Claudino Leite

07/12/2021 09h20
 
TAMANHO DA FÉ
 
PARE E REFLITA...
“Oh! que saudades que tenho, da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, naquelas tardes fagueiras, À sombra das bananeiras, debaixo dos laranjais!” (Casimiro de Abreu, poeta e escritor brasileiro).
 
O TAMANHO DA FÉ
O capítulo 8, do livro de Mateus relata em um de seus trechos, o encontro de Jesus, ao entrar na cidade de Cafarnaum, com um centurião aflito, porque estava com um servo gravemente enfermo.O centurião se dirigiu a Jesus, pediu ajuda para seu servo que se encontrava em casa, paralítico e em terrível sofrimento. De imediato, sem hesitar, Jesus disse que iria à casa do centurião para curar o servo que padecia. O comandante militar, por sua vez, respondeu: “Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz”. A Bíblia relata que ao ouvir a fala do centurião, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: “Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé”. Para se ter uma ideia de quem era aquele homem, um centurião romano tinha a responsabilidade de comandar uma centúria, um grupo formado por até 100 homens valorosos. O posto de centurião corresponde ao de um capitão de exército numa hierarquia militar. O império romano tinha muitos grupos destacados - centúrias - em suas províncias e regiões dominadas.  Naquele momento, quando Jesus entrou em Cafarnaum, ocorreu o encontro de dois homens, que de certa maneira se identificavam um com o outro. De um lado, Jesus, o filho de Deus que, na sua missão, anunciava o reino dos céus, alimentava famintos, dava visão aos cegos, permitia aos paralíticos se erguerem e iniciarem uma caminhada com as próprias pernas, curava enfermos e libertava homens e mulheres de todos os pecados, mas, sobretudo, era (e é) o enviado do Pai para a salvação da humanidade. Diante do filho de Deus, apresentava-se o centurião cuja fé ia além de qualquer outra que Jesus vira entre os judeus. O centurião reunia o cuidado amoroso pelo próximo e uma grande confiança em Cristo. O relato deste fato por Jesus Cristo, ao dizer não ter encontrado tamanha fé em Israel, pode ser aplicado às nossas vidas. Quantas pessoas nos dias atuais apegam-se cada vez mais às tradições humanas e buscam bens materiais e, por isso, ficam privadas de receber as bênçãos de Deus. Mas, hoje, queremos encorajar você a seguir o exemplo de fé do centurião de Cafarnaum. Arrependa-se dos seus pecados e tenha um encontro com Jesus. Ele pagou na cruz do calvário pelas transgressões da humanidade, para que todos que nele creem recebam a oportunidade de a vida eterna. A decisão é sua.
 
O SER HUMANO
É estranho: Briga com os vivos, e leva flores para os mortos; lança os vivos na sarjeta, e pede um "bom lugar para os mortos"; se afasta dos vivos, e se agarra desesperados quando estes morrem; fica anos sem conversar com um vivo, e se desculpa, faz homenagens, quando este morre; não tem tempo para visitar o vivo, mas tem o dia todo para ir ao velório do morto; critica, fala mal, ofende o vivo, entretanto, o santifica quando este morre; não liga, não abraça, não se importam com os vivos, porém, se autoflagelam quando estes morrem... Aos olhos cegos do homem, o valor do ser humano está na sua morte, e não na sua vida. É bom repensarmos isto, enquanto é tempo!”
 
EU SOU ASSIM...
Não gostaria de envolver-me em alterações e querelas defendendo ideias e posições. Gostaria apenas de poder amar profundamente a todos e por todos ser amado. Eu quero dizer o mesmo com algumas pequenas alterações que, no meu caso particular, julgo necessárias: Não pretendo discutir, jamais, sobre religião, política, preferências pessoais, futebol, gosto e cor. Desejo amar a todos sem preconceito ou distinção e, se possível, gostaria de ser amado da mesma maneira. Com mais de 40 anos de jornalismo, vi bem de perto o bem e o mal, os bons e os maus, a magnanimidade dos vitoriosos e a mesquinhez dos que apenas vencem. Ouvi o sim e o não, o gesto e o silêncio; senti o abraço e o desprezo, sem nunca duvidar que o ser humano é assim. Mereci o intenso desafio de conviver com alguns espíritos geniais e de saber suportar a mediocridade, notadamente a enfatiotada e notável, nos colarinhos duros da prepotência. Afinal, a vida segue.
 
