Claudino Leite

22/03/2022 09h33
 
A BÍBLIA RECOMENDA
 
PARE E REFLITA...
“Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores” (Tiago 3:17-18).
 
A BÍBLIA RECOMENDA
“A nossa palavra seja temperada com sal” (Efésios 4:29). As Escrituras Sagradas nos ensinam na carta do apóstolo Paulo aos Colossenses (4:6), que a nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibamos como responder a cada um. A Bíblia Sagrada recomenda, em Efésios, 4:29, que não saia da nossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Apresentamos o assunto para reflexão quando nos deparamos, principalmente nas redes sociais, com pessoas usando uma linguagem contrária às boas relações e ao respeito que devemos ter uns para com os outros. Citada pelo apóstolo Paulo à Igreja em Éfeso, a palavra torpe significa de uma maneira geral, algo desagradável, que causa repugnância, que insulta os bons costumes e prejudica uma comunicação fraterna. No capítulo 1, versículo 19 de sua edificante carta, Tiago aconselha que todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Mas, o que vemos nos dias atuais, são entendidos de tudo, especialistas em assuntos gerais, julgadores e inquisidores, prontos empregar a palavra mais áspera possível para atingir quem pensa diferente. O que surpreende é que tal comportamento vem muitas vezes de quem deveria dar o bom exemplo.Tiago nos ensina mais em 3:1-2): Muitos de vocês não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. No versículo 13, do mesmo capítulo, Tiago pergunta: Quem dentre vocês é sábio e entendido? E completa Tiago: Mostra pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Ainda na leitura do livro de Tiago (3:17-18), extrai-se uma orientação para a busca da sabedoria em Deus, em meio à turbulência dos dias atuais: “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. “Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Com base em tudo isso, reflitamos no ensino no ensino do Senhor Jesus” ( Mateus 11:29): “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”. Sejamos imitadores de que Cristo no comportamento e no falar. Que as nossas palavras sejam para levar as pessoas ao arrependimento de seus pecados, que sirvam para consolo, edificação, em favor da restauração de vidas e salvação de outras pessoas, tendo como fundamento evangelho do Senhor Jesus. Enfim, pense nessas palavras. Arrependa-se dos seus pecados e aceite Jesus como Senhor e Salvador.
 
A SUPREMA LIÇÃO
No dia 25 de junho de 1980 completei mais uma primavera. Recebera naquela data o melhor presente de dona Maria Leite, minha querida mãe, de saudosa memória, um exemplar da Bíblia Sagrada. Fiquei emocionado quando li sua dedicatória escrita do seu próprio punho nas primeiras páginas, do Santo Livro, pois, guardo com muito zelo o belo exemplar entre os livros da minha singela e humilde biblioteca, hoje, com as páginas amarelas por causa do tempo que se foi. A dedicatória comovente escrita por mamãe dizia assim: “Claudininho, meu caçula querido, hoje estás colhendo mais uma flor no jardim de tua preciosa existência. Por este motivo, com todo meu afeto ofereço-te a Santa Bíblia, a palavra de Deus, a qual te guiará à viagem para eternidade onde encontrarás Jesus Cristo, o Salvador, quando o verás face a face como Ele é”. E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Deuteronômio 6:6-7).Salve 25 de junho de 1980!  Abraço! Maria Leite – Mamãe.     
 
MARIA DA PENHA
O plenário da Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou durante a sessão ordinária de quinta-feira, 17 de março, o Projeto apresentado pela vereadora evangélica da Assembleia de Deus, Camila Araújo (PSD) que institui na Casa a Comenda “Maria da Penha”. A condecoração é destinada a agraciar pessoas ou instituições que tenham se destacado no combate a toda violência contra a mulher em diversas áreas. A honraria será concedida pela Mesa Diretora da CMN, acompanhada da concessão de diploma de menção honrosa aos homenageados, sendo um indicado por vereador a cada ano. A indicação para a comenda deverá, obrigatoriamente, vir acompanhada de uma biografia, currículo e justificativa para efetivação da homenagem.
 
