Claudino Leite

08/03/2022 09h22
 
A VOZ DO PASTOR 
 
PARE E RERFLITA...
 “Nunca desvalorize ninguém. Guarde cada pessoa perto de seu coração, porque um dia você pode acordar e perceber que perdeu um diamante enquanto estava colecionando pedras” (Autor desconhecido).
 
A VOZ DO PASTOR 
“Minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem” (João 10:27-29). Com sua voz melíflua disse Jesus: Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca morrerão. Ninguém pode arrancá-las de minha mão, pois meu Pai as deu a mim, e ele é mais poderoso que todos. Ninguém pode arrancá-las da mão de meu Pai”. Ao ser rodeado pelos líderes dos judeus, no Templo de Salomão, durante uma festa daquela época, e perguntado se era o Cristo, Jesus disse que já havia respondido, mas eles não creram. Acrescentou ainda que as próprias obras por ele realizadas, comprovavam quem era, porque as fazia em nome do Deus Pai. Jesus disse mais: As minhas ovelhas ouvem a minha voz. Aqueles que realmente são ovelhas de Cristo obedecem à sua voz e o seguem. O Pastor, no caso o próprio Cristo, dá vida eterna aos que o seguem. Aqueles que se desgarram do Pastor e se recusam ouvir a sua voz e segui-lo, demonstram que não são suas ovelhas. Há uma preciosa promessa dada por Deus a todos que são ovelhas de Cristo. Os seguidores de Jesus nunca perecerão, nunca serão eternamente banidos da presença, nem do amor de Deus e nenhum poder nem circunstância neste mundo os separará do seu Pastor divino. Há certeza, segurança e proteção, até mesmo para ovelhas mais frágeis, se seguirem e ouvirem o Bom Pastor. No mundo atual, há uma multidão de pessoas que está sem rumo e sem direção. Milhares seguem falsos líderes, que as atraem para verdadeiros abismos. Outras são atraídas pelos prazeres e os deleites oferecidos por esse mundo e perambulam de mal a pior. Muitas pessoas se tornaram prisioneiras da prostituição, dominadas pelas bebidas e as drogas, enquanto outras se desencaminharam levadas pela ambição e o apego desenfreado ao dinheiro e às riquezas. Como bom pastor, Jesus Cristo deu a vida na cruz do Calvário para que seus pecados fossem perdoados. Ele venceu a morte, ressuscitou ao terceiro dia e garantiu a vida eterna àqueles que o seguirem de todo o coração. Se você quer mudar a direção da sua vida, renuncie às coisas desse mundo, arrependa-se dos seus pecados e aceite Jesus como Salvador.
 
OITO DE MARÇO
É o Dia Internacional da Mulher, sendo uma data muito importante do calendário mundial. É um momento de reflexão sobre as lutas e as conquistas das mulheres, principalmente por igualdade e respeito ao longo da história. Relembro as palavras proferidas do sábio Salomão acerca da mulher: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada”. (Provérbios 10:31-37). Salve o Dia Internacional da Mulher!
 
RELÍCARIO DE SAUDADES
Àqueles que partiram para a eternidade: meu pai José Claudino Leite, minha mãe Maria José dos Santos Leite, os manos Saulo dos Santos Leite, Loide dos Santos Leite Barbosa, Jovan dos Santos Leite, as tias Guiomar dos Santos Ximenes, Cecília dos Santos Medina, meus cunhandos: Francisco Severo de Medeiros, Antônio Ferreira Penha, além da sobrinha Susy Coêlho Leite, meus inesquecíveis entes queridos que cumpriram a missão a eles predestinada. É o meu relicário de saudades.
 
TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Eu nasci Policlínica do Alecrim, em Natal. Não nego os meus muitos defeitos, mas, um deles, nos últimos anos, tem sido o sacrifício: a incapacidade usucapiônica para a tecnologia da informação. E tenho autocrítica em reconhecer:  é fato para quem precisa saber das coisas  como ofício da vida. O acesso vai ficando cada dia mais difícil. Até o telefone que era tão dócil, bastava discar o número, ganhou os umbrais da ciência, cavou abismos insondáveis e neles faz desabar a todos os mortais, os precários, como vítimas dos mistérios característica preponderante do mundo virtual. Porém, é mister que se tem mesmo é acompanhar a Era Digital mesmo que uma gama de seus valores mesmo que sejam invertidos.
 
