituição financeira autorizada pelo Banco Central ou com a leitura convencional do código de barras nos canais eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Correspondentes Bancários dos mesmos.

A Semut dispõe de atendimento presencial aos contribuintes, na sede da secretaria, localizada na Rua Açu, 394, bairro Tirol. O atendimento ocorre das 8h às 14h, respeitando todos os protocolos sanitários em vigência.

Para os contribuintes que não desejam ou não podem pagar o IPTU 2022 antecipadamente, há ainda a opção de pagamento à vista no vencimento – sem acréscimo e sem desconto – ou em 10 parcelas iguais e sucessivas acrescidas de 1% ao mês. Este caso é válido para as duas datas de vencimento: 21 de fevereiro – zonas Sul e Leste – e 21 de março – zonas Norte e Oeste. Para os contribuintes que não têm direito ao pagamento antecipado, o carnê será disponibilizado posteriormente, sem a opção de desconto de 16%.