Claudino Leite

01/02/2022 09h58
 
O CONVITE DE JESUS
 
PARE E REFLITA...
“Ser forte não é ter a fúria de um leão, mas sim a paciência e humildade de um pássaro, que mesmo preso em uma gaiola, canta e tem esperança de um dia poder voar” (Autor desconhecido).
 
O CONVITE DE JESUS
Um dos convites mais fascinantes contidos na Bíblia Sagrada é o convite feito por Jesus, chamando a multidão e os discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa, achá-la-á” (Mateus 16:24-35). Prezado leitor, num mundo trepidante e marcado por interesses, sobretudo aqueles de natureza material, referir-se a renúncia pessoal parece ser algo sem propósito. Cada vez mais, as pessoas falam na busca de realizações, objetivando principal é o investimento em esforços que visam o acúmulo de riquezas. Posto isto, desnecessário se faz dizer que há o predomínio de uma sociedade hedonista, aquela cuja vida é marcada pela busca do prazer. Porém, Jesus em seu discurso desafia a multidão e os discípulos e diz em alto e bom som que quem quiser segui-Lo deve negar a si mesmo e tomar a sua cruz. A cruz de Cristo significa sofrimento, enfermidade, morte, vergonha, zombaria, rejeição e renúncia. Quando o cristão toma a sua cruz e segue a Cristo, ele nega-se a si mesmo e enfrenta lutas e sofrimentos  com galhardia. Se alguém deseja entrar no Reino dos Céus, precisa renunciar ao pecado; lutar contra os poderes das trevas; resistir à perseguição e enfrentar os “Salvadores da Pátria”,que trabalham como ave de rapina em detrimento próprio. São os falsos mestres que distorcem a verdade. Por testificar do amor de Jesus, o verdadeiro cristão está exposto à vergonha e ao escárnio do mundo turbulento em que vivemos. Se você quer mudar o rumo da sua vida e se transformar numa nova criatura, é necessário abrir mão das coisas que separam do Reino de Cristo. Pode ser a prostituição, o apego exagerado ao dinheiro, aos bens materiais, o vício nas bebidas alcoólicas, nas drogas, o fanatismo ou a idolatria a determinada preferência que esteja impedindo de tomar a sua decisão pela vida eterna. Ao renunciar às coisas prazerosas do mundo, você muda toda a sua forma de viver. Ao decidir por Jesus Cristo, crendo no sacrifício do Calvário, você aceita a dádiva da vida eterna, assegurada graças ao amor infinito de Deus, da qual ninguém é merecedor. Ao deixar para trás as ofertas de um mundo enganador, liberta-se das trevas para a maravilhosa luz e recebe a salvação por meio do sangue do cordeiro. Então, aceite Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Afinal, isso é uma questão de fé.
 
A PRIMEIRA BÍBLIA IMPRESSA
No Ocidente continua sendo mantida na Biblioteca Nacional da França (BNF), mas agora também pode ser conferida gratuitamente online. A digitalização da chamada ‘Bíblia de Gutenberg’ está disponível no ‘Gallica’, que armazena a biblioteca digital da instituição. Os dois raros exemplares da Bíblia de Gutenberg (só restam cerca de 50 no mundo) têm um significado marcante para que se conte a história da Reforma Protestante. Elas foram impressas na primeira prensa de tipos móveis de Gutenberg, em Mogúncia, por volta de 1455 (pouco antes do início da Reforma Protestante).
 
 
A TUMBA DE JESUS
Israel é o lar de alguns dos lugares santos mais reverenciados do cristianismo, mas nenhum deles é considerado mais importante do que a Igreja do Santo Sepulcro, conhecida por abrigar o Túmulo de Jesus. Após séculos de decadência e danos estruturais, os cientistas finalmente começaram uma renovação do túmulo, há muito esperada, em outubro de 2016. Quando removeram uma laje de mármore pela primeira vez em centenas e centenas de anos, havia sob ela uma descoberta nunca antes vista. Segundo a crônica do Novo Testamento de sua morte, o túmulo do Rabi da Galileia foi construído próximo ao lugar de sua crucificação. A estrutura foi feita para cercar tanto seu corpo quanto a cruz em que ele morreu.
 
