Claudino Leite

19/10/2021 00h15
 
PARE E REFLITA...
“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. Se um homem não descobriu nada pelo qual morreria, não está pronto para viver. No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos”(Martin Luther King, pastor batista e ativista político estadunidense.
 
TU ME DESTE DE BEBER !
Corria o ano de 2013, uma velha embarcação naufragou nas águas geladas do Oceano Pacífico e 14 homens se salvaram num bote salva-vidas. Durante 44 dias navegaram sem direção, enquanto 12 homens não suportaram a sede e a fome. Na última noite, parecia ter chegado o fim para William Standford, já totalmente sem forças, olhos inchados... Jack Clough, outro sobrevivente, reconhecendo-se mais jovem e reunindo mais resistência, resolveu ceder a William o pouco de água que ainda lhe restava, mesmo que em razão dessa atitude, fosse iminente à sua morte. Cinco horas mais tarde, a providência divina fazia passar um navio junto a esse bote, e os dois foram salvos, entre outras pessoas. Trinta anos depois, Jack estava vivendo nas ruas, sem dispor sequer de um abrigo para passar as noites, ficando, invariavelmente nos prédios em ruínas e debaixo de viadutos, protegido por jornais velhos. Numa tarde fria, quando procurava abrigo numa velha fábrica desativada, buscava jornais que lhe servissem de cobertor. Entre eles, deparou com uma notícia que dizia: “William Stanford deixa uma herança de 80.000 dólares para seu amigo Jack Clough, como gratidão pelo último gole de água, e que lhe salvou a vida. “Se lermos em Mateus 10:42 veremos  registradas as seguintes palavras de Jesus: “E quem der a beber ainda que seja um copo de água fria a um desses pequeninos, por ser um discípulo, de modo algum perderá o seu galardão.”William nunca mais havia tido notícias de Jack, e por isso deixou a herança-testamento publicada em jornais, pois digno de saborear o mel é aquele que não foge da colmeia, com medo das picadas de abelhas. (Autor desconhecido).
 
“SOU FORASTEIRO AQUI”
“Em terra estranha estou; do reino lá do céu embaixador eu sou. Meu Rei e Salvador vos manda em seu amor, as boas-novas de perdão”. Diz a bela letra do hino do Cantor Cristão da Igreja Batista.Vivenciamos tempos difíceis e momentosos. Amigos de vários anos vêm rompendo laços de uma amizade fraterna por conta de suas ideologias. E o que é pior, se você falar que não concorda com governo tal, já lhe rotulam como direita ou esquerda e muitos nem sabem  a origem de tais ideologias. Quando se analisa o que está em jogo os que são amigos que brigam, se ofendem e se afastam por diferenças de opinião política. De um lado, está um amigo que pensa diferente de você. Do outro, está a sua opinião. Se você chega ao ponto de brigar com um amigo por ele ter ideias distintas das suas, isso deixa-nos evidente que você valoriza mais a sua opinião pessoal do que o amigo.
 
SUA ORAÇÃO
Foi ouvida e Deus vai agir ao seu favor. O agir do Mestre é perfeito. Ele não tarda, não falha e nunca decepciona quem n’Ele confia. Sua oração foi ouvida e Deus mandará anjos para lhe proteger de todo mal, de livrar de toda inveja e guardar os rumo da sua vitória. Seu clamor chegou ao Trono da Graça de Deus e o mover de Deus vai chegar em sua vida de forma extraordinária. O seu impossível não impossível  para Deus. O milagre que se tanto espera vai chegar, a porta vai abrir, haverá restituição em seu lar e uma grande reviravolta vai acontecer. Deus ouviu sua suplica e vai agir em teu favor. Não temas; crer somente.
 
A BÍBLIA
Este Livro Sagrado foi o primeiro livro impresso do mundo, é o mais traduzido e o mais vendido. Em 1460, o alemão Johannes Gutenberg finalizou um trabalho que demorou cinco anos. A invenção da prensa com tipos móveis revolucionou o planeta. O primeiro livro impresso dessa maneira foi a Bíblia Sagrada e isso foi fundamental para a Reforma Protestante. Continua sendo o livro mais vendido do mundo desde então. Segundo as estatísticas mais recentes, ela já foi traduzida em cerca de 2.900 línguas e dialetos. Em 2014, somente as Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) distribuíram 34 milhões de exemplares em todo o mundo. Considerando somente o Brasil, foram 7,6 milhões de volumes impressos pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), que publica as versões evangélicas. São mais cerca de 3,4 das católicas, totalizando 11 milhões.
  