 
 
PASTOR ALFREDO LUIZ
Notícias dos bastidores da política potiguar que chegou ao conhecimento do birô da coluna, que o pastor Alfredo Luiz de Melo, líder da Assembleia de Deus em Assú, região Oeste do Estado, e membro da comissão política da União dos Ministros Evangélicos da Assembleia de Deus no Nordeste (UMADENE), poderá ser nome do PL indicado a vice-governador na chapa da oposição nas eleições de outubro vindouro. O jornalista Gilberto de Souza, no último programa “Política em Debate”, na Rádio Difusora de Mossoró (RN), confirmou que existe uma articulação em torno do nome do pastor Alfredo, que poderá surgir em algum lugar privilegiado na eleição. O ministro evangélico é ligado ao grupo do deputado federal João Maia, presidente do PL no Rio Grande do Norte. O grupo político de oposição quer um candidato evangélico que seja conhecido em todo estado e que agregue o segmento. Ressalte-se que, o reverendo Alfredo Luiz já exerceu o cargo de vice-prefeito no município de Pau dos Ferros (RN), na gestão do prefeito Leonardo Rêgo.
 
 
DISPUTA IMPLACÁVEL
Deputados do segmento evangélico, deste Estado prometem uma disputa implacável, em busca dos valiosos votos dos crentes nas eleições de 2022. Isto se dá pelo auto crescimento do eleitorado evangélico e conservador no Rio Grande do Norte (RN). A Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte (IEADERN), é a maior denominação do estado, congregando mais de 260 mil fieis e, aproximadamente 1.600 templos espalhados no RN. Só em Natal são 262 igrejas. Quem sabe, se o segmento fosse unido, politicamente poderia até lançar um candidato ao governo do Estado para concorrer com atual candidata à reeleição professora Fátima Bezerra.
 
ECUMENISMO
É assim que o pastor e teólogo, Altair Germano, da Igreja Assembleia de Deus de Abreu e Lima (PE) define: “Ecumenismo é o processo de busca pela união apesar das diferenças. O termo ecumênico provém da palavra grega οἰκουμένη (oikouméne), significa mundo habitado. Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões. Antigamente, em teologia, definia-se ecumenismo como movimento que visaria à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa, luterana, anglicana e protestante). A definição atual, mais abrangente, considera como ecumenismo a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs. Como é possível observar, a definição atual de ecumenismo envolve “cooperação”, e não apenas “unificação” entre igrejas, como acontecia no conceito antigo. Quando diferentes igrejas (evangélicas e católicas) se unem num trabalho “cooperativo”, através de suas diversas instituições filiadas, como por exemplo as faculdades teológicas, isso caracteriza uma atividade ou prática ecumênica”.
 
GERALDO MELO, O LÍDER
Com o encantamento de Geraldo Melo o Rio Grande do Norte perde um de seus maiores líderes políticos. Vice-governador, governador, senador, vice-presidente do Senado Federal, chegando a presidir a Casa. Nessa mesma trajetória aparece como um dos maiores oradores do Estado. A política já fazia da parte da vida de Geraldo Melo desde os tempos de estudante, ginasiano do Colégio Marista. A política estudantil que o levou a outros estabelecimentos de ensino propagando as suas ideias.  Isso foi nos idos de 1949, tinha 13 anos, quando fundou o jornal “O Luzeiro”, em parceria com o colega de turma Arthur Carvalho, hoje, imortal da Academia Pernambucana de Letras. 
 
A LONGINQUA PANDEMIA
A porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Harris, ao conceder entrevista à imprensa europeia revelou que o fim da Pandemia da Covid-19 está muito distante de terminar, citando aumento dos casos nos últimos dados semanais. Anteriormente, a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a fase aguda da Pandemia poderia terminar este ano, mas dependeria da rapidez com que seria atingida a meta de vacinar 70% da população em cada país, entre outros fatores. Simplesmente, lamentável!
 
 
GOSTO DE SEGREDOS
Quem não gosta? Especialmente segredos do poder. São revelados e perfeitos da condição humana.Temo é das alcovas, mas sei que as camas e os gabinetes se entrelaçam. Acho proibido olhar a intimidade do amor, mas quem tem vida pública deve cuidar da vida privada, longe dos holofotes. Concordo com Carlos Drummond de Andrade no belo poema “Vôo Noturno”: “O que se passa na cama é segredo de quem ama.
 
