Claudino Leite

03/05/2022 08h26

 

PARE E REFLITA...
“O que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará” (Salmo 91:1).
 
 
PROCURA-SE UMA IGREJA
Que use a Bíblia Sagrada do jeito que era usada no passado não muito distante. Que use a Bíblia como revelação de Deus. Aliás, uma boa bíblia tradicional e fiel, e não as publicações "à la carte" (bíblia para idosos, para jovens,  para empresários, etc). Não importa que tenha capa preta e letras de tipos antigos. Não importa que uma ou outra palavra precise ser consultada no dicionário. Afinal, a Bíblia deve servir também para aprimorar os conhecimentos de seus leitores. Que use a Bíblia acreditando nela. Confiando em seus escritos, linha por linha, letra por letra. Que creia em sua inerrância e em sua total confiabilidade. Que a use no púlpito, não por pretexto para eventos sociais, políticos ou comerciais, mas como Palavra de Deus, revelação divina para todos os povos. Procura-se uma igreja que tenha púlpito. Sim, porque o tablado das igrejas tem abrigado toda sorte de coisas, menos um púlpito. Lá encontram-se baterias, guitarras, pandeiros, atabaques, porta-microfones, câmeras, luzes, castiçais de Israel, óleos de Jerusalém, cartazes comerciais, "links" ao vivo para tv e internet, mas dificilmente se encontra um púlpito.
 
OS FAMILIARIZADOS
Para aqueles que não estão familiarizados, púlpito é aquele móvel que os pastores antigamente usavam para colocar as suas bíblias e pregar a Palavra de Deus. Usualmente, era colocado no centro da plataforma, numa disposição que alcançasse a todos os presentes, ou mesmo em um dos lados, no alto. O lugar era mais ou menos aquele onde estão os "levitas" ou os animadores do auditório "gospel". Encontram-se muitos desses móveis antigos nos "museus eclesiásticos". Procura-se uma igreja com templo. Não precisa ser um grande santuário. Não precisa ter torre, relógio e cruz, nem tampouco ter um órgão de tubo e um vestíbulo. Apenas um templo, um lugar reservado para adoração a Deus, um lugar onde as pessoas se consagrem para a oração, a meditação, o respeito e a dedicação a Deus. Geralmente encontram-se ex-templos onde hoje estão casas lotéricas, açougues, mercados ou agências bancárias, porque as igrejas que os usavam acabaram por alugar grandes auditórios, fábricas, pizzarias ou ginásios esportivos. O templo tornou-se tão obsoleto quanto a adoração tradicional bíblica. O templo não comportava a "aeróbica cristã", que faz com que os participantes suem tanto quanto uma boa aula de ginástica. Procura-se uma igreja que tenha um templo, seja de tijolos, de barro ou de bambus, mas que seja "Casa de Oração", lugar de adoração, de reverência, de alegria espiritual, de encontro com Deus. Se for grande, muito bom. Se for pequeno, bom também. Se tiver ar condicionado, ótimo. Caso contrário, não haverá problema, desde que o povo tenha consciência de que "a minha casa será chamada CASA DE ORAÇÃO". (citação das palavras de Jesus em Mateus 21.13).
 
OS CÂNTICOS
Procura-se uma igreja que cante hinos. Uma igreja que ainda ouse usar um "Cântico de Louvor", "Cantor Cristão", um "Hinário Evangélico," uma "Harpa Cristã", um "Melodias de Vitória", um "Salmos e Hinos" ou outro hinário que contenha as preciosidades da hinódia evangélica. Uma igreja que ouse cantar coisas que vão de encontro à música chamada "do momento", e ao encontro do coração de Deus, em adoração firmada em verdades da Palavra do Senhor, e não em palhas e restolhos de emoção fútil. Uma igreja que ainda use os hinos publicados em forma de livrinho, não apenas um retroprojetor com transparências, que priva as pessoas de levarem a letra para casa e estudá-la, decorá-la, entoá-la em seu devocional particular, seu culto doméstico. Aos que souberem o seu paradeiro, favor ligarem para os crentes de bom senso, notificando o achado. Talvez não restem muitas dessas por aí.
 