CONVENÇÃO ESTADUAL
Sob a presidência do pastor Martim Alves da Silva, a Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (CEMADERN), realizou quinta-feira, 27 de janeiro no Templo Central da Assembleia de Deus, no Alecrim, a 10º Assembleia Geral Ordinária (AGO),  reunindo mais de 300 pastores e evangelistas, promovendo mudanças eclesiásticas, remanejamentos de pastores e jubilações  de obreiros, visando  dá um impulso na Obra de  Deus.
 
 
PERMISSÃO DIVINA
Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência.  Às vezes, usa a raiva, para que possamos compreender o infinito valor da paz. Outras vezes usa o tédio, quando quer nos mostrar a importância da aventura e do abandono.  O Mestre costuma usar o silencio para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos. Às vezes, usa o cansaço, a fim de que possamos compreender o valor do despertar. Em outra ocasião, usa a enfermidade, quando quer nos mostrar a importância da saúde. Ele costuma usar o fogo para nos ensinar acerca da água. Em outras oportunidades, usa a terra, para que possamos compreender o valor do ar. E outras vezes, usa a morte, quando quer nos mostrar a importância, visto que tudo está sob o seu controle.
 
 
TODOS FORAM AVISADOS!!!
Agora não adianta querer achar culpado. Os culpados dessa multidão procurando atendimento com sintomas gripais ocasionando filas e demora no atendimento somos nós mesmos, por falta de disciplina, educação e respeito ao próximo…Estranho que no mês de dezembro/janeiro todos estavam em festas, bares, confraternização ( inclusive muitos profissionais da saúde enfiados em bares e confraternização, shows, micaretas... Ou vocês achavam que eram imunes (um pouco de coerência profissional não faz mal a ninguém)  é nas ruas e  nas  praias. Então, não tentem achar culpados, e ao procurar ATENDIMENTO TENHA RESPEITO E PACIÊNCIA…Que comece a guerra dos  atestados, os patrões que lutem!!! esse é o Brasil...! UPA, hospitais lotados!!! SAMU não pára...é cada reclamação que tenho vergonha de mencionar... Muita gente grossa e mal educada e a equipe médica e de enfermagem é que não presta?  Mas não sabem e nem tem ideia como é nossa jornada..... reclama da demora no atendimento, demora da consulta, chega na emergência com uma queixa de dor há anos e quer ser atendido na hora !!! Pronto Socorro e Pronto Atendimento não é Shopping Center, onde você, escolhe a hora de chegar e de ir embora! Quem está doente não reclama, não grita, nem esbraveja, descontando seus problemas em quem está trabalhando. Desde o início da Pandemia, trabalhamos muito, adoecemos, perdemos entes queridos e amigos também!!! Nossas folgas eram canceladas e férias adiadas para salvar alguém. Demos, e estamos dando o nosso melhor!!! Por isso não tivemos nada ...nem aumento de salário, congelamento de tempo de serviço, nenhuma bonificação!!!  Nem pudemos ficar em home office ….nem ficar cuidando dos nossos filhos! !!! Então mais respeito por favor! Mais empatia! Você, não é único!  (Drª Geovanira Galvão de Lima).
 
ELE É DEMOCRÁTICO!?
Polvoroso, porém, democrático, o Covid-19 prejudica bilionário, milionário, muito rico, rico, classe média, pobre, miserável, desvalido e indigente. As divisas impostas pelos decantados nobres de maior saldo em conta bancária. Foram abertas porque nenhum pedágio seu simboliza a doença invisível, voraz e assassino. Mas, Deus, que ainda não perdeu o controle desse mundo turbulento, moribundo e ardente em chamas, visto que permite que o homem passe por isso para aprender a lição da Sua soberania.
 