 
SOCIEDADE BÍBLICA
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é membro da fraternidade mundial chamada de Sociedades Bíblicas Unidas, na qual as Sociedades Bíblicas nacionais se unem para consulta, apoio mútuo e ação, em sua tarefa comum de alcançar a distribuição mais ampla, eficaz e significativa das Escrituras Sagradas e de ajudar as pessoas a interagir com a Palavra de Deus. As Sociedades Bíblicas procuram efetuar a sua tarefa em associação e cooperação com todas as igrejas cristãs, como também com as organizações para eclesiásticas.
 
DE CIRO PEDROSA
 “Uma História das Rocas” é o título do livro que o meu amigo, jornalista e irmão na fé, desde o tempo da 1ª Igreja Presbiteriana Independente em Natal, Ciro Peixoto Pedrosa, lançará no Bar Themis, na sede do América Futebol Clube, no Tirol, dia 31 de março, às 18 horas. A obra enfoca um grande e belo painel humano de um dos bairros mais antigos de Natal. Resgata o Mercado das Rocas, chão da infância. A ideia é restaurar o bairro, seus personagens e traços culturais - a política, o samba, o carnaval, os restaurantes que o escritor classifica como a baixa gastronomia - a Peixada da Comadre, as Carnes de Sol do Lyra e do Marinho, o sarapatel, raízes, frutas e verduras da sua feira popular. Além das figuras populares e lendárias, como Zé Areia, Severina e o ex-craque Cocó, do ABC Futebol Clube. A história que Ciro Pedrosa relata vai buscar personagens como Café Filho e Homero Homem, um poeta nacional. E revela o talento de um ilustrador, o italiano Silvano Quazza, que hoje reside em Natal. Excelente trabalho.
 
 
O DINHEIRO?
Compra tudo? Vejam só: O dinheiro compra a cama, mas não compra o sono. O dinheiro pode compra o livro, mas não a inteligência; pode comprar uma posição, porém não compra o respeito; pode comprar o remédio, mas não a saúde; pode comprar o sexo, mas não compra o amor. O dinheiro pode comprar o remédio, mas não compra a saúde. O dinheiro pode comprar o sexo, porém não compra o amor. O dinheiro pode comprar o individuo, mas não compra o caráter. O dinheiro pode comprar a riqueza, mas não compra a felicidade. O dinheiro não compra prestígio, e nem a integridade pessoal e o respeito. Hoje, a coqueluche de bondade inunda (de necessário. A vida passa sem ele. Não devemos ter amor ao dinheiro. O dinheiro não tem pátria. Por fim, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
 
SEREJO, NA TRIBUNA DO NORTE:
Descobri muito cedo que morrer não amedronta. O que faz medo é viver. A desconfiança começou numa entrevista do escritor Sérgio Santana, morto aos 79 anos, como vítima da Covid-19. Contista primoroso da moderna ficção brasileira, ele declarou que preferia, como personagem, o assassino. O morto, justificou, conduz a morte com ele, a leva para a sepultura, e encerra ali sua trajetória. O assassino, não. É ele que mantém a morte viva, nele mesmo, mantendo vivo o morto. Eternamente vestido na casaca de seu ceticismo inabalável, o ex-superintendente dos Diários Associados, deste Estado, Luiz Maria Alves nunca tinha dúvidas: repetia que a máquina da vida tinha três coisas essenciais e únicas para a sobrevivência da matéria: o cérebro, o sexo e o estômago. Nessa ordem. Nada concedia ao coração a não ser sua função de órgão propulsor, como no samba de Noel Rosa. Se alguém, contaminado pelo romantismo, defendia o coração, Alves era peremptório: “O ser humano ama e odeia com o cérebro, meu caro”. 
 
MUSEU CÂMARA CASCUDO
Em março do 2020, numa terça-feira, a notícia surpreendeu a toda a comunidade universitária, informada que as atividades do Museu Câmara Cascudo, que está sob a jurisdição da Universidade Federal (UFRN) estava com suas atividades suspensas e fechava suas portas ao público. Botando culpa na Pandemia pela drástica medida. Mais de 720 dias depois do fechamento, na última terça-feira, 8 de março de 2020 foi reaberto ao público. E com uma senhora exposição: os engenhos do Rio Grande do Norte. Por enquanto o funcionamento será limitado e as visitas serão por agendamento prévio. O uso de máscaras, o distanciamento físico e apresentação do comprovante de vacinação dos maiores de cinco anos de idade continuam obrigatórios para entrar no espaço.
 