O SER HUMANO
É estranho: Briga com os vivos, e leva flores para os mortos; lança os vivos na sarjeta, e pede um "bom lugar para os mortos"; se afasta dos vivos, e se agarra desesperados quando estes morrem; fica anos sem conversar com um vivo, e se desculpa, faz homenagens, quando este morre; não tem tempo para visitar o vivo, mas tem o dia todo para ir ao velório do morto; critica, fala mal, ofende o vivo, entretanto, o santifica quando este morre; não liga, não abraça, não se importam com os vivos, porém, se autoflagelam quando estes morrem... Aos olhos cegos do homem, o valor do ser humano está na sua morte, e não na sua vida. É bom repensarmos isto, enquanto é tempo!”
 
CASCUDO COZINHA
Assinada pelo chef Daniel Cavalcanti, a linha de congelados do Cascudo Cozinha, já está disponível em sete pontos de venda em Natal e região metropolitana: Mercado Tia Lila (Candelária), Kouzina (Lagoa Nova), Bull Cave (Neópolis), Seu Verde Hortifruti (Nova Parnamirim), Empório Xique-Xique (unidades de Ponta Negra e Petrópolis) e Ô Mercado (Lagoa Nova). A proposta visa oferecer pratos saborosos, preparados com ingredientes selecionados e praticidade para quem gosta de comer bem, mas não tem tempo de preparar as próprias refeições. Com valores individuais variando de R$ 24 a R$ 50, o cardápio inclui canelone de ricota com espinafre ao sugo, lasanha de berinjela e abobrinha, penne com tiras de filé e molho funghi, arroz de polvo, bobo de camarão e bacalhau Zé do Pipo, segundo assessora de Comunicação, minha amiga a jornalista Tarcyla Costa.
 
DISPUTA INPLACÁVEL
Deputados do segmento evangélico potiguar, prometem disputa implacável, para atrair os votos dos crentes nas eleições de 2022, em virtude crescimento do eleitorado evangélico e conservador norte-rio-grandense. A Igreja Assembleia de Deus no Estado, é a maior denominação do Estado. Ela congrega mais de 250 mil fieis e, aproximadamente, cerca de 1.600 templos espalhados pelo Estado. Em Natal, aproximadamente são 260 igrejas. O professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal (UFRN) e pastor batista, Orivaldo Pimentel Lopes Júnior, estudioso em Ciências da Religião revela que há mais de 100 denominações espalhadas em várias cidades do RN. O número de fiéis da Assembleia de Deus atinge mais de 40% das 487.948 pessoas que se identificaram como evangélicas é o que revela o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, o que na época, mais de 11 anos atrás, já representava 15,4% da população potiguar.
 
CAFÉ FILHO, O EVANGÉLICO
O falecido João Fernandes Campos Café Filho (Café Filho) foi advogado e político brasileiro, tendo sido presidente do Brasil entre 24 de agosto de 1954 e de 8 de novembro de 1955. Também foi vice-presidente do País, entre 1951 e 1954, função que assumira, simultaneamente, com a de presidente do Senado Federal.Para os menos avisados,  Café Filho era evangélico filiado à 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Natal.
 
REJEIÇÃO DE MENDONÇA
O senador David Alcolumbre (DEM-AP) trabalha para não indicar do pastor e advogado, André Mendonça perca validade e a cadeira na alta Corte de Justiça seja ocupada por indicado no próximo mandato presidencial.  Depois de o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF),  negou o pedido para obrigar o Senado a marcar a sabatina do reverendo evangélico, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre, disse a aliados que pretende segurar a análise do nome do ex-chefe da Advocacia-Geral da União (ADU), até 2023. Na prática, Alcolumbre trabalha para que a indicação de Mendonça perca validade e a cadeira na corte seja ocupada por indicado no próximo mandato presidencial. Mendonça foi indicado há três meses pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello. O movimento de Alcolumbre é inspirado no caso de Merrick Garland, indicado a uma cadeira na Suprema Corte americana, em 2016, pelo então presidente Barack Obama, em seu último ano, na presidência dos Estados Unidos. À época, o Senado, controlado por republicanos, recusou-se a realizar a audiência de confirmação da indicação de Garland.
 
