Professores da rede municipal de Natal anunciam greve a partir do dia 10/12

07/12/2021


Foto: Reprodução

 

Após assembleia geral, na tarde desta segunda-feira (06), os professores da rede municipal de Natal decidiram entrar em greve a partir da próxima sexta-feira, 10 de dezembro. A paralisação das atividades foi justificada devido ao não pagamento do reajuste salarial de 2020.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), o motivo da greve é a cobrança de um reajuste de 12,84%. No caso, a prefeitura apresentou duas propostas durante discussões em audiências de conciliação, para a implementação de apenas 6,42%, sem retroativo, para ativos e aposentados.

O reajuste de 12,84% é direito dos professores e é atualizado anualmente, de acordo com a lei municipal 6.425 do ano de 2013. No entanto, a prefeitura alega falta de recursos para o reajuste do piso dos professores.

Segundo reportagem do Tribuna do Norte, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Prefeitura do Natal estão analisando as decisões. "A negociação está ocorrendo no âmbito do judiciário. No entanto, é importante destacar que esse processo de atualização salarial não depende exclusivamente da SME-Natal, uma vez que, os inativos são remunerados via NatalPrev", diz a nota.