DO FUNDO DO BAÚ
É para recordar: O saudoso potiguar João Fernandes Campos Café Filho (Café Filho) foi advogado e político brasileiro, tendo sido presidente do Brasil entre 24 de agosto de 1954 a 8 de novembro de 1955. Também foi vice-presidente do país, entre 1951 e 1954, função que assumira, simultaneamente, com a de presidente do Senado Federal. Café Filho era evangélico filiado à 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Natal (IPI), na Rua João Pessoa – Cidade Alta, um belo templo que ainda apresenta a beleza arquitetônica da época.
 
SE A MODA PEGA?
Segundo o site Consultor Jurídico (Conjur), a Justiça do Trabalho de São Paulo reconheceu o vínculo de emprego entre um pastor e a Igreja Mundial do Poder de Deus. Por oito anos o homem serviu na igreja e conseguiu comprovar que havia fiscalização quanto ao horário que ele trabalhava e a arrecadação de ofertas. O autor da ação também disse que precisou se mudar 25 vezes por determinação da igreja e que sua esposa foi impedida de realizar atividades profissionais fora da denominação. Fundamentada nas provas apresentadas, a 4ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto (SP), que o homem efetivamente prestava serviços à igreja. A decisão é assinada pelo juiz João Baptista Cilli Filho. A Igreja Mundial do Poder de Deus alegou que o trabalho era voluntário e por isso não haveria vínculo empregatício. O pastor, porém, comprovou que ele estava subordinado ao comando empresarial da instituição religiosa, ainda segundo o Conjur. Se a moda pega?
 
 
FUNDO ELEITORAL
Indicado pelo presidente da Republica, Jair Bolsonaro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto do ano passado, o novo ministro André Mendonça estreou como relator em seu primeiro processo na mais alta Corte do País, julgando a manutenção ou não do chamado “fundão eleitoral”. O fundo eleitoral se trata do repasse de verbas públicas para a campanha eleitoral dos partidos políticos, proporcional a cada legenda. O valor atual que foi aprovado pelo Congresso Nacional é de nada menos que R$ 4,9 bilhões. Mendonça, que também é pastor da Igreja Presbiteriana, em São Paulo (SP) votou contra a manutenção do fundão, apontando uma discrepância inflacionária no critério utilizado para estipular o valor do repasse. “Em minha compreensão, a interpretação constitucionalmente adequada refere-se à ultratividade do volume de recursos públicos utilizados nas eleições municipais de 2020, atualizado pelo IPCA-E, que será devidamente calculado pelo Tesouro Nacional e pelo TSE”, argumentou o reverendo presbiteriano..
 
AS COLUNAS DA IGREJA
Na catedral de São Marcos, em Veneza – maravilhosa construção que ostenta um esplendor oriental, além de qualquer descrição –, há as colunas que se diz serem trazidas do Templo de Salomão. São de alabastro – substância sólida e durável como granito, porém tão transparente que a própria luz se filtra através delas. Eis um símbolo exato de como deveriam ser as verdadeiras colunas da Igreja! Sólidas na sua fé, mas transparentes no caráter; homens moldáveis, alheios aos caminhos tortuosos e, entretanto, homens de vontade firme que não se deixam desencaminhar nem se dobram às imposições do mal. Conhecemos poucos homens de alabastro. Possa o grande Construtor colocar mais deles no Seu templo!.
 
AÇÕES SOCIAIS
O deputado Estadual Jacó Jácome (PSD) esteve acompanhado de seu pai o médico  Antônio Jácome, na última sexta-feira, 4 de março, na Igreja Assembleia de Deus em Mossoró, liderada pelo pastor Francisco Miranda,
e com o empresário da região, Davi Alves. O jovem parlamentar realizou diversas ações sociais e também estive reunido com lideranças políticas em diversos bairros, ouvindo atentamente as demandas da população.
 
