Claudino Leite

07/09/2021 00h07
PARE E REFLITA...
“Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos violentos” (Isaías 13:11).
 
E TUDO PARECIA TÃO SEGURO...
Corria o ano de 1912. Mais de um século. O navio Titanic preparava-se para a sua viagem inaugural. Construído com a melhor tecnologia da época, o belo transatlântico foi apresentado ao público como a obra-prima das mãos humanas, capaz de resistir às maiores as ondas bravias de um mar enfurecido. “Nada poderá afundá-lo” anunciavam as manchetes dos principais jornais da época. No dia previsto para zarpar, de Southampton (Inglaterra), para Nova York (Estados Unidos), o cais transformou-se em festa. Ouvia-se aqui e ali o burburinho das despedidas. Maridos beijavam as esposas, filhos abraçavam os pais. E famílias inteiras embarcavam, aguardando a hora da partida. Enfim, chegara o momento! O navio afastou-se lentamente do cais, enquanto os passageiros acenavam para os parentes que ficaram em terra. O clima era de segurança a toda prova. A tripulação inspirava tranquilidade. Ninguém jamais imaginaria o pior. Cinco dias depois veio a tragédia. O navio chocou-se com um iceberg, as águas invadiram os porões, e aquele imenso transatlântico, indestrutível aos olhos dos homens, não foi capaz de resistir à fúria das águas encapeladas.  Enquanto a orquestra tocava o esplendoroso clássico evangélico do Hinário Presbiteriano e da Harpa Cristã: “Mais perto quero estar, meu Deus de ti”, o Titânic submergia suavemente, levando consigo centenas de passageiros. Com esse circuspecto preâmbulo, este mau rabiscador quis frisar que esta é uma história que se repete, diariamente, na vida de milhões de pessoas ao redor deste mundo combalido pela ambição, ganância e miséria. Sonhos evaporam-se da noite para o dia, expectativas são desfeitas da mesma forma como se constroem castelos edificados na areia. O desespero toma conta dos corações aflitos e atribulados e desprovidos de fé. Aquela personalidade forte que parecia invulnerável, suficiente em si mesma, não consegue suportar os vendavais do casamento destruído, dos filhos envolvidos em drogas, do emprego perdido após tantos anos de dedicação e carinho, e acaba descendo ao fundo do poço, onde não vê saída. O “Titanic” se desmorona entre esperanças mal resolvidas. No entanto, respeitável leitor, há um lugar onde o ser humano pode abrigar-se, com certeza de está plenamente seguro para singrar as águas do mar desta vida. Não é uma embarcação construída por mãos humanas e falíveis, mas a provisão que Deus ofereceu à humanidade mediante Jesus Cristo, “esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará” (Salmo 91:1). Em  outro preceito bíblico, Cristo afirmou:” Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus:11:28). O Titanic afundou nas águas gélidas do Atlântico Norte. Seus escombros permanecem ali até hoje. Porém, os que aceitam a Cristo como Salvador não serão destruídos pelos icebergs da vida, mas chegarão são e salvo ao porto Celestial. Você, não quer aceitar a Cristo, agora?
 
CELEBRANDO A VIDA
Aconteceu na noite de segunda-feira, 30 de agosto, às 19 horas, na Igreja Assembleia de Deus em Assu  (RN), um culto em ação de graças pela recuperação milagrosa do presbítero Charlinton Sena  César, contou com a participação especial da caravana ‘’Celebrando a  Vida’’ formada pelo ex-vice-governador do Estado, médico Antônio Jácome, cantor Ozéias de Paula e deputado estadual Jacó Jácome. Também contou com as participações de muitos obreiros do campo eclesiástico de Assu e região, assim como do cantor Wilton Medeiros de Mossoró, Gersonita Barros de Campina Grande (PB). E de Natal, marcaram presenças o pastor José Francisco de Oliveira Filho, a esposa professora Randy Kelly, cantor sacro Mário Xavier da Cunha e este colunista. O líder da Igreja Assembleia de Deus da Terra dos Poetas, pastor Alfredo Luiz revelou: “A Igreja sentiu a graça do Pai Celestial nesta noite histórica, visto que, a graça do céu encheu os nossos corações.
 