AS MUTAÇOES DA ÔMICRON
Apesar de a Ômicron ter emergido como uma variante de preocupação apenas em novembro de 2021, todas as mutações existentes nela, exceto uma, já haviam sido descritas anteriormente. Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apoiados pela FAPESP, atribuem a esse fator a eficácia das vacinas atuais contra a variante, refletida no relativo baixo número de casos graves e mortes, apesar da maior transmissibilidade da nova cepa. A hipótese foi levantada pelos cientistas numa carta ao editor publicada no Journal of Medical Virology. “Os dados disponíveis até agora nos fazem crer que as vacinas atuais são de fato eficazes, respeitando as devidas proporções, contra todas as variantes do vírus. E, possivelmente, serão contra as outras cepas que vierem a surgir”, afirma Ricardo Durães de Carvalho, pesquisador da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) apoiado pela FAPESP e coordenador do estudo. Ainda em outubro de 2021, antes de a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecer a emergência da Ômicron, outro estudo liderado pelo pesquisador, publicado na plataforma medRxiv e em processo de revisão por pares, descreveu a ocorrência de uma série de mutações compartilhadas entre diferentes variantes.
 
EFICÁCIA DO IMUNIZANTE
Em entrevista concedida ao Jornal O Dia do Rio de Janeiro, o diretor assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa criticou o fato de que as mortes de pessoas vacinadas por Covid-19 gerem dúvidas em parte da população sobre a eficácia do imunizante. Segundo ele, sempre é possível que uma pessoa acabe por contrair uma doença ou morrer, o que ocorre com vacinas para qualquer doença. Nesse contexto, Barbosa enfatizou que o risco de uma pessoa não vacinada morrer é muito superior. "Não há dúvidas, em todos os países, os dados informam que o risco de morrer ou de ter forma grave é muito menor entre pessoas vacinadas que nas não vacinadas", disse a autoridade, durante entrevista coletiva virtual da entidade. Jarbas Barbosa citou como exemplo, os Estados de Unidos e um relatório recente do serviço de saúde local, incluindo a onda causada pela variante Ômicron do vírus. O documento mostra que "o risco de morrer entre os não vacinados é 68 vezes maior que entre os vacinados".
 
 
GOSTO DE SEGREDOS
Quem não gosta? Especialmente segredos do poder. São revelados e perfeitos da condição humana.Temo é das alcovas, mas sei que as camas e os gabinetes se entrelaçam. Acho proibido olhar a intimidade do amor, mas quem tem vida pública deve cuidar da vida privada, longe dos holofotes. Concordo com  Carlos Drummond de Andrade no belo poema “Vôo Noturno”: “O que se passa na cama / é segredo de quem ama.
 
 
“PÉROLAS DO ENTARDECER”
O pastor e leitor, Josoniel Fonseca envia esta pérola, que compartilho com meus poucos leitores: “O rosto é a janela do coração. No mundo dos cosméticos e da cirurgia plástica, nem sempre podemos ver através dessa janela. O que ainda é mais sério, mitos desenvolvem certo dualismo, de modo que o rosto passa a contradizer o coração. Demonstramos esse fato quando encontramos tristes e fingimos estar alegres. Mas também é verdade quando não expressamos no rosto a alegria que estamos sentindo. O conduto da mensagem da nossa vida é o que se encontra em nosso rosto, não em nossas palavras”.
 
OFICINA GASTRONÔMICA
Segundo assessora de comunicação, jornalista Tarcyla Costa, será quinta-feira, 3 de janeiro, às 19h30, a realização de uma nova edição do "Cozinhando com o Chef Daniel Cavalcanti". O prato escolhido foi o Bife Ancho com risoto de cogumelos. A oficina gastronômica online será transmitida pelo canal do Cascudo Cozinha no YouTube. Para quem quiser preparar o prato em casa, enquanto acompanha a transmissão, o chef preparou um kit para três pessoas, com todos os ingredientes e receita impressa no valor de R$ 180, que poderá ser adquirido pelo WhatsApp (84) 99828.7007 ou pelo site www.cascudocozinha.com.br.
 