DOUTOR GENTIL FERREIRA 
Para não esquecer: dia 24 de fevereiro último, há 121 anos, nascia na cidade de Santa Cruz,  região do Trairi do Estado, Gentil Ferreira de Souza. Engenheiro civil, professor do Colégio Atheneu, empresário, político. Foi prefeito de Natal em dois mandatos (1931/32 e 1935/40), e também vereador (de 1948 a 1954). Além de presidente da Associação Comercial, do Aero Clube do Rio Grande do Norte e do ABC Futebol Clube. Faleceu em 14 de novembro de 1962, aos 61 anos. Um grande potiguar, que dá seu nome ha uma praça do coração do populoso bairro do Alecrim.
 
“CORAÇÃO PARTIDO”
O Papa Francisco revelou, que seu “coração está partido” pela invasão da Ucrânia por soldados russos. A declaração foi dada durante o seu discurso semanal na Cidade do Vaticano. “Que as armas se calem. Deus está com os pacificadores, não com aqueles que usam a violência”, disse o sumo Pontífice, acrescentando que há uma necessidade urgente de abrir corredores humanitários para os refugiados. Complementa, afirmando que as pessoas devem acolher as pessoas que fogem da guerra. A Organização das Nações Unidas (ONU) informou que já existem 368 mil refugiados e esse número pode chegar a 4 milhões. Em uma declaração direcionada ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o alto mandatário da Igreja Católica expressou sua “profunda dor pelos trágicos eventos”. O Pontífice se referia a invasão da Ucrânia pela Rússia.
 
DO FUNDO DO BAÚ
É para recordar: O saudoso potiguar João Fernandes Campos Café Filho (Café Filho) foi advogado e político brasileiro, tendo sido presidente do Brasil entre 24 de agosto de 1954 a 8 de novembro de 1955. Também foi vice-presidente do país, entre 1951 e 1954, função que assumira, simultaneamente, com a de presidente do Senado Federal. Café Filho era evangélico filiado à 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Natal (IPI), na Rua João Pessoa – Cidade Alta, um belo templo que ainda apresenta a beleza arquitetônica da época.
 
POLARIZAÇÃO
A campanha eleitoral desde ano tende à polarização ainda mais acentuada do que a anterior, com acirramentos que devem se intensificar na medida em que a fase de pré-campanha se aproxima do período oficial da disputa entre os candidatos. Uma terceira via tem dificuldades, embora não esteja totalmente descartada para ocupar o lugar de um dos polos. E temas novos entrarão em discussão, como a pandemia, mas a troca de acusação estará presente e será usada pelos candidatos e apoiadores. Esses são alguns dos prognósticos feitos por um consultor político, um publicitário e um ex-deputado federal e constitucionalista, válidos também para a campanha ao governo dos Estados, revela o professor Gaudêncio Torquato, ao conceder entrevista à grande imprensa. 
 
 
INTERNACIONAL
Segundo a CNN o prefeito da cidade ucraniana de Energodar, Dmytro Orlov, afirmou que um ataque promovido pelas tropas russas provocou um incêndio na usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior desse tipo em toda a Europa. O ataque teria ocorrido nas primeiras horas da manhã de sexta-feira (4) no horário local (por volta de 21h de quinta, dia 3, pelo horário de Brasília). A informação foi divulgada pelo prefeito por meio de postagem em uma rede social. Mais cedo, autoridades ucranianas informaram que as tropas russas estavam intensificando os esforços para tomar a usina, localizada no sudeste da Ucrânia, e tinham entrado em Energodar com tanques.
 
OBITUÁRIO...
. Cala para sempre a voz do maior orador do Rio Grande do Norte. O ex-governador e ex-senador do Estado, o pernambucano Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo, morreu aos 86 anos, na madrugada de domingo, 6 de fevereiro em Natal. O político teve uma piora em seu estado de saúde nas últimas horas e estava sob tratamento médico doméstico contra um câncer. Segundo a família, o velório ocorreu domingo, 6, no Cemitério Morada da Paz, e em seguida o sepultamento. Geraldo Melo construiu boa parte da vida pública no município de Ceará-Mirim (RN), e teve atuação de destaque na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) durante a administração do falecido ex-governador Aluísio Alves entre 1961 e 1966. Doze anos depois, foi vice-governador na gestão do também falecido  Lavoisier Maia, cargo que ocupou até 1983. Em 1987, substitui Radir Pereira no cargo de governador do Estado, gestão que se encerrou em 1991. Já pelo PSDB, partido que presidiu no Estado até 2008, foi senador da República no mandato que teve início em 1995. No seu ano de estreia, foi vice-presidente da casa por dois anos. Em 2021, aos 85 anos, o ex-político foi eleito para a cadeira número 32, da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL), que anteriormente era ocupada pelo saudoso jornalista João Batista Machado. Geraldo Melo recebeu a honraria após lançar sua primeira obra de ficção “Luzes e Sombras do Casarão”, produzida durante o isolamento da Covid-19 em 2020. Era um romance acerca dos costumes e histórias da cidade em que nasceu e se criou, Campo Grande (PE). Minhas condolências e o meu pesar à família enlutada.
 
