Mulheres na ciência e desafios da inovação são destaques na 72ª SBPC

08/10/2020


 
 
 
A programação científica da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em parceria com a UFRN, desta quinta-feira, 8, terá debates sobre o desafio da inovação no Brasil e a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na Marinha do País. As atividades serão transmitidas pelo canal da entidade no YouTube.
 
A quinta-feira começa com a mesa-redonda “Meninas na ciência”, das 9h às 11h. Promovido pela SBF, o debate será coordenado por Carolina Brito Carvalho dos Santos, professora adjunta do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e contará com a participação de Thereza Cristina de Lacerda Paiva, professora titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Zelia Maria da Costa Ludwig, professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Debora Peres Menezes, professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
Das 12h às 14h, a SBPC realiza o painel “O desafio da inovação no Brasil”, com a coordenação de Lúcia Carvalho Pinto de Melo, pesquisadora titular da Fundação Joaquim Nabuco. A atividade contará com a participação de Jorge Almeida Guimarães, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Marcelo Bortollini, diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), José Ivonildo do Rêgo, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Fábio Deboni, gerente-executivo do Instituto Sabin, e Guilherme Ary Plonski, diretor do Instituto de Estudos Avançados, coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e vice-coordenador do Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (USP).
 
À tarde, das 15h às 17h, o CBCE ofertará o debate “Mulheres, corpos e ciência com desenvolvimento sustentável no século XXI”. Larissa Michelle Lara, professora associada no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), coordenará a atividade que contará com Priscila Gomes Dornelles, professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Katemari Diogo da Rosa, professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Tatiana Passos Zylberberg, docente do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
A conferência “Ciência, tecnologia e inovação na Marinha do Brasil”, proferida pelo almirante Marcos Olsen, fecha a programação científica do dia às 18h. A atividade será apresentada pelo vice-presidente da SBPC, Aldo Malavasi.
 
O dia será encerrado, às 19h30, com a apresentação da peça teatral “Insubmissas, mulheres na ciência”, seguido de um bate-papo ao vivo com o elenco, dentro da SBPC Cultural. O espetáculo conta a história de das cientistas Marie Curie, Bertha Lutz, Rosalind Franklin e Hipátia de Alexandria que, por serem mulheres, tiveram de enfrentar os preconceitos, a intolerância e as discriminações contra a mulher em diferentes épocas e lugares. Mais informações no site do evento.