 
MEMÓRIA DE EIDER FURTADO 
Sob a presidência da jurista Joventina Simões, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte vai digitalizar e disponibilizar as obras publicadas pelo saudoso Eider Furtado (1924-2019), o escritor, jornalista, músico, ator, advogado, professor de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN), um dos grandes nomes de nossa cultura. São cinco livros de memórias: “Audiência de um Tempo Vivido” (2004), “No Fórum da Memória” (2008), “Nas Veredas do Tempo” (2010), “Meio Século de Memória” (2011) e “Retalhos da Vida”(2019). Lendo seus livros tem-se também o prazer de  deliciosos passeios por Natal dos tempos de 1930, 40, 50. Sua obra enriquece a prosa memorialística potiguar.
 
 
QUE PAÍS É ESTE?
Enquanto Egrégio Tribunal de Contas do Estado (TCE) exige que direitos líquidos e certos de servidores que inclusive os contribuíram para a Previdência Estadual, não devolve as sobras orçamentárias para o executivo, como também não corta os privilégios da própria corte de contas, mas luta para retirar a gratificação de insalubridade dos contracheques dos aposentados e pensionistas ganho na justiça. Porém, Sindisaúde/RN continua lutando juridicamente e politicamente para reverter o quadro. Que País é este? Afinal, ninguém perde por esperar.
 
PASSAPORTES DIPLOMÁTICOS
A  revista Crusué informa que, desde o início da atual legislatura, em fevereiro de 2019, o Governo Federal, por meio do Ministério das Relações Exteriores já emitiu 1.160 passaportes diplomáticos para deputados federais e seus familiares. O número representa uma média de 2,2 passaportes por parlamentar.
 
OBITUÁRIO...
.  Partiu para a Glória Celestial de um dos maiores músicos da Assembleia de Deu em Natal, Mário Paiva da Silva, 91 anos, vítima de parada cardiorrespiratória, ocorrido domingo, 23 de janeiro. Era funcionário aposentado da Base Naval de Natal, desde os anos 50, onde trabalhou  com zelo e dedicação, dando  testemunho da fé cristã. Mário Paiva foi dos fundadores da antiga Banda de Música da Assembleia de Deus em Natal, sendo exímio especialista no saxofone. Descrevia uma partitura como ninguém. Era tio do saudoso missionário e pastor Edson Alves da Silva, bem identificado nos meios pentecostais por este Brasil afora. O velório ocorreu na congregação da Assembleia de Deus em Nova Descoberta, e o sepultamento foi realizado no Cemitério Parque do referido bairro. As condolências à família enlutada, sabendo que Mário “combateu o bom combate, terminou a carreira e guardou a fé”. Agora, ele será componente permanente da Orquestra Celestial.
 
. Calou-se para sempre a voz da cantora gospel e pastora Ludmila Ferber, 56 anos, diagnosticada em 2018 com câncer. Morreu na noite de terça-feira, 26 de janeiro. A informação foi confirmada por sua assessoria . Em 2018, ela mesma revelou o diagnóstico. "‘Em tempos de guerra, nunca pare de lutar’. Hoje estou entrando num momento único e surpreendente da minha vida: o tratamento de quimioterapia. Mas, ainda que o ritmo de viagens para ministrações da Palavra de Deus diminua durante um tempo, meu ministério não parou. E nem vai parar”, revelou a pastora Ludmila. O último post de Ludmila em seu Instagram foi na última segunda, 24 de janeiro quando ela citou um trecho de sua canção Buscar Tua Face é Preciso. Que Deus console à família enlutada.
 
. Faleceu na noite de quinta-feira, 27 de janeiro, a senhora Isolda Maria Carneiro de Melo, 79 anos, minha vizinha do Tirol, nos anos 60, vítima de parada cardiorrespiratória no Hospital Rio Grande em Natal onde estava internada deste o dia 13 do mês acima referido. Dona Isolda era funcionária pública aposentada. Aluizista desde 1960. Era viúva do falecido jornalista Rubens Manoel Lemos, uma das estrelas do jornalismo potiguar e com ele viveu as tormentas da uma ditadura militar, chegando a ser exilada e presa. O corpo foi velado no Centro de Velório próximo ao Corpo de Bombeiros em Lagoa Seca, sendo o sepultamento realizado no túmulo do Cemitério Público do Alecrim, onde descansa os restos mortais do esposo Rubens Lemos. As minhas condolências a seus filhos: o amigo e colega jornalista Rubinho e sua irmã Yasmin, nesta hora de pranto e dor. Que Deus dê o conforto que todos carecem.  
 