OBITUÁRIO...
. Faleceu, terça-feira, 15 de março, em Natal a minha leal colega de trabalho no Instituto de Pesos e Medidas no Rio Grande do Norte (IMPEM-RN), Maria Angelina Teixeira de Araújo, 68 anos, vítima de Covid-19, o que causou embolia pulmonar, levando  a óbito. O velório ocorreu no Centro de Velório Morada da Paz da Rua São José em Lagoa Seca, e o sepultamento no Cemitério Público do Alecrim. Como servidora do IPEM, ela teve um trabalho fecundo e dedicado testemunhado pelos colegas de trabalho. Descanse em paz Angelina. Minhas condolências à família enlutada que chora sua partida.
 
. A China registrou no sábado, 19 de março, as primeiras mortes por Covid-19, desde janeiro de 2021. Os dois óbitos ocorreram na província de Jilin, no nordeste do país. De acordo com as autoridades chinesas, mais de 4.600 pessoas morreram da doença desde o início da Pandemia. Ainda segundo à imprensa chinesa, as duas mortes foram de idosos, sendo um de 87 anos,  e outro de 65 anos, os quais já tinham outros problemas de saúde.
 
GIRO PELO TWITTER...
... O Lar do Ancião Evangélico (LAE), situado na Rua Poços de Caldas, no conjunto Pirangi, Zona Sul de Natal, continua sem receber visitas presencias devido a Covid-19 e a vairante Omicrôn, porém recebe doações de pessoas de bom coração. Qualquer doação poderá ser feita no Banco do Brasil - Agência: 1246-7 – Conta corrente: 205.458-2 ou Pix: 08 589.186.000l.78;
 
... Com atraso, parabenizo ao amigo e leitor da coluna o copastor da congregação da Igreja Assembleia de Deus de Jardim Aeroporto, Roberto Carlos Avelino de Paiva, campo eclesiástico de Parnamrim, pelo transcurso de seu aniversário ocorrido, sábado, 12 de março passado, o qual tem sido um baluarte na Obra de Deus. Leia e medite no Salmo 90. Feliz aniversário! ;
 
... Outro aniversário digno de registro é o da jurista e irmã em Cristo, Anne Catherine Vitor de Paiva da Silva, leitora da coluna, que amanheceu de idade nova  sábado, 19 de março, recebendo os mimos do noivo Alexandre, além de seus familiares, e amigos que lhes são queridos. Para seu deleite espiritual leia e medite no Salmo 40. Parabéns, pela data;
 
... Demonstrando sua capacidade de liderança a senhora e irmã na fé, Alzinete Machado Bezerril, esposa do pastor Claudionor Machado Bezerril, da Congregação de Jardim Aeroporto de Parnamirim, sob a tutela do campo eclesiástico parnamirimnense, liderado pelo reverendo Elinaldo Renovato de Lima, atraindo mais de 50 mulheres, realizando uma importante palestra no dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher -  destacando a importância da mulher cristã da atualidade;
 
... De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra mais de 373 óbitos e 45.472 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas;
 
... Nesta terça-feira, 29 de março, às 19 horas, no auditório da OAB/RN, em Candelária, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte - “A mais antiga instituição cultural do Estado” - completa 120 anos. Empossa dez novos sócios, o que enriquece seus quadros e homenageia, por decisão, com títulos honoríficos, cinco nomes do estrelato local;
 
... O juiz Arthur Bonifácio acatou pedido da Associação dos Procuradores do Estado e autorizou a realização de concurso público para preenchimento de 20% da vagas hoje existentes;
 
... Ah, é comovente! A dedicação dos guardas da Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (STTU) com as novas maquininhas que multam como metralhadoras. E pior: ficam na moita, com suas motos, espreitando as suas pobres vítimas; e
... A jornalista Lídia Pace retorna à TV Ponta Negra, de onde saiu há 16 anos antes de ser contratada pela InterTV Cabugi. Lídia pediu demissão da afiliada da Globo onde foi a única profissional da casa, em toda sua história, a sentar na principal bancada da Globo e apresentar o Jornal Nacional.
 
