Natalenses aderem aos tratamentos alternativos em busca de uma vida mais saudável e feliz

11/01/2022 16h52


Natalenses aderem aos tratamentos alternativos em busca de uma vida mais saudável e feliz

Foto: Reprodução

 

Mudanças de hábitos têm fomentado o segmento de saúde e bem-estar, proporcionando a moradores e turistas que visitam a cidade, completa infraestrutura com sofisticados espaços terapêuticos que oferecem diversas técnicas de massagens para alívio de tensões, estresse, depressão e insônia.

Umas das mais belas capitais do país, com quase 900 mil habitantes, Natal, que acabou de completar 422 anos, é conhecida pelas lindas praias, dunas, lagoas e coqueiros, além dos ventos que alimentam um grande parque eólico. Muito procurada por moradores e turistas, a praia de Ponta Negra é uma das mais badaladas do Rio Grande do Norte.

Com o crescimento do turismo de saúde e bem-estar e a procura por melhor qualidade vida por moradores locais, a cidade tem ainda se destacado neste segmento com a ampliação de espaços especializados em massagens terapêuticas, relaxantes e sensuais. A rede hoteleira também tem investido fortemente em sofisticados spas para atender a esta demanda.

O leque de opções é grande. Entre as técnicas mais buscadas atualmente está a massagem sueca, que pode ser aplicada com o uso de loção ou óleo, a partir de movimentos nas áreas mais problemáticas do corpo do paciente. A terapia traz relaxamento muscular e beneficia pessoas que se recuperam de lesões.

Igualmente popular entre moradores e turistas, a massagem com pedras quentes (aquecidas) relaxa, alivia a tensão muscular e promove a recuperação de tecidos moles. Cada item é posicionado em uma parte do corpo, como a coluna vertebral. O calor atua na dilatação dos vasos sanguíneos e no relaxamento muscular, aliviando dores e tensões musculares. Também diminui o estresse e a ansiedade, estimula o sono e abranda os sintomas de doenças autoimunes, como a fibromialgia.

Já a massagem ayurvédica é focada em abrir os canais energéticos e bloqueados, usando alongamentos para aliviar dores e tensões. A técnica auxilia no tratamento contra enxaqueca, problemas na coluna (como má postura), depressão, síndrome do pânico, estresse e ansiedade.

A massagem shiatsu é feita com a aplicação de pressão localizada com dedos, mãos e cotovelos, em uma sequência rítmica ao longo do corpo. A ideia é estimular os pontos de acupressão para melhorar o fluxo de energia e ajudar a recuperar o equilíbrio.

A reflexologia é outra terapia em alta em Natal. Ela é aplica por meio de pressões nas mãos ou nos pés e equilibra a energia do corpo. Cada ponto do pé corresponde a um órgão.

Sensuais em alta

A procura por massagistas em Natal também tem registrado crescimento entre os potiguares e os turistas quando o assunto são os estilos de massagem que envolvem a sensualidade. A tântrica se destaca neste processo. A técnica oriental ajuda a resolver os mais profundos problemas de cunho sexual, além de inseguranças. 

A técnica ajuda a desfazer bloqueios emocionais; corrigir disfunções sexuais; limpar a mente de pensamentos confusos; e despertar para ganhos espirituais mais elevados. 

A tailandesa é indicada para pessoas que desejam uma forma de massagem mais ativa para reduzir e aliviar a dor e o estresse. Também pode ajudar a melhorar a flexibilidade, a circulação e os níveis de energia. A técnica atua em todo o corpo por meio de uma sequência de movimentos semelhantes ao alongamento iogue. 

Realizada com a ponta dos dedos, a massagem sensitive tem ganho cada vez mais adeptos. A terapia é uma espécie de preliminar no sexo tântrico, que desperta a consciência da bioeletricidade e eleva as ondas de prazer e os níveis de endorfina, serotonina e oxitocina, encadeando vários agrupamentos musculares na reação neurológica.