Claudino Leite

31/05/2022 09h27

 

PARE E REFLITA...
“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mateus 5:6).
 
 
POVOADO DE EMAÚS
Os discípulos de Jesus estavam indo ao povoado de Emaús, a 11 quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-Lo. O texto bíblico relata que os discípulos seguiam na caminhada e conversavam sobre os acontecimentos que compreendiam o sofrimento de Jesus e culminaram com a morte do Mestre na Cruz do Calvário. Diante daquelas circunstâncias difíceis, o clima era de uma tristeza era muito grande. Eles estavam com os olhos como que fechados e, certamente, não viam perspectivas de dias melhores. Aplicando aos dias atuais, concluímos que por vezes, quando as coisas acontecem diferente das nossas expectativas, deixamos de perceber o que ocorre de bom ao nosso redor e o que pode devolver as esperanças nas nossas vidas. E quando isso ocorre, o desânimo e a nostalgia do desencanto toma de conta e fica quase impossível voltar os olhos para sonhos e projetos presentes e futuros. Trata-se de um cenário que se enquadra perfeitamente na passagem 2ª Carta aos Coríntios, 4:4, que diz: “O Deus deste século cegou o entendimento para que não se possa ver a luz do Evangelho e a Glória de Deus”. As inquietações do dia a dia se transformam em barreiras e impedem o conhecimento da profundidade e das maravilhas do amor do Pai, materializado na pessoa de Jesus Cristo”. Porém, as circunstâncias mudam quando Jesus chega em determinado lugar. A presença do filho do carpinteiro  muda qualquer que seja o cenário de desesperança e encoraja quem está desanimado. Segundo o livro de Lucas,  24:45, “o Deus poderoso abriu os olhos do nosso entendimento”. É possível que razões espirituais nos tirem a visão. Porquanto, tais razões, é possível que os nossos olhos sejam abertos. Diante das dificuldades dos nossos dias, você, prezado leitor, pode estar angustiado e, talvez, já não tenha esperança de viver um tempo melhor. Porém, encorajamos você a voltar os seus olhos para Jesus Cristo. Saiba que o sacrifício  do Calvário se deu graças ao amor de Deus por toda a humanidade. A morte de Jesus ocorreu para resgate de todos os pecadores que venham se arrepender de suas transgressões. O sofrimento no Calvário e a cena da Sua crucificação transcorreu também por você. Tome hoje a sua decisão e aceite Cristo como Senhor e Salvador, e serás uma criatura feliz para sempre.
 
 DÚVIDAS EXISTENCIAIS
 Ao raiar da aurora de quinta-feira, fiz uma pausa para meditar: Sou um homem comum em dúvidas existenciais pela chegada da terceira idade, tempo suficiente para uma alma cansada. Avessa a badalações e isolada das confrarias por decreto de si mesmo. As oscilações de comportamento indicam o sentimento natural do medo, não do destino, pela fé em Deus. Não jugo subterfúgios e eufeminismo no lixo em nome da confiança dos meus poucos leitores, que acompanham meu teclar semanal desta coluna. As tristezas da vida me fez crer em Deus, o verdadeiro Senhor de todas as sentenças e abrigo dos humildes. A mão poderosa que salva o afogado, iguala classes sociais, além de não discriminar as pessoas. É o Criador, que permite a perpetuação civilizatória, no choro do bebê que nasce até o corpo se tornar inerte e a ciência declarar o fim. Com Deus, dialogo sem intermediários. Sou gratificado pelo raiar da aurora, pela beleza das flores com o seu perfume que exala, pelo dom da vida e o segredo do viver. Mesmo que a borrasca e as intempéries da vida queiram me sufocar estou ancorado pelo Supremo Pastor, quando Ele me diz: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23:4).
 