A VIDA ETERNA
Segundo o reverendo presbiteriano Hernandes Dias Lopes: “Há sim uma vida aqui e uma vida depois da sepultura, segundo às Santas Escrituras. O homem não é apenas matéria, o homem foi criado por Deus como um ser que vai permanecer depois da morte, porque ele tem uma alma imortal e eu quero conclamar você, prezado leitor, enquanto é tempo: volte-se para Deus, reconcilie-se com Deus, porque no final existe céu, inferno, bem-aventurança eterna e condenação eterna. Deus está dando a você a oportunidade de voltar-se para Ele enquanto é tempo de invocá-Lo enquanto Ele, o Mestre está perto. O rico lá no céu clamou por uma gota d’água e nem isso lhe foi dado, ele clamou pela sua família, mas não tinha mais chance de ajudar a sua família. A Bíblia diz que ao homem está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo. O que você vai fazer? Hoje é o dia oportuno, é o dia de voltar-se para Deus. Um profundo contraste, na vida, na morte e na eternidade. Aquele que aqui foi um mendigo agora desfruta da bem-aventurança eterna no seio de Abraão. Aquele que aqui viveu no luxo, no Fausto, agora é atormentado no inferno. Você, hoje, pode mudar essa realidade, pode voltar-se para Deus e receber a Jesus como seu Salvador pessoal e ter uma vida plena aqui e a salvação eterna, a vida eterna e a segurança eterna, por todo desdobrar da eternidade”.
 
ORIENTAÇÃO BÍBLICA
A Bíblia nos orienta a fugirmos da ira vindoura e a única maneira de você e eu escaparmos do inferno é por meio de Cristo. Só Jesus pode tomar você pela mão, elevar você ao céu. Não há outro caminho, Jesus diz eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim. Só há uma porta no céu e essa porta é Jesus, só existe um nome dado entre os homens pelo qual importa que você e eu sejamos salvos e este nome é Jesus. Só existe um mediador entre você e Deus e este mediador é Jesus. Se você hoje deseja reconhecer-se pecador e confessar os seus pecados e arrepender-se deles e colocar sua confiança em Cristo agora mesmo, faça isso, porque depois da morte não tem mais jeito, não tem mais missa de sétimo dia, missa de 30 dias, não tem purgatório, não tem reencarnação, não tem aniquilamento.
 
OLHAR NO ESPELHO
Um olhar honesto no espelho é capaz de revelar que cada um de nós necessita algumas mudanças urgentes. Talvez, tenhamos que mudar nossos hábitos alimentares, atividades físicas, compromissos em relação ao descanso e assim por diante. O mais sério, porém, é que essas mudanças externas não são nossas necessidades maiores, mas caa um de nós carece de mudanças em nosso “homem interior”. Algumas transformações poderiam nos ajudar a sermos melhores maridos e pais e, por que não dizer, melhores discípulos de Jesus Cristo. Por essa razão, vez por outra acabamos prometendo atuar com maior seriedade em relação a essas mudanças. Nossas promessas podem até soar vazias aos ouvidos de outros, mas a verdade é que elas são confissões de nosso senso de necessidade de mudança pessoal, a expressão de nosso desejo de melhorar algo que necessita ser consertado.
 
UM NOVO AMANHECER
 “Então sua luz virá como o amanhecer, e suas feridas sararão num instante. Sua justiça os conduzirá adiante, e a glória do Senhor os protegerá na retaguarda” (Isaías 58:8). E com a chegada de 2022, renovam-se nos corações as esperanças como o raiar de um novo sol, cuja luz aponta para um tempo de bênçãos, conquistas e realizações. Ao se encerrar um ciclo da existência humana, de certa forma, as forças se renovam, renascem as esperanças. É semelhante ao que se extrai do livro (Lamentações de Jeremias 3:22): “As misericórdias do Senhor são inesgotáveis e se renovam a cada manhã”. Se no ano que passou cometemos erros, colecionamos fracassos, experimentamos dores e perdas, tudo isso ficou para trás. O que devemos guardar na memória é que Deus nos permitiu, graças a sua infinita misericórdia, que superássemos adversidades, saltássemos obstáculos e também obtivéssemos vitórias. Em resumo, o Senhor no conduziu até aqui.
 
“PÉROLAS DO ENTARDECER”
“A obra de Deus é perfeita. Ele não faz nada pela metade. Nossa frágil experiência e pálida adoração demonstram muita preocupação acerca dos problemas externos sobre os quais temos muito pouco controle. Dessa forma, cometemos o engano de ignorarmos as dificuldades internas, sobre as quais podemos  ter um significativo controle. Jesus Cristo nos adverte: O que contamina o homem é o que vem de dentro...” (Pastor batista e advogado Josoniel Fonseca).
 