. Faleceu na noite de sábado, 26 de fevereiro, em Natal, dona Cleonice Costa Dias, 87 anos, mãe do prefeito de Natal, Álvaro Dias. Dona Cléa, como é mais conhecida, estava internada na UTI do Hospital Memorial São Francisco de Natal, com pneumonia e complicações da idade. Viúva do ex-deputado Adjuto Dias, Dona Cléa deixa de filhos: Álvaro, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Renato Dias; a médica Débora Dias, Anselmo, Beto, Andréa e Adriana. O velório e o sepultamento aconteceu no Cemitério Morada da Paz em Emaús de Parnamirim. Meus pêsames à família enlutada.
 
. Uma notícia triste para a cidade de Caicó da região do Seridó, neste Estado. É sábado, 26 de fevereiro, período carnavalesco. Faleceu o fisioterapeuta radicado em Caicó, Plácido Ferreira do Amaral Júnior, 63 anos, vítima de complicações da Covid-19. Deixa viúva Rosy Gurgel e dois filhos: Gabriel e Felipe, a quem envio meus sentimentos, aos familiares enlutados nesta hora de pesar.
 
. A Prefeitura do município de Canguaretama, a 72 quilômetros de Natal, informa e lamenta o falecimento do vereador Miguel Oliveira (PDT), 46 anos, ocorrido, sexta-feira, 4 de março, vítima de infarto agudo no miocárdio. A administração municipal decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do parlamentar. Bastante atuante na Câmara Municipal, Miguel era um legítimo representante do povo, sempre atendendo os pleitos que interessavam aos canguaretamenses. O prefeito Wilsinho Ribeiro e todos os servidores municipais prestam sentimentos aos familiares e amigos neste momento de dor.
 
GIRO PELO TWITTER...
... Nos últimos dez anos, o número de evangélicos quase que dobrou no Rio Grande do Norte. Segundo informações do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na última década, houve um crescimento de 96,9% da população evangélica potiguar;
 
... A Rússia foi excluída da Copa do Mundo do Catar em 2022 pela a Fifa, entidade que organiza a competição. A medida foi anunciada confirmando a suspensão das seleções nacionais e dos clubes russos "até nova ordem", em reação à invasão da Ucrânia antiga União Soviética;
 
... O poeta João Guimarães Rosa, ao tomar posse na Academia Brasileira de Letras disse que há pessoas, que não morrem. Ficam encantadas. Morrem para provar que viveram;
 
... A advogada potiguar Estefânia Viveiros, que foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), está sendo cotada para ocupar o cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A filha dos professores Augusto Viveiros e Dagraça, da Universidade Federal (UFRN), é lembrada para a vaga do ministro Nefi Cordeiro, representando o quinto constitucional (advogados);
 
... O cientista político,Valdemir Sabino do Templo Central da Assembleia de Deus, no Alecrim revela ao colunista que é pré-candidato a deputado federal nas eleições de outubro vindouro. É mais uma opção para o segmento evangélico;
 
... Passado o Carnaval  todos os agentes públicos civis do Executivo Federal deverão validar os seus dados cadastrais, exclusivamente, por meio da plataforma SouGOV.BR;
 
... A ponte tem o nome de Newton Navarro por ser o maior artista plástico da cidade e por ter escrito dois livros sobre as duas margens: a Ribeira e a Redinha. Mudar é estupidez;
 
... Todas as homenagens à ex-governadora Wilma de Faria serão justas e merecidas, mas a “Ponte Newton Navarro” foi ela que decretou sobre uma corveta nas águas do Potengi; e
 
... De 3 de março a 1º de abril, acontece a chamada “janela partidária”, período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer as eleições de outubro sem perder o mandato;

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).