O PODER DA ORAÇÃO
A palavra tem força, mas a oração tem poder e mover a mão de Deus ao nosso favor. Entregue em oração suas causas ao Senhor Jesus e confie em seu poder. Não conte os seus problemas a qualquer pessoa, pois isso não resolverá em nada. Conte somente tudo a Deus, n’Nele encontramos a solução. Guardar nossas palavras para usarmos diante de Deus é se preservar da inveja e da maldade e do ódio. O que é colocado em oração sempre será bem guardado e protegido. Escolha lutar suas batalhas e conquistar suas vitórias em oração. quem luta de joelhos vence de pé. O dom da palavra é lindo, porém o poder da oração é sobrenatural e desmancha até uma guerra.
 
FESTA EM ASSÚ
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Assú, região Oeste do Estado, liderada pelo experiente pastor Alfredo Luiz de Melo, supervisor do campo eclesiástico do Vale, realizou sábado, 5 de dezembro, uma grande festa espitual do aniversário do Circulo de Oração de Adultos. Na oportunidade, foram consagrados diversos obreiros da região ao santo ministério, visto que, a Igreja da Terra dos Poetas, cresce em grande escala e tem levado muitas almas aos pés de Cristo para a Glória de Deus. Sem dúvida, o reverendo Alfredo Luz, trabalha com todo zelo e dedicação em prol da Obra de Deus.
 
O CASCUDO COZINHA
Oferece como uma opção de mesa fixa, para eventos a partir de 20 convidados, na casa do cliente ou empresa com foco nas tradicionais confraternizações de final de ano. O valor por pessoa é de R$ 85 e o menu incluí cesta de pães artesanais (focaccia, grissinis e pão italiano); trio de antepastos (tomate seco, caponata e envoltine de abobrinha recheado com queijo), quiche de alho poro e queijo, pastel de carne, salada caprese com massa, vinagrete de camarão com manga, bombons de queijo com azeite e ervas, dadinhos de tapioca com geleia picante, mil folhas de bacalhau e massa com filé ao molho roti ou camarão ao molho de queijos. Para grupos maiores (com mais de 30 convidados), o menu conta com mais um item – uma completa tábua de frios. Além disso, o serviço incluí montagem e desmontagem da mesa fixa, cutelaria (pratos e talheres), kit higiene (álcool, guardanapo e luva descartável) e o recolhimento do material no dia seguinte. Para contratar o buffet de mesa fixa do Cascudo é só entrar em contato pelo (84) 99828.7007, segundo a assessora de Comunicação, jornalista Tarcyla Costa.
 
DESPREPARO
Não nego o meu despreparo para compreender a vida digital, nem renego o direito de tentar entender como se movem as entranhas nos seus movimentos que a ciência chamaria de peristálticos, se é preciso, além de cérebro, ter estômago para digeri-los. O mundo é o mesmo há mais de dois mil anos, porém vive um processo intenso das reinvenções profundas que atordoam mesmo aqueles que se julgam aptos para viver as ressignificações de cada coisa. Entretanto, é mister que acompanhemos tal a modernidade.
 
