Empresa de energias limpas lança projeto com Senai em reunião com governadora Fátima e Senador Jean

15/10/2021


 

A CTG Brasil, parte da China Three Gorges Corporation (CTG) - uma das líderes globais em geração de energia limpa - oficializou nesta quinta-feira (14) a instalação, em Natal, do seu primeiro espaço de inovação na região Nordeste. A abertura do escritório foi oficializada em reunião com a governadora Fátima Bezerra e o Senador Jean. Também estiveram no encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e o vice-governador, Antenor Roberto.
 
Trata-se de um escritório que vai funcionar no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, em Natal, onde também ocorreu o lançamento da maior chamada pública do país para apoio a projetos na área de hidrogênio verde. 
 
O edital, no valor de R$ 18 milhões, é voltado a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no país inteiro. “É muito bom podermos observar que o Rio Grande do Norte segue na vanguarda das energias renováveis, lembrando que fundamos as bases para isso ainda lá atrás, quando propiciamos a instalação das primeiras empresas de energia eólica no nosso estado”, declarou o Senador Jean.
 
“O Rio Grande do Norte deve muito a Jean, um dos pioneiros da energia eólica no nosso estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante o evento.
 
Jean lembrou durante a reunião que é o autor do projeto de lei que inclui o hidrogênio verde no arcabouço jurídico do Brasil. “Uma fonte de energia nova e que, até a construção desse projeto de lei, não tinha qualquer ferramenta jurídica que orientasse sua exploração”, reforçou o parlamentar. 
 
O Senador Jean também é o autor da lei que vai regular a exploração de energia no mar, incluindo a energia eólica. “O Rio Grande do Norte, maior produtor do país de energia eólica em terra, será também um dos grandes quando começarmos com os projetos em mar”, afirmou. 
 
CTG
 
A China Three Gorges Corporation (CTG), da qual a CTG Brasil faz parte, é a maior produtora de energia hidrelétrica do mundo, com investimentos em expansão também em geração de energia eólica e solar. 
 
A empresa está presente em mais de 40 países. No Brasil, as operações tiveram início em 2013 e já posicionam a companhia como segunda maior geradora de energia elétrica com capital privado, no ranking nacional. 
 
A empresa é dona ou detém participação em 17 usinas hidrelétricas e em 11 parques eólicos distribuídos no país, estando no Rio Grande do Norte a maior parte (74,45%) da capacidade instalada para geração da ‘energia dos ventos’. 
 
Com relação à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), a CTG Brasil tem linhas de pesquisa concentradas, principalmente, nas áreas de energia solar, mobilidade elétrica, segurança regulatória para comercialização de energia e em projetos focados em auxiliar no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Em 2020, foram direcionados R$ 24,5 milhões a esses projetos, um aumento de 107% em relação ao ano anterior.