O COLUNISTA
Pode ter todos os defeitos, se é só um escrevinhador, menos um: para ele, escrever não é uma tortura, como confessam alguns intelectuais. Desde cedo, aprende que a crônica é um ofício que no passado foi o ganha-pão de vários marceneiros da palavra e até hoje é um ofício com direito a remuneração. Cronista não fica rico. Nunca. No meu caso, escrevo por destino. Não saberia fazer outra coisa, com a frustração de não ser um pianista a tocar velhas canções de amor. Vivo disto por não ter nascido com o gosto de ser outra coisa. Não ficaria bem num homem feio, remediado e sem títulos, aquele pedantismo dos intelectuais quando estufam o peito de pombo e desfilam garbosos no salão. Vivem anos e anos como editor de jornal, posto, confortavelmente, do outro lado do biombo, com o privilégio de poder esnobar a vaia e o aplauso da plateia, mas fruindo o riso e o pranto de uma Natal provinciana que, à época, era regida pela primeira página do jornal. É o que revela o professor de Jornalismo, Vicente Serejo, colunista de o matutino “Tribuna do Norte”.
 
NOVOS TEMPOS
Esses  em que vivemos se por tão pouco nos tornamos tão distantes uns dos outros. Se inventamos uma nova solidão e se trocamos palavras e, tristemente, na lonjura existencial de uns e outros. Virou um vício conversar por meio de maquininhas e como é triste saber que o prazer da conversa caiu de moda já faz algum tempo e nem notamos. Já não nos fascinam a presença humana, o calor do abraço, a expressão dos olhos no afago que conforta.  Estamos sós. Como se tivéssemos construído nossas vidas só com as pedras dos nossos orgulhos pessoais, se não somos mais que a soma dos afetos e desafetos, lutas e instantes de paz que inventamos. Viver, é reinventar-se todos os dias. E depois, perdoe o jeito de dizer, antes sabíamos vencer melhor a dura realidade dos dias e noites, afinal é insuportável o vinagre azedo da realidade, e se o irreal faz da vida, como disse o poeta, uma aventura errante. 
 
 “AS PÉROLAS DO ENTARDECER”
O reverendo e advogado Josoniel Fonseca abrilhanta a coluna com essa pérola: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”, disse-o Jesus Cristo no Sermão do Monte. Indagamos: Deu que modo chorar é bem-aventurança? As duas realidades parecem estar em oposição. “Bem-aventurança”, conforme o emprego que o Mestre faz da palavra, significa “felicidade verdadeira” – não a felicidade passageira de quando tudo sai como queremos, mas a felicidade de ser a pessoa de Deus e fazer as coisas  de acordo com a Sua vontade. É a felicidade sublime de estar em comunhão com Ele a ser cheio com o Seu Espírito”.
 
O CRISTIANISMO
- É radical e singular, segundo  o reverendo Hermisten Maia Pereira da Costa,  pastor da 1ª Presbiteriana  São Bernardo do Campo (SP). Fundamenta-se na pessoa histórica e central de Jesus, não somente em seus ensinamentos. A fé cristã é uma Pessoa. Nessa profissão de fé há toda uma inclusiva complexidade doutrinária revelada por Deus nas Escrituras. O caminho da heresia passa por se desejar algo além de Cristo, o Deus encarnado conforme nos é oferecido na Palavra de Deus. Além de Cristo nada temos. Nele, habita a plenitude da divindade. Aí, temos a convergência de todo conhecimento e sabedoria de Deus, onde tudo subsiste (Colonsenses 1:16-17; 2:3-8). Há o perigo de nós, cristãos, em uma pretensão por algo mais, praticarmos um “subcristianismo”, destituído de sua mensagem central: Cristo. Afinal, o Cristianismo, como não poderia deixar de ser, sustenta verdades que o distinguem das demais religiões. Deste modo, sustentando a fé cristã, bem como qualquer outra religião ou sistema de crenças, estaremos nos colocando em oposição a outras formas de perceber e de crer.
 
FILADÉLFIA, A IGREJA AMOROSA
“Eis que venho sem demora. Guarda o que tens para que ninguém tome coroa” (Apocalipse 3:11) Estas palavras foram dirigidas à Igreja de Filadélfia, quando o apóstolo João estava solitário na Ilha de Patmos, que teve a exuberante visão do Apocalipse. Filadélfia significa amor fraternal. Essa igreja caracterizava-se pelo amor entre os irmãos. Era pobre, materialmente, mas rica espiritualmente. Podemos considerar dois tipos de testemunhos cristãos: o testemunho pessoal e o testemunho coletivo. A igreja é a comunidade de salvos. Há igrejas semelhantes à Igreja de Filadélfia, que não obstante as suas limitações mantenheem-se fiel, guardando a palavra do Mestre, e pregando a divina mensagem da sua palavra, que nos julgará no último dia (João 12:48-50). Creia quem quiser e aceite se puder.
 
