O problema do Brasil...

15/05/2020

Por: GUSTAVO SILVEIRA
 
 
Existe um fenômeno chamado Efeito Dunning-Kruger que teoriza que na sociedade existem indivíduos que possuem pouco ou quase nenhum conhecimento sobre um assunto específico e estes acreditam que sabem muito mais do que outros indivíduos que são especialistas ou estão mais bem preparados.
 
De tal forma, os que possuem pouco conhecimento influenciam muitos outros indivíduos sem expertise para que tomem decisões erradas e cheguem a resultados e conclusões indevidos.
 
Por eles não terem capacidade de reconhecerem seus próprios erros, a sociedade sofre pela superioridade ilusória que estes pregam, criando um efeito manada de "não-especialistas" emitindo opinião e regulando tudo que acha que é devido.
 
Ocorre que o conhecimento e a informação é apresentados para todos os indivíduos, sendo uma parcela desses indivíduos iluminados pelo conhecimento e reconhecendo os erros pretéritos.
 
O problema do Brasil mora na parcela que permanece no grupo dos "não-especialistas" que se acham especialista.
 
Neste aspecto cabe a divisão em dois grupos, um que de fato não recebeu todas as informações para a sua iluminação e um outro, onde mora o perigo, no qual são indivíduos que eram ignorantes, receberam as informações para iluminação, e decidiram se portar como porta voz dos ignorantes, propagando inverdades e alimentando o ciclo de alienação para que o ignorantes não alcancem a iluminação.
 
Todos nós passamos por esse ciclo em vários momentos da nossas vidas em algum aspecto, de modo que termos que ter a consciência que o conhecimento é adquirido de forma contínua e nunca cessa.
 
Por fim, a reflexão que fica é: até quando vamos deixas essas pessoas malvadas e alienadoras propagando mentiras no poder sem permitir que a iluminação venha?