 
 
 
 
 
 PARE E REFLITA...
“Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores” (Tiago 3:17-18).
 
A BÍBLIA RECOMENDA
“A nossa palavra seja temperada com sal” (Efésios 4:29). As Escrituras Sagradas nos ensinam na carta do apóstolo Paulo aos Colossenses (4-6), que a nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibamos como responder a cada um. A Bíblia Sagrada recomenda, em Efésios, 4:29, que não saia da nossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Apresentamos o assunto para reflexão quando nos deparamos, principalmente nas redes sociais, com pessoas usando uma linguagem contrária às boas relações e ao respeito que devemos ter uns para com os outros. Citada pelo apóstolo Paulo à Igreja em Éfeso, a palavra torpe significa de uma maneira geral, algo desagradável, que causa repugnância, que insulta os bons costumes e prejudica uma comunicação fraterna. No capítulo 1, versículo 19 de sua edificante carta, Tiago aconselha que todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Mas, o que vemos nos dias atuais, são entendidos de tudo, especialistas em assuntos gerais, julgadores e inquisidores, prontos empregar a palavra mais áspera possível para atingir quem pensa diferente. O que surpreende é que tal comportamento vem muitas vezes de quem deveria dar o bom exemplo.Tiago nos ensina mais em 3:1-2): Muitos de vocês não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. No versículo 13, do mesmo capítulo, Tiago pergunta: Quem dentre vocês é sábio e entendido? E completa Tiago: Mostra pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Ainda na leitura do livro de Tiago (3:17-18), extrai-se uma orientação para a busca da sabedoria em Deus, em meio à turbulência dos dias atuais: “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. “Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. Com base em tudo isso, reflitamos no ensino no ensino do Senhor Jesus” ( Mateus 11:29): “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”. Sejamos imitadores de que Cristo no comportamento e no falar. Que as nossas palavras sejam para levar as pessoas ao arrependimento de seus pecados, que sirvam para consolo, edificação, em favor da restauração de vidas e salvação de outras pessoas, tendo como fundamento evangelho do Senhor Jesus. Enfim, pense nessas palavras. Arrependa-se dos seus pecados e aceite Jesus como Senhor e Salvador.
 
A SUPREMA LIÇÃO
No dia 25 de junho de 1980 completei mais uma primavera. Recebera naquela data o melhor presente de dona Maria Leite, minha querida mãe, de saudosa memória, um exemplar da Bíblia Sagrada. Fiquei emocionado quando li sua dedicatória escrita do seu próprio punho nas primeiras páginas, do Santo Livro, pois, guardo com muito zelo o belo exemplar entre os livros da minha singela e humilde biblioteca, hoje, com as páginas amarelas por causa do tempo que se foi. A dedicatória comovente escrita por mamãe dizia assim: “Claudininho, meu caçula querido, hoje estás colhendo mais uma flor no jardim de tua preciosa existência. Por este motivo, com todo meu afeto ofereço-te a Santa Bíblia, a palavra de Deus, a qual te guiará à viagem para eternidade onde encontrarás Jesus Cristo, o Salvador, quando o verás face a face como Ele é”. E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Deuteronômio 6:6-7).Salve 25 de junho de 1980!  Abraço! Maria Leite – Mamãe.     
 
MARIA DA PENHA
O plenário da Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou durante a sessão ordinária de quinta-feira, 17 de março, o Projeto apresentado pela vereadora evangélica da Assembleia de Deus, Camila Araújo (PSD) que institui na Casa a Comenda “Maria da Penha”. A condecoração é destinada a agraciar pessoas ou instituições que tenham se destacado no combate a toda violência contra a mulher em diversas áreas. A honraria será concedida pela Mesa Diretora da CMN, acompanhada da concessão de diploma de menção honrosa aos homenageados, sendo um indicado por vereador a cada ano. A indicação para a comenda deverá, obrigatoriamente, vir acompanhada de uma biografia, currículo e justificativa para efetivação da homenagem.
 