1º DE MAIO -  DIA DO TRABALHO
Duas manifestações saíram às ruas domingo, primeiro de maio, em alusão ao Dia do Trabalho, em Natal. O primeiro ato na capital, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT/RN), movimentos sociais e demais centrais sindicais, concentraram às nas primeiras horas da manhã, na Praça das Flores, em Petrópolis, seguindo em caminhada até à Praia do Meio. À tarde, o grupo Força Democrática do Estado reuniu apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em frente ao Shopping Midway, na esquina das avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha, com previsão de caminhada.
 
AUTORIDADE NO ASSUNTO
Criador do sistema de transporte coletivo em Natal, o engenheiro Carlos Batinga, especialista em Engenharia de Trânsito começou defendendo uma verdade tarifária que consolidou o sistema. O usuário é que tinha de custear o sistema. Agora, 40 anos depois, numa entrevista à Tribuna do Norte, Batinga aborda o assunto de forma direta: “Não existe transporte público, de razoável a bom, em nenhum lugar do mundo pago apenas pelos usuários.” Carlos Batinga critica o atual modelo e considera um erro o transporte público coletivo não ser considerado um serviço essencial pelo poder público municipal, como acontece com a saúde, segurança e educação. Para Batinga o transporte de Natal está muito atrás de outras capitais nordestinas. Sendo um estudioso do assunto afirma não vislumbrar melhoria sem contribuição financeira do município. Além disso, culpa a falta de sequência ao trabalho iniciado no seu tempo e a influência política num trabalho técnico. Isso provocou a perda do perfil da equipe técnica, mantido desde o começo.
 
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O reconhecimento de uma situação de emergência sensibilizou o Prefeito de Natal, Álvaro Dias, que já encaminhou um projeto abrindo mão de receita do Município. O projeto do Executivo foi encaminhado a Câmara Municipal isentando as empresas concessionárias, na semana passada para livrar, no corrente ano, o pagamento do ISS. Projeto que está tramitando na burocracia legislativa. Projeto que concede “isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza” às concessionárias e permissionárias do transporte público coletivo municipal. Além de fazer a sua parte, o prefeito Álvaro Dias, também apelou à governadora Fátima Bezerra, para que o Estado abra mão do ICMS sobre o combustível dos veículos como já aconteceu em 2021, nessa emergência. Especialistas na matéria afirmam que o sistema de transporte de Natal está vivendo uma “crise histórica” e que impõe a tomada de providências imediatas de forma sistêmica e emergencial, com reforço da tese de que o serviço de transporte é um serviço essencial, e como tal precisa ser tratado.
 
ESQUEMA VACINAL
Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) como os do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, estão impedindo quem ainda não tem “esquema vacinal completo” de exercerem direito ao voto, vetando atendimento presencial para emissão do título de eleitor, dizem juristas. Em vez de facilitar a emissão, especialmente em ano eleitoral, o rito a dificultou. Para o cientista político Ismael Almeida, o fim da emergência sanitária elimina embasamento da “legislação infralegal apoiada nessa situação”.
 
SINDICATO  É ARROMBADO
A sede do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn) foi arrombada na madrugada de sábado, 30 de abril, em Natal. Foram levados computador e impressora do prédio, que fica no bairro da Ribeira, na Zona Leste da cidade. Essa é a quarta ocorrência no local no espaço de dois anos, segundo a diretoria do sindicato. A ação criminosa ocorreu por volta das 1h30 da madrugada. Os danos só foram percebidos pela manhã, quando dirigentes notaram que a porta lateral do sindicato havia sido arrombada. Não se sabe ainda quantos bandidos teriam participado da ação. Além dos equipamentos levados, uma porta de vidro foi quebrada. A direção do sindicato avalia o prejuízo em torno de R$ 5 mil a R$ 10 mil. A Polícia Militar prestou o primeiro atendimento à ocorrência, colhendo detalhes do crime.
 
O PAPA-DEFUNTO
Esta é pra descontrair: “O deputado estadual paraibano João Gonçalves (PSDB)  tinha fama de fazer política frequentando velórios. A crônica política paraibana  informa que ele acompanha autópsias, ajuda a vestir defuntos, e raramente perde um enterro. Se não consegue ir a um velório, morre de desapontamento. O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Artur Cunha Lima, também tucano, recentemente acompanhava um velório, quando de repente percebe a chegada de João Gonçalves. Foi logo avisando: “Vá embora, João, porque este defunto é meu...”
 