HISTORIADOR NATALENSE
O Dicionário do Folclore Brasileiro, obra clássica do historiador natalense Luís da Câmara Cascudo, foi banida do acervo da Fundação Palmares (PE), por ordem do presidente do órgão, o super-idiota Sérgio Camargo. Justificativa: é “um livro não só gramatical e ortograficamente desatualizado, mas com páginas soltas e exibindo um forte cheiro de mofo”.. Os ditos letrados da terrinha, quase todos bolsonaristas, estão mais calados do que a Pedra do Rosário. Pra quem não sabe, Luis da Câmara Cascudo foi o mais destacado folclorista brasileiro, sendo considerado o maior intelectual que o Rio Grande do Norte já teve.
 
GUERRA FRIA
Sem muito prestígio a política potiguar foi contemplada com uma página inteira no noticiário político da “Folha de São Paulo”, considerado um dos três grandes jornais nacionais, noticiando a arenga dos ministros Fábio Faria e Rogério Marinho, em reportagem assinada por João Paulo Pitombo, correspondente em Salvador (BA). “Dois Ministros de Bolsonaro travam guerra fria por disputa para o Senado”.
 
PESQUISA
O grupo que considera o trabalho do presidente Jair Bolsonaro “ótimo” ou “bom” teve um leve recuo entre os evangélicos, mas esses eleitores seguem sendo uma de suas principais bases de sustentação. Pesquisa PoderData realizada na semana mostra que 45% dos evangélicos consideram o chefe do Executivo “ótimo” ou “bom”. Em agosto, essa taxa era de 50%. O apoio supera em 8 pontos percentuais os que acham o trabalho do presidente “ruim” ou “péssimo”. Esse recuo de “ótimo” e “bom” entre evangélicos coincide com a demora para Bolsonaro conseguir emplacar o nome de André Mendonça como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Evangélico e apoiado por diversas denominações, Mendonça está há mais de 90 dias esperando que o Senado marque uma data para sua sabatina.
 
A PETROBRÁS
A clara provocação da Petrobrás aos caminhoneiros, com o aumentaço da ordem de 8,89%, no preço do óleo diesel desde quarta-feira, 29 de outubro, segundo os ministros do gabinete do Planalto, pode indicar que, aparelhados politicamente, revolta os camioneiros, importante base de apoio do presidente Bolsonaro. A outra conclusão é de que a subornidinação cega ao “mercado” leva estatal a ignorar sua função social, fixada na Constituição Federal.
 
CONVOCAÇÃO DA UFRN
A Marinha do Brasil convoca Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para dar assistência no Arquipélago Fernando Noronha. Tal assistência será por meio da unidade hospitalar no Estado. Os entendimentos com a UFRN visa um programa de extensão. A UFRN disponibiliza seu Instituto de Medicina Tropical e da Maternidade Escola Januário Cicco para organizar equipe que participarão da atividade. O propósito é atender às necessidades da comunidade do Arquipélago que se encontra em maior vulnerabilidade socioeconômica.Dessa forma, as principais atividades serão realizadas na temática da saúde da mulher, em alusão ao Outubro Rosa, além de atendimentos em outras áreas como a oftalmologia e higiene dental.
 
OBITUÁRIO
. Encantou-se  aos 93 anos, do ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e ex-deputado estadual, do Rio Grande do Norte, o médico Lavoisier Maia Sobrinho,  segunda-feira, 11 de outubro, vítima de infecção generalizada, em sua residência. O velório transcorreu na Catedral Metropolitana de Natal, sendo celebrada no dia 12, Missa de Corpo Presente, e em seguida, o corpo foi trasladado para sepultamento no Cemitério Morada da Paz, em Emaús de Parnarmirim, em carro aberto, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. O governo do Estado e a Prefeitura do Natal decretaram luto oficial por três dias. Professor da Universidade Federal UFRN), Lavô foi o 44º governador do Estado, exercendo o mandato  de 15 de março de 1979 a 14 de maio de 1982. “Perdemos um grande homem público e um ser humano de virtudes admiráveis”, declarou a viúva Teresinha Maia, casada com Lavô há 15 anos. Descanse em paz, Lavô,você, deixou saudades.
 