HOMENAGEM
Sexta-feira, 27 de maio, o deputado evangélico Jacó Jácome (PSD) e o pré-candidato a deputado federal, médico Antônio Jácome homenagearam no Templo Central da AD, no Alecrim,  o pastor Martim Alves da Silva, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (IEADERN), pela passagem do seu natalício. Na ocasião, Jacó Jacome entregou a medalha dos 104 anos ao pastor José Carlos de Lima presidente da  União dos Ministros Evangélicos da Assembleia de Deus no Nordeste (UMADENE)  e presidente da Assembleia de Deus no Estado da Paraíba.
 
DIA NACIONAL DO CRISTÃO
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2832/21, da deputada Dra. Soraya Manato (PTB-ES), que institui o Dia Nacional do Cristão. Com a aprovação do projeto, a data passa a ser celebrada anualmente no primeiro domingo do mês de junho. De acordo com a Agência Câmara de Notícias, a proposta agora segue para análise do Senado Federal. Na avaliação do relator da proposta, deputado Jefferson Campos (PL-SP), o último Censo do IBGE, que aponta 87% da população brasileira como cristã, justifica a criação da data comemorativa.
 
BENEFÍCIO AO LAE
O assessor de comunicação, José Carlos Vasconcelos do Lar do Ancião Evangélico (LAE), informa que a rede de Farmácias Extrafarma, por iniciativa própria, resolveu beneficiar o LAE. Em cada uma de suas lojas filiais, há um cantinho da doação. Os itens que podem ser doados são fraldas geriátricas G ou GG e leite. Para tanto, você compra esses produtos na Extrafarma e coloca numa caixa apropriada e a própria Farmácia faz no endereço na Rua Poços de Caldas, 3001 – Neópolis, Zona Sul de Natal;
 
ILUMINAÇÃO VERDE
O prédio do Congresso Nacional em Brasília (DF) se ilumina de verde, no período de 21 a 24 e de 26 a 31 de maio, em apoio à campanha 24 Horas pelo Glaucoma e ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. A data foi criada com o intuito de conscientizar e alertar sobre essa patologia, que atinge cerca de 2% da população brasileira. Segundo o médico Isac Mário Araújo  da Cunha, que também é cantor evangélico da Assembleia de Deus em Natal, “O glaucoma é uma doença provocada pela elevação da pressão ocular em decorrência de dificuldade de drenagem do humor aquoso, líquido produzido dentro do olho com a função de nutrir as estruturas intraoculares e oculares. E acrescenta: “A enfermidade é incurável e, quando não tratada, pode levar à cegueira. A detecção precoce da doença permite que ela seja controlada com o uso de recursos que impeçam seu avanço e a consequente perda da visão. O glaucoma é diagnosticado por meio da medição da pressão intraocular. Às vezes podem ser necessários outros exames, como fundo de olho e campo visual. A recomendação do Ministério da Saúde é a consulta anual a um oftalmologista”.
 
REAJUSTE  DOS PLANOS DE SAÚDE
Mais de 171 mil beneficiários de planos de saúde individuais ou familiares do Rio Grande do Norte devem ser impactados com o reajuste de 15,5% autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em todo o país, 8,9 mihões de consumidores serão afetadas pelo aumento nos serviços de saúde. Em 2021, a ANS aprovou deflação de - 8,19%, o que significou, naquele ano, redução nos valores vigentes. O reajuste atual vale para o período de 1º de maio de 2022 a 30 de abril de 2023. No Rio Grande do Norte, são 171.669 beneficiários em planos individuais ou familiares. E agora, José?
 
“UM EDITOR CAMARADA”
Já estão na Offset Gráfica Editora os originais do livro “Um Editor Camarada”, do ex-reitor da Universidade Federal (UFRN), meu ex-professor, escritor e acadêmico Geraldo Queiroz. É um ensaio biográfico de Geraldo, livreiro e editor Carlos Lima, figura importante nas letras potiguares. Sua Livraria Clima (depois editora), instalada no bairro da Ribeira, é uma referência na nossa história literária. Lançou escritores e poetas, hoje consagrados.  Publicou 193 livros entre os anos de 1971 e de 1993.  Geraldo Queiroz, que foi colega de Carlos Lima na primeira turma da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza (ano de 1963), espera lançar o livro no mês de setembro.
 