OBITUÁRIO...
. Dois ex-policiais militares foram mortos a tiros na noite desta segunda, 25 de abril, no bairro Potengi, Zona Norte de Natal. Segundo o relatório da Polícia Militar, os dois estavam em um carro nas proximidades da casa da irmã de um deles quando se aproximou um veículo preto de onde efetuaram os disparos. Os dois morreram no local. As vítimas foram identificadas como Marcio André de Souza Silva, de 45 anos, e Antônio Carlos Ferreira Lima, de 55 anos. A Polícia Militar confirmou que ambos eram ex-policiais. Antônio Carlos foi reformado por problemas psiquiátricos e Marcio André foi excluído da corporação em 2010, por punição disciplinar grave. A motivação do crime será investigada pela Polícia Civil.
 
. Silvan Pessoa e Silva, 75 anos, ex-prefeito da cidade de Macaíba (RN), morreu na tarde de sexta-feira, 30 de abril, por complicações da Covid-19. Ele elegeu-se para o cargo de prefeito da cidade de Macaíba no pleito de 15 de novembro de 1976, pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), governando o município de 31 de janeiro de 1977 a 1983 de janeiro de 1983. Foi vice-prefeito do município de 1993 a 1996, na gestão da ex-prefeita Odiléia Mércia da Costa. Exerceu o cargo de vereador e foi presidente da Câmara Municipal no biênio 1971/1972. Exerceu ainda, cargos de secretário municipal de Macaíba e em Caraúbas (onde exerceu os cargos de secretário das pastas de Governo e Administração). Segundo, o escritor macaibense Valério Mesquita, o disse que jamais  Silvan será esquecido na história política macaibense dos anos 70, até os nossos dias. Foi um baluarte dessa geração. Teve serviços prestados a Macaíba nas áreas da educação, do esporte e da eletrificação rural. Como funcionário público, exerceu as suas atividades no Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário (INDA).O atual prefeito Emídio Júnior decretou luto oficial de três dias pela partida do ex-prefeito macaibense Silvan Pessoa.
 
GIRO PELO TWITTER...
... Domingo, 24 de abril, aconteceu um grande batismo nas águas, em Natal. A ordenança foi realizada pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado (IEADERN), presidida pelo pastor Martim Alves da Silva. Mais de 500 novos membros desceram às águas  batismais e deram testemunho de uma nova vida em Cristo;
 
...O presidente do Partido Social Democrático (PSD), o deputado evangélico Jacó Jácome gravou as inserções eleitorais do partido que reforçam os valores cristãos.Jacó Jácome falou sobre a defesa da família, sobre sua posição contrária ao aborto e às drogas, além da luta pelos  direitos fundamentais das crianças e idosos;
 
... Já tem data para lançamento o livro-homenagem dedicado ao saudoso professor João Faustino Ferreira Neto, ex-deputado federal do Rio Grande do Norte: Será no dia 16 de julho próximo, quando faria 80 anos.São 80 depoimentos dos seus amigos;
 
... Confirmadíssima a Festa do Boi, entre os dias 8 e 15 de novembro vindouro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A Festa do Boi vai comemorar seus 60 anos. Tudo começou no Governo de Aluízio Alves;
 
...Toda festa política tem sempre a força de ungir com a glória dos aplausos efusivos aquele festejado para ser o vitorioso. Depois de tudo, quando o último foguetão lança seu estampido, o candidato cai outra vez no chão e descobre que é apenas candidato;
 
... E que é no chão da planície que irá caminhar, numa trajetória que tanto pode ser uma escalada, se subir a montanha do desejo popular, ou uma queda, lenta e sem esperança, derrotado pelo voto no duro veredicto das urnas;
 
... Após sofrer derrotas no Congresso na tentativa de flexibilizar as regras trabalhistas, o governo do presidente Jair Bolsonaro deve lançar um novo pacote de medidas, incluindo a formalização de trabalhos temporários no campo e promete legalizar os motoristas e entregadores de aplicativos ainda neste ano;
 
...  De Vicente Serejo, na sua coluna “Cena Urbana” da Tribuna do Norte: A ciência já sabe como identificar o estranho medo de quem não consegue ficar sem o telefone celular: Nomofobia. Mais do que um vício, é uma doença. O brasileiro é o quarto mais viciado em todo o mundo. É tema de “Travessia”, a próxima novela da Globo, de Glória Perez; e
 
... Saiu o número 70 da revista da Academia Norte-rio-grandense de Letras, do trimestre janeiro, fevereiro, março. A sua primeira edição foi publicada em agosto de 1951. Era diretor, Nestor Lima. O atual diretor é Manoel Onofre Jr. A revista traz ensaios, artigos, crônicas, contos, poemas, discursos. Entre eles os discursos de posse dos acadêmicos Geraldo Melo e Gaudêncio Torquato. São 203 páginas de boa leitura. Destaque especial para a capa, a partir de um desenho de Erasmo Xavier.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).