 
 
PASTOR ALFREDO LUIZ
Notícias dos bastidores da política potiguar que chegou ao conhecimento do birô da coluna, que o pastor Alfredo Luiz de Melo, líder da Assembleia de Deus em Assú, região Oeste do Estado, e membro da comissão política da União dos Ministros Evangélicos da Assembleia de Deus no Nordeste (UMADENE), poderá ser nome do PL indicado a vice-governador na chapa da oposição nas eleições de outubro vindouro. O jornalista Gilberto de Souza, no último programa “Política em Debate”, na Rádio Difusora de Mossoró (RN), confirmou que existe uma articulação em torno do nome do pastor Alfredo, que poderá surgir em algum lugar privilegiado na eleição. O ministro evangélico é ligado ao grupo do deputado federal João Maia, presidente do PL no Rio Grande do Norte. O grupo político de oposição quer um candidato evangélico que seja conhecido em todo estado e que agregue o segmento. Ressalte-se que, o reverendo Alfredo Luiz já exerceu o cargo de vice-prefeito no município de Pau dos Ferros (RN), na gestão do prefeito Leonardo Rêgo.
 
 
DISPUTA IMPLACÁVEL
Deputados do segmento evangélico, deste Estado prometem uma disputa implacável, em busca dos valiosos votos dos crentes nas eleições de 2022. Isto se dá pelo auto crescimento do eleitorado evangélico e conservador no Rio Grande do Norte (RN). A Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte (IEADERN), é a maior denominação do estado, congregando mais de 260 mil fieis e, aproximadamente 1.600 templos espalhados no RN. Só em Natal são 262 igrejas. Quem sabe, se o segmento fosse unido, politicamente poderia até lançar um candidato ao governo do Estado para concorrer com atual candidata à reeleição professora Fátima Bezerra.
 
ECUMENISMO
É assim que o pastor e teólogo, Altair Germano, da Igreja Assembleia de Deus de Abreu e Lima (PE) define: “Ecumenismo é o processo de busca pela união apesar das diferenças. O termo ecumênico provém da palavra grega οἰκουμένη (oikouméne), significa mundo habitado. Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religiões. Antigamente, em teologia, definia-se ecumenismo como movimento que visaria à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa, luterana, anglicana e protestante). A definição atual, mais abrangente, considera como ecumenismo a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs. Como é possível observar, a definição atual de ecumenismo envolve “cooperação”, e não apenas “unificação” entre igrejas, como acontecia no conceito antigo. Quando diferentes igrejas (evangélicas e católicas) se unem num trabalho “cooperativo”, através de suas diversas instituições filiadas, como por exemplo as faculdades teológicas, isso caracteriza uma atividade ou prática ecumênica”.
 
GERALDO MELO, O LÍDER
Com o encantamento de Geraldo Melo o Rio Grande do Norte perde um de seus maiores líderes políticos. Vice-governador, governador, senador, vice-presidente do Senado Federal, chegando a presidir a Casa. Nessa mesma trajetória aparece como um dos maiores oradores do Estado. A política já fazia da parte da vida de Geraldo Melo desde os tempos de estudante, ginasiano do Colégio Marista. A política estudantil que o levou a outros estabelecimentos de ensino propagando as suas ideias.  Isso foi nos idos de 1949, tinha 13 anos, quando fundou o jornal “O Luzeiro”, em parceria com o colega de turma Arthur Carvalho, hoje, imortal da Academia Pernambucana de Letras. 
 
A LONGINQUA PANDEMIA
A porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Harris, ao conceder entrevista à imprensa europeia revelou que o fim da Pandemia da Covid-19 está muito distante de terminar, citando aumento dos casos nos últimos dados semanais. Anteriormente, a agência de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a fase aguda da Pandemia poderia terminar este ano, mas dependeria da rapidez com que seria atingida a meta de vacinar 70% da população em cada país, entre outros fatores. Simplesmente, lamentável!
 
 
GOSTO DE SEGREDOS
Quem não gosta? Especialmente segredos do poder. São revelados e perfeitos da condição humana.Temo é das alcovas, mas sei que as camas e os gabinetes se entrelaçam. Acho proibido olhar a intimidade do amor, mas quem tem vida pública deve cuidar da vida privada, longe dos holofotes. Concordo com Carlos Drummond de Andrade no belo poema “Vôo Noturno”: “O que se passa na cama é segredo de quem ama.
 
