Hermano Morais promove Audiência Pública sobre ações do Setembro Dourado

25/09/2020


 
 
De forma dar prosseguimento nos trabalhos da Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o deputado estadual Hermano Morais (PSB) realizará uma Audiência Pública na próxima terça-feira (29), a partir das 16h na Assembleia Legislativa do RN, com o tema Setembro Dourado: o Impacto da Campanha 2020 e as Ações Realizadas.
 
Mesmo em tempos de pandemia, as 47 instituições envolvidas na luta contra o câncer infantojuvenil integrantes da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, seguem com ações virtuais, com a finalidade de aproximar a sociedade da luta contra o câncer infantojuvenil, alertando quanto aos sinais da doença e para a importância do diagnóstico precoce.
 
A realidade das cidades do interior do Rio Grande do Norte de alguns municípios da Região Metropolitana é de falta de estrutura para diagnósticos precoces, o que prejudica os tratamentos. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), no nosso Estado surgem cerca de 180 casos de câncer infantojuvenil por ano.
 
De acordo com publicação da Revista Científica Lancet Oncology em 18 maio de 2020, que entrevistou 453 especialistas de 20 países na América Latina, para avaliar o impacto da Pandemia no tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Foram informados cancelamentos de consultas (89%), cirurgias oncológicas (45%), sessões de radioterapia (33%) e transplantes de medula-óssea (73%).
 
Em virtude do momento de pandemia, o evento não será aberto e terá a transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal 10.3 aberto) e Youtube da TV Assembleia.
 
Estão confirmadas as presenças de representantes da Liga Contra o Câncer, Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GACC), Hospital Infantil Varela Santiago, Casa Durval Paiva e Secretarias de Educação e Saúde Municipal.
 
Sobre o Setembro Dourado
 
Segundo dados do INCA, o câncer infantil representa a primeira causa de morte em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Em 2018, houve aproximadamente 12.500 casos no País.
 
Pensando nisso, foi criado o Setembro  Dourado, um movimento nacional que tem como objetivo conscientizar a população, principalmente pais e profissionais de saúde, sobre o câncer infantojuvenil.
 
A ideia é ampliar o debate sobre o assunto e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença, que aumenta as chances de cura em até 70%. Além disso, quando diagnosticada em fase inicial, é possível um tratamento menos agressivo, preservando a qualidade de vida dos pacientes.
 
Serviço
 
O que: Audiência Pública Setembro Dourado
 
Quando? Terça-feira, 29 de setembro
 
Horário: 16h
 
Onde: Virtual, com transmissão pela TV Assembleia (aberto 10.3) e Youtube da TV Assembleia