AS ESCOLAS NA PANDEMIA
Ao longo das próximas décadas, os brasileiros terão uma das maiores perdas de renda entre as grandes economias globais em função do fechamento de escolas na pandemia. Segundo estimativas Fundo Monetário Internacional (FMI), o aprendizado incompleto durante a crise sanitária, se não for remediado, pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1% ao longo da vida. O prognóstico coloca o Brasil na terceira pior posição entre os países do G-20, atrás apenas da Indonésia - onde a perda é estimada em 9,7% - e do México, que lidera o ranking com 9,9%. O relatório, divulgado  destaca que o impacto da pandemia na educação é algo sem precedentes e que os efeitos na economia, na desigualdade e na renda da população poderão ser sentidos por muito tempo. Só nos anos de 2020 e 2021, as interrupções nas escolas afetaram 1,6 bilhão de alunos em todo o mundo. Embora tenham atingido todos os países do G-20, as perdas de aprendizado recaíram desproporcionalmente sobre os países emergentes, com consequências ainda mais graves para as populações vulneráveis. “Se não for abordado, o consequente impacto no capital humano reduzirá os níveis de qualificação e a produção agregada nas próximas décadas - com maior desigualdade”, diz o relatório do FMI.
 
OBITUÁRIO...
.  A Igreja de Cristo na cidade de Apodi, a 337 quilômetros de Natal, localizada no Oeste Potiguar ficou enlutada e pesarosa desde domingo, 22 de maio último, pelo do pastor Antônio Olímpio Dantas, 58 anos, vítima de parada cardiorrespiratória. Ele era um dos líderes da igreja de Cristo na cidade de Apodi, e segundo as informações fiéis foi um  baluarte na Obra de Deus da comunidade evangélica daquele município, sendo responsável pela abertura de várias congregações da Assembleia de Deus há vários anos atrás. Mas, atualmente era pastor da Igreja de Cristo do Brasil. Que Deus na sua infinita misericórdia console à família enlutada.
 
.  Quando o corpo do policial rodoviário federal, Raimundo Bonifácio Filho, 43 anos, foi posto na sepultura simples do Cemitério de Parangaba em Fortaleza (CE), havia sobre seu caixão a bandeira do Ceará Sporting Clube, time também preferido pelo agente Márcio Hélio Almeida de Souza, 52 anos. Raimundo e Márcio foram assassinados por um psicopata numa BR da capital cearense na manhã de quarta-feira,18 de maio, e a imagem dos dois sendo abatidos não sai da minha cabeça. Na guerra urbana que assola o Brasil, sou polícia até a medula. Tenho ódio e nojo de vagabundo como o que, ao ser ajudado  pelos policiais federais para desocupar uma estrada onde vagava, tomou a arma de um deles e executou os dois. PMs de passagem, trataram de entupi-lo de balas. A perplexidade revolta e dói. As vidas perdidas dos policiais valiam muito, a do bandido, nada, seu fim foi um bem à sociedade. 
 
.  Morreu, segunda-feira, 23 maio, a Irmã Lúcia Montenegro, aos 97 anos. Ela estava internada  no Hospital Rio Grande e teve morte em virtude de cardiopatia grave. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Natal. Graduada em Serviço Social e mestre em Sociologia, a religiosa teve uma forte atuação na sociedade e na educação, sendo professora do curso de Serviço Social, na Universidade Federal (UFRN). Foi uma das primeiras integrantes dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na Arquidiocese, participou do Movimento de Natal -conjunto de ações sociais que foram desenvolvidas na década de 60, foi professora do Seminário de São Pedro, sendo coordenadora, por muitos anos, o Serviço de Ação Urbana (SAUR). Em 1987, fundou a Casa do Menor Trabalhador, a qual foi diretora da  instituição, atuando na promoção da qualificação juvenil, com vistas ao ingresso da população carente no mercado de trabalho. A religiosa ajudou na construção de três capelas: São Vicente de Paulo, no bairro Dix-Sept Rosado; Santo Antônio, na Escola Santo Antônio, na Cidade da Esperança, e Santo Inácio, em Lagoa Seca. Aos familiares, religiosas da Congregação das Filhas da Caridade, colaboradores, alunos e ex-alunos da Casa do Menor Trabalhador e a todos os amigos, desejamos a paz, a esperança e a consolação que vêm de Deus.
 