JÁCOME É HOMENAGEADO
Na noite da quinta-feira, 2 de dezembro, o ex-deputado federal e médico há 35 anos,  Antônio Jácome  recebeu a homenagem na Câmara Municipal de Natal (CMN), pela atuação na linha de frente em combate a Pandemia do coronavírus.  Acompanhado do deputado estadual Jacó Jácome e do vereador Ériko Jácome, o médico recebeu a Comenda Heróis Extraordinários da Saúde em Homenagem aos profissionais que atuam na linha de frente em combate as Pandemias. “Há 35 anos foi me dado uma missão e eu tenho que cumprir. Mesmo ainda não conhecendo o vírus não podia recuar. Como médico e como cidadão enfrentei e enfrento todos os dias força e fé em Deus com o propósito de ajudar salvar vidas”, destacou Jácome. A homenagem de propositura foi de aautoria do vereador Aldo Clemente, teve por indicação ao nome do profissional de saúde Antônio Jácome, o vereador Ériko Jácome que, assim como todos os parlamentares da casa reconhecem a importância e o trabalho efetuado pelos profissionais da saúde.
 
MENDONÇA, O NOVO MINISTRO
Terrivelmente evangélico e bolsonarista de carteirinha, o advogado e pastor presbiteriano em São Paulo (SP), André Mendonça é o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga do ministro aposentado Marco Aurélio Mello. Sua indicação ao cargo foi aprovada por 47 votos a 32 durante votação no plenário do Senado Federal, em Brasília (DF), na noite de quarta-feira, primeiro de dezembro, após 105 dias depois de ter sido indicado pelo presidente  Bolsonaro. Durante a sabatina, Mendonça garantiu compromisso com o Estado laico e a liberdade de religião. Ele ainda ressaltou que, em primeiro lugar, compromete-se com a democracia e a defesa do Estado democrático de direito. A cerimônia ocorre quinta-feira, 16 do corrente, um dia antes do encerramento do ano judiciário; data foi acertada com o presidente da Corte, Luiz Fux.
 
EVANGÉLICOS ASSALTADOS
Três bandidos fizeram um arrastão em uma residência situada na praia de Barreta, no município de Nísia Floresta (RN), onde estavam cerca de 30 jovens de uma igreja evangélica que parcipavam de um encontro religioso. Os criminosos estavam armados com duas pistolas e uma faca peixeira e levaram diversos pertences das vítimas. A ação criminosa ocorreu durante a madrugada de sexta-feira, para o último sábado, 4 de dezembro. Porém, após a ocorrência od jovens acabaram retornando para suas casas ainda durante a madrugada.
 
SERVIDORES SEM AUMENTO
O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou que não vê espaço para reajuste aos servidores públicos federais em 2022, com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios. A PEC abre um espaço de aproximadamente R$ 90 bilhões no teto de gastos no próximo ano, mas cálculos do Ministério da Economia apontam outras despesas como destinatárias da folga, entre elas o Auxílio Brasil. Além disso, o reajuste criaria um aumento de despesa permanente para a União. "Eu absolutamente não vi esse espaço, não conheço. Os números que foram apresentados pela Economia para a Câmara dos Deputados não previam esse aumento e eu penso que aquele portfólio de custos que foi amplamente divulgado possam ser honrados para que tenha fidedignidade do que foi acertado nas discussões de plenário", disse, Lira em entrevista à grande imprensa. Enfim, os servidores públicos sempre é quem pagam o pato.
 
 
MISSÃO INSTITUCIONAL
Na qualidade de diretor da Escola da Câmara Municipal de Natal (CMN), o professor e pastor Rafhael Jácome faz mudança de padrões comportamentais e de aprendizado do Poder Legislativo Municipal de Natal, em todos os níveis, valorizando e transformando informação em conhecimento, contribuindo para o bom padrão de gestão pública,visando a formação integral dos seus membros, além de capacitar os servidores, das áreas meio e fim, da Casa Legislativa, como também segmentos específicos da sociedade. Dessa forma contribui para a qualificação permanente, em temáticas de interesse e atuação do Poder Legislativo a fim de subsidiar os mandatos dos vereadores.
 
