Plataforma do Sebrae/RN reúne informação e suporte ao agronegócio

01/06/2020


Foto: Canindé Soares
 
O portal traz informações sobre várias atividades econômicas, como a carciniculturaO portal traz informações sobre várias atividades econômicas, como a carciniculturaNatal – O Sebrae no Rio Grande do Norte colocou no ar um hotsite exclusivamente voltado para o agronegócio. A página www.rn.sebrae.com.br/agronegocio reúne vários conteúdos essenciais para o desenvolvimento de propriedades rurais  e de outros negócios do campo. O objetivo é condensar várias informações e orientações em um único lugar, auxiliando produtores rurais nesse período de pandemia. O portal tem cursos, conteúdos para as atividades ligadas à área, agenda do produtor rural, dicas, vídeos,  seminários, projetos do Sebrae e o contato virtual com especialistas da instituição que atendem esse setor.
 
“Nessa página estão todas as informações que existem disponíveis, não só as geradas pelo Sebrae, mas também pelos principais parceiros do agronegócio e da agricultura familiar no Rio Grande do Norte e no Brasil. Para criar a página, fizemos  parceria com diversas instituições buscando disponibilizar o máximo de conteúdos gratuitos possíveis nessa plataforma”, detalha o gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN, Angelo Baeta.
 
A ideia do Sebrae é disponibilizar conteúdos técnicos, como e-books, vídeos e materiais informativos em PDF, voltados para o agronegócio nas áreas de gestão, comercialização e crédito. Além disso, é possível ter acesso a cursos online, consultorias virtuais e  outras informações que vão ajudar a alavancar os negócios e, com isso, o produtor ou potencial investidor, terá  conteúdos para ajudá-lo na tomada de decisão.
 
Há conteúdos nas áreas de apicultura, meliponicultura, aquicultura (peixes, ostras e camarão), avicultura, mandiocultura, fruticultura, horticultura, agroecologia e orgânicos, ovinocaprinocultura, suinocultura, equinos, bovinocultura, queijeiras artesanais, gestão e comercialização. O hotsite tem ainda uma agenda do produtor rural, elaborada pelo Banco do Nordeste com informações relevantes para quem desenvolve atividades rurais.
 
O empreendedor pode ainda fazer um contato via Whatsapp, telefone ou e-mail com um técnico especialista em cada uma das atividades, assim como ter acesso a consultorias online,  informações sobre projetos específicos e vídeos técnicos voltados ao produtor rural e a atividade rural em si.
 
“Desenvolvemos o site para apoiar o produtor da melhor forma possível para o desenvolvimento de suas atividades. Não só nesse momento de isolamento social, como também na retomada e após. É uma página permanente para auxiliar e ampliar os canais de atendimento aos empreendedores rurais. É uma forma também de contribuirmos para a mudança de perspectiva da produção rural com relação ao mercado”, diz Angelo Baeta.