GIRO PELO TWITTER...
...  A Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte (IEADERN), sob a presidência do Pastor Martim Alves da Silva completou quarta-feira, 24 de maio 104 anos de fundação, sendo homenageada em sessão solene pela Câmara Municipal de Natal (CMN), por proposição da vereadora evangélica Camila Araújo (PSD);
 
...  Meus amigos e irmãos na fé, pastor Vladimir Caldas e sua querida esposa Nereuda Caldas, da Assembleia de Deus em Natal festejaram com todas as pompas que manda o figurino quinta-feira, 26 de maio, 39 de uma feliz união conjugal, isto é, “Bodas de Mármore”. Parabéns ao venturoso par;
 
...  A Igreja Evangélica Pentecostal Deus é Amor é uma denominação pentecostal brasileira, presente em 88 países e com sede na cidade de São Paulo (SP). Fundada dia 3 de junho de 1962, pelo saudoso missionário David Martins de Miranda, que alegava que a data e o nome terem sido reveladas a ele por intermédio do Espírito Santo;
 
... O magnífico reitor da Universidade Federal (UFRN), professor José Daniel Diniz de Melo lança nesta terça-feira, dia 27 de maio, às 16 horas, no auditório da Reitoria, a obra “O Sertão de Oswaldo Lamartine”. Grande marco na história cultural norte-rio-grandense;
 
...  A UFRN, finalmente, lembra os 60 anos de ensino de Comunicação no Rio Grande do Norte, como sendo 60 anos do seu Departamento de  (DECOM), incorporando os 13 anos da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, vinculada a Fundação Estadual José Augusto;
 
 ...  Entre os dias 2 e 10, de julho será realizada a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (SP). Este ano, tem Portugal como “o país convidado de honra”. Da terra de Camões virão mais de vinte escritores. No elenco estão grandes nomes da literatura portuguesa: Lídia Jorge, Dulce Maria Cardoso, Gonçalo M. Tavares, Afonso Cruz, José Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe;
 
... A Band TV definiu o primeiro debate das eleições 2022 para o dia 7 de agosto em todos os estados onde há filiais da emissora. No RN, o programa será apresentado pela jornalista Anna Ruth, que apresenta um matutino local;
 
...  Nomes que não posso esquecer de o extinto “Diário de Natal” e de “O Poti”, dos anos 50: Edilson Varela, Xavier Pinheiro, Edgar Barbosa, Américo de Oliveira Costa, José Cavalcanti de Melo, Aderbal de França, Luiz Maria Alves, Domício Dantas Ramalho, Ticiano Duarte, João Neto, Leonardo Bezerra, Antônio Mattos Serejo, Sebastião Carvalho e José Alexandre Garcia;
 
... O advogado Fernando de Araújo Jales Costa tomou posse como juiz titular na classe jurista do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (RN), para o biênio 2022/2024. a posse aconteceu quinta-feira, 19 de maio, no Plenário do Tribunal Seabra Fagundes, em Lagoa Nova;
 
...  A História da Ponte de Igapó, escrita pelo engenheiro Manoel Negreiros, não é só uma edição perfeita, de luxo e encadernada: é a maior pesquisa histórica das últimas décadas feita no Rio Grande do Norte. O livro reúne todas as riquezas da ponte: as plantas originais, seus projetistas ingleses, os materiais, personagens, toda sua rara iconografia e pioneirismos técnicos da obra; e
 
...  Os guardas da STTU, de maquininhas eletrônicas o dia nem amanhece, multam os veículos estacionados na frente dos hospitais da Unimed e da Promater. Deve ser uma doença. Os amarelinhos, sempre lépidos, nunca estão nos grandes cruzamentos nas horas de trânsito mais intenso. Eles não são treinados para auxiliar os motoristas, mas para puni-los;

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).