Em entrevista Rejana Souza fala sobre o Festival Literário de Nísia Floresta

06/03/2016

Por: José Pinto Júnior
Foto: Arquivo PN | Tiago Rebolo
Como surgiu a ideia do FLINISIA?
Sou professora e Nísia Floresta é minha terra. Adoro literatura, então entendi que deveria contribuir com minha cidade, que é muito carente no aspecto cultural.
 
A escritora que dá o nome ao município é valorizada em seu aspecto liternário e histórico?
O professor Luiz Carlos Freire e algumas escolas tentam. Mas o poder público local infelizmente não presta atenção a este potencial. Outro dia pesquisadores foram ao município visitar o Museu Nísia Floresta, mas estava fechado. Continua fechado inclusive em horário de expediente e na alta estação. Infelizmente. Agora no Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Estadual da Mulher e a Secretaria da Juventude irão promover mobilizações sobre Nísia Augusto Brasileira Floresta.
 
Qual a avaliação do primeiro FLINISIA e qual a perspectiva para a segunda edição?
Pensei que seria algo menor,  mas de repente surgiram vários parceiros e se tornou uma bela feira, com muitas participações. Registro aqui a ajuda do Padre da Paróquia Nossa Senhora do Ó, que nos ajuda muito. Estamos definindo a data e queremos fazer um trabalho bem melhor este ano.
 
Nísia tem belas praias e belas lagoas, um grande potencial turístico...

Turístico e cultural, mas o nisiense não teve sorte com os gestores até agora. O nosso potencial não gera emprego e renda para a comunidade porque o poder público infelizmente não se preocupa com infraestrutura.


NOTAS 

 

Suêd Haidar no RN
A presidente nacional do Partido da Mulher Brasileira, Suêd Haidar, chega ao RN na segunda-feira. A expectativa é que abone a filha de filiação da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria. Se esta expectativa se confirmar, o atual presidente Raimundo Mendes passa o comando da legenda no estado.
 
Nova presidente
A notária do 4° Ofício de Mossoró,  Lucivan Fontes, foi eleita a nova presidente da ANOREG- RN e fica à frente da instituição pelos próximos três anos. Substitui Francisco Fernandes, que fez uma gestão elogiada pelo segmento dos cartórios.
 
Chuva de pré-candidatos
Em Parnamirim, chove pré-candidaturas. Para prefeito, são sete, e para vereador não dá para contar. Nos corredores da Câmara Municipal, se comenta que faltará eleitor. As lideranças estão sendo disputadas de forma acirrada.
 
A palestra de PHA
Ainda repercute na UFRN a recente palestra do jornalista Paulo Henrique Amorim, que lançou seu livro “O Quarto Poder – Uma Outra História”. A obra trata do monopólio da comunicação no Brasil. A promoção do evento foi de responsabilidade de ADURN- Sindicato e Sindipetro.
 
Dengue I
A deputada federal potiguar Zenaide Maia (PR) participou na quarta-feira, dia 2, na Câmara dos Deputados, do lançamento da Frente Parlamentar da Dengue e Incorporação Tecnológica no Enfrentamento das Arboviroses, que contou com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
Dengue II
A frente tem o objetivo de somar esforços no combate ao mosquito e de discutir soluções para  os graves problemas de saúde pública associados ao Aedes aegypti. “As doenças provenientes de arboviroses transformaram-se em um dos maiores desafios para a saúde pública no Brasil e em todo mundo”, destaca Zenaide Maia.
 
Aumento
A Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante anunciou na quarta-feira, dia 2, o percentual de reajuste para os professores de nível médio e superior da Rede Municipal de Ensino. De acordo com o secretário de Educação, Abel Soares, o aumento será de 11,36%, e o pagamento será retroativo aos meses de janeiro e fevereiro de 2016. O titular da Educação informou ainda que os professores já receberam nos salários referentes a fevereiro o pagamento do 1/3 de férias.  
 
Defensoria I
Com o avanço das obras de reforma no prédio sede da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN), toda parte administrativa da instituição, incluindo o Setor de Protocolo, irá precisar se mudar, passando a funcionar, já a partir dessa sexta-feira, dia 4, no prédio onde funciona o Núcleo do 1º Atendimento Cível de Natal, na esquina das Avenidas Senador Salgado Filho com a Norton Chaves, no bairro de Lagoa Nova.
 
Defensoria II
Desde o início da reforma, alguns setores e atividades que funcionavam na sede tiveram que ser transferidos para outros prédios da Defensoria, como é o caso do próprio Núcleo do 1º Atendimento e a Corregedoria. De acordo com a Defensora Pública-Geral do Estado, Renata Alves Maia, as mudanças são necessárias para garantir melhores condições de trabalho e mais segurança aos servidores e defensores públicos que atuam no local.
 
Escolas públicas
O Governo do Estado está concluindo a adequação nos projetos complementares e orçamento para a reforma e ampliação de 95 escolas e construção de outras 12. Na última quarta-feira, dia 2, os gestores e as equipes técnicas das secretarias de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) e da Educação e Cultura (SEEC) se reuniram com o representante da empresa  Sítios & Formas, vencedora da licitação, para ajustar detalhes da proposta. O Rio Grande do Norte conta hoje com 634 escolas estaduais.
 
Turismo
O governador Robinson Faria recebeu em audiência, na última quarta-feira (02), o presidente do grupo espanhol de hotelaria SERHS S.A, Jordi Bagó e o diretor regional, Ivanaldo Bezerra. Eles agradeceram o apoio que a administração estadual vem dando ao setor do Turismo e relataram os bons resultados alcançados pela empresa em 2015 no Rio Grande do Norte.
 
Governo Federal
O imposto de 25% sobre os pacotes de viagens internacionais cobrados por operadoras brasileiras desde 1 de janeiro deste ano foi reduzido para 6%, nesta quarta-feira (02), após a publicação de Medida Provisória no Diário Oficial da União. Assim, os brasileiros que quiserem viajar para fora do país, a partir de hoje, poderão comprar pacotes nas agências de turismo nacionais, pagando a taxa semelhante ao IOF – o imposto cobrado nas transações realizadas pelo cartão de crédito. A decisão é uma vitória para o setor do turismo que vinha negociando a redução com a equipe econômica do governo desde o ano passado.
 
Contra a crise
O secretário de Tributação do Rio Grande do Norte e presidente do Comitê de Secretários de Fazenda do Brasil, André Horta, e governadores dos Estados do Nordeste estiveram reunidos ontem (01), em Brasília, com o Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, para discutir a reabertura de crédito e alongamento da dívida que fazem parte do Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal, apresentado pela União no final de fevereiro. O plano é uma tentativa do Governo Federal de recuperar a economia dos estados afetados com a crise financeira do país.