POESIA
A minha colega da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN), jornalista e poetisa de Marize Castro, escritora de cinco estrelas está sendo traduzida e publicada nos Estados Unidos. Basta conferir as páginas da Nueva York Poetry Revista ou o seu “suporte eletrônico”. Lá estão alguns de seus poemas publicados no livro “Habitar teu nome”, editado aqui em 2011. Ponto para o Rio Grande do Norte
 
CONCILIAÇÃO 
Prossegue em ritmo acelerado, um mutirão de conciliação, promovido pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte e pelo Tribunal de Justiça Estadual, em ações de indenizações do seguro habitacional do SFH, com previsão de atendimento  de 800 famílias proprietárias de casas do conjunto  Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal. Em quatros dias de atendimentos, foram realizadas cerca de 720 audiências, com 99,99% de acordos. 
 
OBITUÁRIO
. Partiu para a eternidade, o presbitério do Templo Central da Assembleia de Deus em Natal, Francisco Dias Soares, 83 anos, vítima de Covid-19, no dia 29 de novembro. Ele estava internado no Hospital João Machado de Natal. Era bem conhecido na feira do Alecrim, como Chico do Doce, pois vendia doce de vários sabores e de boa qualidade. Era pai do pastor da Assembleia de Deus em Lagoa Seca, em Natal, Manassés Dias Soares. Ultimamente, Francisco Dias estava radicado no município de Monte Alegre (RN), onde trabalhava com dedicação na Obra de Deus, engrandecendo o Reino dos Céus. Que Deus console à família enlutada neste momento de despedida eterna.
. Não se pode descrever a dor de um pai e uma mãe despendindo-se do filho para sempre, causando um sofrimento dilacerante. Foi o que aconteceu com o ex-deputado federal, Ney Lopes de Souza e sua esposa professora de Psicologia aposentada da Universidade Federal (UFRN), Abgil Andrade de Souza, pelo falecimento do seu filho, o ex-vereador de Natal Ney Lopes Júnior, falecido terça-feira, 30 de novembro, aos 47 anos. Ele foi encontrado sem vida em casa pelos familiares, mas a causa mortis foi constada pelo médico legista: infarto agudo do miocárdio. Cordial, advogado e jornalista, Ney Júnior mostrou interesse na política desde jovem. Em 2008, ocupou seu primeiro cargo público, quando foi eleito vereador de Natal com 5.820 votos. Neste período, foi vice-presidente da Câmara Municipal e assumiu temporariamente como prefeito de Natal em dezembro de 2012, após o afastamento da prefeita Micarla de Sousa e a renúncia ao cargo do vice, Paulinho Freire e do presidente da CMN, Edivan Martins. Candidato em 2012, não conseguiu a reeleição, voltando à Câmara Municipal de Natal nas eleições de 2016, após receber 3.197 votos. Ele ficou até o fim do mandato, em 2020. O presidente da CMN, vereador Paulinho Freire, emitiu nota de pesar pelo seu falecimento. Minhas condolências à família que chora a dor de sua partida. A missa de sétimo dia ocorreu na segunda-feira, 6 do corrente, às 18h30, na Capela de Santa Teresinha, no Tirol.
. “Preciosa é a morte dos santos”. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (IEADERN) e a Convenção Estadual de Ministros da Assembleia de Deus no Estado (CEMADERN), através do seu presidente, pastor Martim Alves da Silva, manifesta sentimentos de pesar pelo falecimento do pastor Mizael Alves Pinheiro, 65 anos, vítima de infarto fulminante, ocorrido sábado, 5 de dezembro. O pasto Mizael era da Assembleia de Deus em Alexandria, neste Estado, e supervisor campo eclesiástico da região. Dirigiu várias congregações assembleianas no Rio Grande do Norte, com zelo e dedicação. O velório foi realizado no templo sede da AD em Alexandria, sendo sepultado no cemitério municipal do município de Pau dos Ferros (RN). Uma perda irreparável, dolorosa, mas o que nos traz alento é o fato de que, certamente, ele já está desfrutando das delícias celestiais, com o amado Senhor Jesus.
 