. Morreu em sua residência quinta-feira, 27 de janeiro, a senhora Zuleide Gonçalves  Vieira, 65 anos, chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Dedicada ao trabalho de cerimonialista, ela presidia, atualmente, Associação Brasileira dos Profissionais de Cerimonial (ABPC), uma das mais importantes entidades do setor.Também chefiou o Cerimonial no governo Robinson Faria. Zuleide se tratava de um câncer e não resistiu a enfermidade, indo a óbito. Deixa o marido Francisco e os filhos Julie, Felipe e Gustavo. Em abril, do ano passado comemorou com o marido, e postou nas redes sociais, a chegada do neto. Uma grande referência na aérea de Cerimonial, protocolo. Inspiração no que se refere a gentileza, amabilidade,.diz  a Nota de Pesar expedida pela Assembleia Legislativa.
 
 
GIRO PELO TWITTER...
...  Parabenizo a minha querida mana missionária Rute Leite de Medeiros, mulher de fé, dirigente do Círculo de Oração da Assembleia de Deus da Av. Presidente Bandeira, no Alecrim, que quarta-feira, 2 de fevereiro, amanhece de idade nova. Felicito-lhe, augurando que os seus dias sejam longos, alegres e prósperos. Para seu deleite espiritual leia o Salmo 90. Meu abraço pela memorável data!!!;
 
... De Natal envio felicitações para o amigo e missionário da Assembleia de Deus na Espanha, Marcos Barbosa do Nascimento, leitor da coluna que na terça-feira, 25 janeiro festejou mais uma primavera em terras espanholas. Que Deus conceda saúde e abundância de dias. Leia e medite no Salmo 46. Forte abraço;
 
... Também registro o aniversário do jovem deputado estadual evangélico Jacó Jácome (Jacosinho), do PSD, que sábado 29 de janeiro comemorou mais um ano de vida. Desejo-lhe que o novo ciclo seja repleto de dias alegres, coloridos e felizes. Leia e refita no Salmo 23;
 
... Depois que o pastor Claudionor Machado Bezerril assumiu a direção da congregação da Assembleia de Deus em Jardim Aeroporto, campo eclesiástico de Parnamirim, sua esposa  Alzinete de Moura Bezerril, traça uma meta junto ao Departamento Feminino da igreja, objetivando dinamizar uma ação social em favor da irmandade carente. Sem dúvida, uma ação louvável;
 
... Meu amigo, pastor e professor de Biologia, José Francisco de Oliveira Filho, submeteu-se a uma cirurgia bariátrica, segunda-feira, 31 de julho, no Hospital Antonio Prudente de Natal e passa bem;
 
... Meu amigo e irmão na fé, Valério Mesquita, mesmo imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e colunista deste bravo Portal do Potiguar Notícias  testou positivo para Covid-19. Mas, seus sintomas são leves e sob controle. Alguns dias e ficará sarado em nome de Jesus;
 
... O deputado estadual José Dias (PSDB), também testou positivo para Covid-19, na última sexta-feira, 21 de janeiro. Dá pra acreditar? Cuidadoso que só ele, Dias passou quase dois anos participando das sessões do parlamento de forma virtual, e mesmo assim o terrível do vírus conseguiu encontrar o parlamentar;
 
... O presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), vereador Paulinho Freire, é outro parlamentar que testa positivo para Covid-19. Isolou-se em sua residência;
 
... É legítimo o desejo do ministro Marinho de disputar a cadeira de Senador, mas precisará, antes, de um candidato ao governo com força de tração, símbolo de Jair Bolsonaro e contra Luís Inácio; e 
 
... A informação foi publicada por Elio Gaspari, na Folha de São Paulo: candidatura a presidente da República do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, é hoje o único temor do ex-juiz Sérgio Moro.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).