 
SOCIEDADE BÍBLICA
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é membro da fraternidade mundial chamada de Sociedades Bíblicas Unidas, na qual as Sociedades Bíblicas nacionais se unem para consulta, apoio mútuo e ação, em sua tarefa comum de alcançar a distribuição mais ampla, eficaz e significativa das Escrituras Sagradas e de ajudar as pessoas a interagir com a Palavra de Deus. As Sociedades Bíblicas procuram efetuar a sua tarefa em associação e cooperação com todas as igrejas cristãs, como também com as organizações para eclesiásticas.
 
DE CIRO PEDROSA
 “Uma História das Rocas” é o título do livro que o meu amigo, jornalista e irmão na fé, desde o tempo da 1ª Igreja Presbiteriana Independente em Natal, Ciro Peixoto Pedrosa, lançará no Bar Themis, na sede do América Futebol Clube, no Tirol, dia 31 de março, às 18 horas. A obra enfoca um grande e belo painel humano de um dos bairros mais antigos de Natal. Resgata o Mercado das Rocas, chão da infância. A ideia é restaurar o bairro, seus personagens e traços culturais - a política, o samba, o carnaval, os restaurantes que o escritor classifica como a baixa gastronomia - a Peixada da Comadre, as Carnes de Sol do Lyra e do Marinho, o sarapatel, raízes, frutas e verduras da sua feira popular. Além das figuras populares e lendárias, como Zé Areia, Severina e o ex-craque Cocó, do ABC Futebol Clube. A história que Ciro Pedrosa relata vai buscar personagens como Café Filho e Homero Homem, um poeta nacional. E revela o talento de um ilustrador, o italiano Silvano Quazza, que hoje reside em Natal. Excelente trabalho.
 
 
O DINHEIRO?
Compra tudo? Vejam só: O dinheiro compra a cama, mas não compra o sono. O dinheiro pode compra o livro, mas não a inteligência; pode comprar uma posição, porém não compra o respeito; pode comprar o remédio, mas não a saúde; pode comprar o sexo, mas não compra o amor. O dinheiro pode comprar o remédio, mas não compra a saúde. O dinheiro pode comprar o sexo, porém não compra o amor. O dinheiro pode comprar o individuo, mas não compra o caráter. O dinheiro pode comprar a riqueza, mas não compra a felicidade. O dinheiro não compra prestígio, e nem a integridade pessoal e o respeito. Hoje, a coqueluche de bondade inunda (de necessário. A vida passa sem ele. Não devemos ter amor ao dinheiro. O dinheiro não tem pátria. Por fim, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
 
SEREJO, NA TRIBUNA DO NORTE:
Descobri muito cedo que morrer não amedronta. O que faz medo é viver. A desconfiança começou numa entrevista do escritor Sérgio Santana, morto aos 79 anos, como vítima da Covid-19. Contista primoroso da moderna ficção brasileira, ele declarou que preferia, como personagem, o assassino. O morto, justificou, conduz a morte com ele, a leva para a sepultura, e encerra ali sua trajetória. O assassino, não. É ele que mantém a morte viva, nele mesmo, mantendo vivo o morto. Eternamente vestido na casaca de seu ceticismo inabalável, o ex-superintendente dos Diários Associados, deste Estado, Luiz Maria Alves nunca tinha dúvidas: repetia que a máquina da vida tinha três coisas essenciais e únicas para a sobrevivência da matéria: o cérebro, o sexo e o estômago. Nessa ordem. Nada concedia ao coração a não ser sua função de órgão propulsor, como no samba de Noel Rosa. Se alguém, contaminado pelo romantismo, defendia o coração, Alves era peremptório: “O ser humano ama e odeia com o cérebro, meu caro”. 
 
MUSEU CÂMARA CASCUDO
Em março do 2020, numa terça-feira, a notícia surpreendeu a toda a comunidade universitária, informada que as atividades do Museu Câmara Cascudo, que está sob a jurisdição da Universidade Federal (UFRN) estava com suas atividades suspensas e fechava suas portas ao público. Botando culpa na Pandemia pela drástica medida. Mais de 720 dias depois do fechamento, na última terça-feira, 8 de março de 2020 foi reaberto ao público. E com uma senhora exposição: os engenhos do Rio Grande do Norte. Por enquanto o funcionamento será limitado e as visitas serão por agendamento prévio. O uso de máscaras, o distanciamento físico e apresentação do comprovante de vacinação dos maiores de cinco anos de idade continuam obrigatórios para entrar no espaço.
 