. Faleceu, quinta-feira, 14 de outubro, em Natal, o empresário Álvaro Alberto Souto Filgueira Barreto, aos 80 anos, na Casa de Saúde São Lucas, enfrentando complicações da diabetes.Em setembro foi submetido a uma cirurgia para debelar infecção na perna. Desde lá, outras complicações. Líder de um grupo empresarial familiar , junto aos irmãos Luis Sergio, Mario Roberto, Elias e Maria Elisa, foi desbravador nas décadas de 70 e 80,na capital potiguar quando fundou a Caderneta de Poupança Apern ou abriu um dos  primeiros hotéis da Via Costeira de Natal, o Hotel Vila do Mar. Na década de 90, foi além. E mais uma vez ousou, chegado aos Estados Unidos com o Hotel Miame Vila.  Ele deixa a viúva, Lydia Constância, a filha Teresa Josefina, três netos, bisnetos, seis enteados e sobrinhos adotivos, os quais choram a sua partida.
 
. Miguel de Oliveira, campeão mundial dos médios-ligeiros do Conselho Mundial de Boxe em 1975, morreu, sexta-feira, 15 de outubro, em São Paulo. O ex-boxeador, de 74 anos, e sofria de câncer no pâncreas, doença diagnosticada há três meses e que o levou à internação e tratamento, em seguida o óbito. Parou de lutar ainda jovem, aos 28 anos, por não ter mais 'motivação' para encarar os treinos diários com a dedicação que um esporte tão duro como o boxe exige de seus praticantes. Retomou a carreira, mas sem o mesmo entusiasmo."Um dia muito triste. Miguel foi um verdadeiro campeão dentro e fora do ringue. Correto em todos os sentidos. Dedicado, disciplinado e dono de muita técnica", disse Newton Campos, presidente da Federação Paulista de Boxe, entidade que respeitará luto por três dias. O pugilismo brasileiro está de luto.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
... Meu abraço de parabéns, para meu querido sobrinho Jovan Júnior, residente no Recife (PE), e leitor da coluna, que quarta-feira, 13 de outubro festejou mais uma primavera. Desejo-lhe bênçãos abundantes em sua vida, hoje e sempre. Leia e medite no Salmo 46. Aquele abraço;
 
... Sem o que ter muito a comemorar os professores de modo geral receberam muitas homenagens e solidariedade pelo transcurso do Dia do Professor. O Mestre do Saber merece todo carinho e atenção pelas autoridades constituídas. Parabéns, professor!
 
... Cá entre nós: Pagar 70 reais no quilo de carne; no bujão de gás 100 reais; quase sete reais no litro de gasolina, e ainda dizer que o país tá melhorando. É ser o idiota ou imbecíl;
 
... Quando novembro vier, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, elegerá o novo presidente. E todos seus membros querem a advogada e escritora, Joventina Simões, hoje a sua secretária geral.Talento e competência Jojó tem de sobra;
 
... Poucos se lembram, que o arcebispo de Natal, Dom Alair Vilar,foi de uma coragem serena e firme quando o clero sofreu a intolerância política no regime militar, vivenciado pelos brasileiros na década de 60. Foi de uma dignidade a toda prova;
 
... Var - Importante o Verificador de Arbitragem na Série D. Ocorre que, em alguns jogos da Série B, os árbitros simplesmente abriram mão do dever de apitar e jogaram quase todos os lances para decisão tecnológica; e
... Inaugurada em Natal no feriado terça-feira, 13 de outubro, dia Padroeira do Brasil, e também Dia da Criança, no Hospital Rio Grande, a Maternidade Dr. Delfin Gonzalez. A unidade será coordenada pelo pediatra Ney Fonseca.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).