Jornalistas do RN participam de audiência pública na luta contra a MP 905

04/12/2019


 
Os jornalistas do Rio Grande do Norte estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 04, em uma audiência pública na Câmara de Natal para discutir as consequências da MP 905, que extingue a necessidade do registro para o exercício da profissão de jornalista e outras 13 categorias. A propositura foi do vereador Ney Lopes Jr.
 
A mesa foi composta, além do vereador, pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas, Alexandre Othon, presidente da Federação Nacional dos Radialistas, Jailson Gomes, a diretora da Federação Nacional dos Jornalistas, Ana Paula Costa, presidente da UNI-MEI Panartes, José Antônio SIlva e ainda pela jornalista Liege Barbalho que integra a comissão que vem articulando a luta contra a MP no RN.
 
Os debates foram de alto nível e refletiram as consequências nefastas da desregulamentação das diversas profissões, principalmente aquelas que compõem a comunicação social.
 
A audiência em Natal se somou à mobilização que está ocorrendo em diversos estados pelo Brasil encabeçadas pela Fenaj e Fitert. À tarde os profissionais voltam a se reunir, desta vez em um Ato Público, no calçadão do Midway Mall para dialogar com a sociedade e pedir o apoio da população à luta. No da 16 de dezembro, na Assembleia Legislativa do RN ocorre a instalação do Fórum Permanente de Luta pelo Registro Profissional. Além disso, está sendo travado diálogo com os diversos parlamentares federais no intuito de derrubar esta Medida.