OBITUÁRIO...
. Faleceu, terça-feira, 15 de março, em Natal a minha leal colega de trabalho no Instituto de Pesos e Medidas no Rio Grande do Norte (IMPEM-RN), Maria Angelina Teixeira de Araújo, 68 anos, vítima de Covid-19, o que causou embolia pulmonar, levando  a óbito. O velório ocorreu no Centro de Velório Morada da Paz da Rua São José em Lagoa Seca, e o sepultamento no Cemitério Público do Alecrim. Como servidora do IPEM, ela teve um trabalho fecundo e dedicado testemunhado pelos colegas de trabalho. Descanse em paz Angelina. Minhas condolências à família enlutada que chora sua partida.
 
. A China registrou no sábado, 19 de março, as primeiras mortes por Covid-19, desde janeiro de 2021. Os dois óbitos ocorreram na província de Jilin, no nordeste do país. De acordo com as autoridades chinesas, mais de 4.600 pessoas morreram da doença desde o início da Pandemia. Ainda segundo à imprensa chinesa, as duas mortes foram de idosos, sendo um de 87 anos,  e outro de 65 anos, os quais já tinham outros problemas de saúde.
 
GIRO PELO TWITTER...
... O Lar do Ancião Evangélico (LAE), situado na Rua Poços de Caldas, no conjunto Pirangi, Zona Sul de Natal, continua sem receber visitas presencias devido a Covid-19 e a vairante Omicrôn, porém recebe doações de pessoas de bom coração. Qualquer doação poderá ser feita no Banco do Brasil - Agência: 1246-7 – Conta corrente: 205.458-2 ou Pix: 08 589.186.000l.78;
 
... Com atraso, parabenizo ao amigo e leitor da coluna o copastor da congregação da Igreja Assembleia de Deus de Jardim Aeroporto, Roberto Carlos Avelino de Paiva, campo eclesiástico de Parnamrim, pelo transcurso de seu aniversário ocorrido, sábado, 12 de março passado, o qual tem sido um baluarte na Obra de Deus. Leia e medite no Salmo 90. Feliz aniversário! ;
 
... Outro aniversário digno de registro é o da jurista e irmã em Cristo, Anne Catherine Vitor de Paiva da Silva, leitora da coluna, que amanheceu de idade nova  sábado, 19 de março, recebendo os mimos do noivo Alexandre, além de seus familiares, e amigos que lhes são queridos. Para seu deleite espiritual leia e medite no Salmo 40. Parabéns, pela data;
 
... Demonstrando sua capacidade de liderança a senhora e irmã na fé, Alzinete Machado Bezerril, esposa do pastor Claudionor Machado Bezerril, da Congregação de Jardim Aeroporto de Parnamirim, sob a tutela do campo eclesiástico parnamirimnense, liderado pelo reverendo Elinaldo Renovato de Lima, atraindo mais de 50 mulheres, realizando uma importante palestra no dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher -  destacando a importância da mulher cristã da atualidade;
 
... De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra mais de 373 óbitos e 45.472 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas;
 
... Nesta terça-feira, 29 de março, às 19 horas, no auditório da OAB/RN, em Candelária, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte - “A mais antiga instituição cultural do Estado” - completa 120 anos. Empossa dez novos sócios, o que enriquece seus quadros e homenageia, por decisão, com títulos honoríficos, cinco nomes do estrelato local;
 
... O juiz Arthur Bonifácio acatou pedido da Associação dos Procuradores do Estado e autorizou a realização de concurso público para preenchimento de 20% da vagas hoje existentes;
 
... Ah, é comovente! A dedicação dos guardas da Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (STTU) com as novas maquininhas que multam como metralhadoras. E pior: ficam na moita, com suas motos, espreitando as suas pobres vítimas; e
 
... A jornalista Lídia Pace retorna à TV Ponta Negra, de onde saiu há 16 anos antes de ser contratada pela InterTV Cabugi. Lídia pediu demissão da afiliada da Globo onde foi a única profissional da casa, em toda sua história, a sentar na principal bancada da Globo e apresentar o Jornal Nacional.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).