. Morreu, dia primeiro de dezembro, no Hospital Wilson Rosado em Mossoró (RN), o radialista, ex-vereador e ex-deputado estadual José Janildo Belmont, 76 anos, vítima de câncer. Seu corpo será velado, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado,  e o sepultamento foi realizado no Cemitério Novo Tempo, na cidade de Santa Luzia.  Era casado com a nutricionista Jarda Jacinta, sendo que dessa união nasceu duas filhas: Helena e Eloah Jacinta Belmont. Também era pai de Berlene e tinha outros filhos de relações anteriores.Jota Belmont nasceu no dia 17 de dezembro de 1944, no município de São José Campestre-RN. Seu estudo primário foi cursado em sua cidade natal, no Grupo Escolar Padre Tomaz de Aquino, Ginasial, no Ginásio Diocesano Seridoense, em Caicó, e o Clássico no Colégio Estadual do Atheneu Norte-rio-grandense, em Natal. Iniciou o 2º Grau no Instituto Padre Miguelinho, também na capital natalense. Atuou como radialista nas antigas rádios Trairi e Cabugi AM de Natal, além da Difusora AM de Mossoró. Que Deus conforte os seus familiares nesta hora de pesar
. Morreu, dia primeiro de dezembro, no Hospital Wilson Rosado em Mossoró (RN), o radialista, ex-vereador e ex-deputado estadual José Janildo Belmont, 76 anos,vítima de câncer. Seu corpo será velado,  no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, no Corredor Cultural de Mossoró, e o sepultamento foi realizado no Cemitério Novo Tempo, na cidade de Santa Luzia. Belmont era casado com a nutricionista Jarda Jacinta, sendo que dessa união nasceu duas filhas: Helena e Eloah Jacinta Belmont. Também era pai de Berlene Belmont e tinha outros filhos de relações anteriores.José Janildo Belmont nasceu no dia 17 de dezembro de 1944, no município de São José Campestre-RN. Seu estudo primário foi cursado em sua cidade natal, no Grupo Escolar Padre Tomaz de Aquino, Ginasial, no Ginásio Diocesano Seridoense, em Caicó, e o Clássico no  Colégio Estadual do Atheneu Norte-rio-grandense, em Natal. Iniciou o 2º Grau no Instituto Padre Miguelino, também na capital natalense. Atuou como radialista nas antigas rádios Trairi e Cabugi AM de Natal, além da Difusora AM de Mossoró. Que Deus conforte os seus familiares nesta hora de pesar.
 
GIRO PELO TWITTER...
...  Parabenizo a minha querida sobrinha Naíse Maria Barbosa Leite, economista que trabalha no Hotel Rio Grande de Natal, que quinta-feira, 2 de dezembro festejou idade nova, sendo  muito cumprimentada pelos familiares e aqueles que lhes são queridos. Lei e medite no Salmo 91. Feliz aniversário!
 
... O atuante na imprensa do país, jornalista Merval Pereira foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) para o ano de 2022. Ele vai substituir o poeta, romancista e ensaísta Marco Lucchesi, que ocupa a presidência desde 2018;
 
...  As conversas entre os candidatos e líderes de partidos não cessam, mas são inconclusivas sobre a formação de chapas para as eleições do próximo ano no Rio Grande do Norte;
 
...  A Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal um pedido de abertura de inquérito sobre o orçamento secreto. A informação foi divulgada pelo portal do jornal O Estado de São Paulo;
 
... Não tem natureza privada em eventos de grande porte realizadas em vias públicas, em caso de Pandemia, mesmo realizados pela esfera privada. A segurança coletiva está acima. Quem autorizar ou for omisso diante da decisão é responsável pelas consequências coletivas;
 
... Só uma cartomante, e com velha experiência na leitura dos búzios, sabe como vai ser o futuro do Partido Liberal (PL) com a entrada do presidente  Bolsonaro para arrumar o balaio de gatos em que se transformou o PL, presidido aqui no Estado, pelo deputado federal João Maia; e
 
... O suntuoso  bairroTirol deve ganhar nos próximos dois anos uma grande torre moderna com apartamentos um por andar, duplex e tríplex. A qualidade de vida de Tirol e Petrópolis é superior.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).