EXORTAÇÃO DO PROFETA
“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” Esta exortação do profeta Isaías (Isaías 55:6) pressupõe que HÁ UM SENHOR (Deus, Criador de todas as coisas) e que, à revelia da minha vontade, haverá um tempo em que ME SERÁ TIRADA a possibilidade de encontrá-Lo. Há um Senhor? Caso haja um Senhor, conforme concebe o cristianismo, Ele transcende à sua criação, é completo em si mesmo e absoluto nos seus desígnios e poder. Independentemente de qualquer crença, por mera inteligência, constatamos as limitações dos homens, as minhas e as suas limitações. Por exemplo, que o homem nunca foi capaz de viver em paz. Até hoje nunca foi capaz de controlar a natureza: terremotos, enchentes e secas, doenças e pragas. O homem nunca foi capaz de evitar a velhice e a morte. O homem, eu e você, só encontrará sossego em Jesus Cristo. Em nós mesmos, circunscritos ao nosso saber e ao nosso poder, instigados pela soberba, só nos resta o desespero e a angústia. Angústia pelo temor do mar revolto que nos ameaça e da nossa incapacidade de dominá-lo. Enfim, descanso, sossego e paz de espírito só encontramos no Mestre da Galileia.
 
CARRETA DO SERTÃO 
A Junta de Missões Nacionais (JMN) da Convenção Batista Brasileira inaugurou a Carreta do Sertão, dia 20 de agosto. O veículo missionário vai levar o Evangelho de Cristo pelo sertão do Brasil. O caminhão foi dedicado ao Senhor no estacionamento da  Igreja Batista do Brás (SP), numa cerimônia conduzida pelo Diretor Executivo da JMN, pastor Fernando Brandão, junto com outros parceiros da obra missionária, que participaram de forma virtual. A carreta, equipada para realizar atendimentos médicos e cultos evangelísticos, viajará ao Sertão, anunciando as Boas Novas de salvação não apenas quando estiver estacionada nas comunidades, mas também enquanto estiver na estrada. O veículo foi envelopado com versículos bíblicos, que alcançará muitas pessoas por onde passar.
 
AÇÃO SOCIAL
Nestes tempos difíceis em que muitas vidas foram ceifadas pela Covid-19, em uma Pandemia que se arrastou Põe mais de um ano, a Igreja Assembleia de Deus, no município de Corumbá (Minas Gerais), liderada pelo pastor João Marcos, nas palavras dos fiéis tem sido:  “Uma cidade de refúgio”. É que a igreja intensificou a doação de cestas básicas não só aos domésticos da fé, mas também à população em geral, além de visitas ao Hospital de Caridade de Corumbá, onde, inclusive, há casos de enfermos que saíram curados após a oração dos crentes. O pastor João Martins lidera a igreja desde 1996. Merece nosso aplauso!.
 
MUSEU DA BÍBLIA
O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), derrubou uma decisão liminar que suspendia a construção do Museu da Bíblia, em Brasília (DF). Com a medida, a decisão da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, determinada  perde a validade. No início, a Justiça havia atendido a um pedido da deputada distrital Júlia Lucy (Novo) e determinou a paralisação dos atos de planejamento e execução do museu no Eixo Monumental, até que fosse provada a realização de consultas populares. O governo da Capital Federal, então, recorreu, alegando que a construção do Museu da Bíblia “é um projeto antiquíssimo”.
O governo do Distrito Federal também destacou em seu recurso que outra liminar, que O também suspendia o projeto de construção do Museu da Bíblia, já foi derrubada antes. Por conta disso, a administração local pediu extensão da decisão em relação à nova liminar, no processo iniciado por Júlia Lucy. Na decisão, Martins acatou o pedido do Executivo.
 
DIANTE DO TRONO
Liderada pela cantora gospel Ana Paula Valadão e seu esposo, o pastor Gustavo Bessa, a Igreja Diante do Trono está completando três anos de fundação e ganhou comemoração. Os seus lideres, assim como seus filhos, se mudaram para a Flórida  (Estados Unidos). Anos depois, em 2018, o casal resolveu fundar a Igreja Diante do Trono, em Boca Raton, cidade vizinha de Miami. E para comemorar três anos de existência, houve uma pequena comemoração de um culto em ação de graças com direito a bolo e parabéns pra você. A pastora Ana Paula Valadão falou da alegria de celebrar mais um ano da Igreja Diante do Trono.
 
CRISE ENERGÉTICA
Outra crise pipoca neste país que faz de conta. O governo de Jair, o Messias repete o erro dos anteriores culpando falta de chuvas, quando é a falta de investimentos que provoca crise de energia elétrica Esperava-se do ministro Bento Gonçalves, na entrevista coletiva que concedeu à grande imprensa, anunciasse ações visando reduzir a dependência de São Pedro, mas o titular de Minas e Energia, mesmo sem trabalhar na Estação Climatológica do Departamento de Geografia da Universidade Federal (UFRN), apenas fez previsão do tempo. Especialistas alertam: é hora de o governo investir ou deixar que invistam em geração barata e de rápida implantação, como a Geração Distribuída (GD), a energia solar. Omisso, o governo favorece o lobby das distribuidoras para viabilizar a energia solar por óbvia razão: reduz a conta mensal de luz em até 95%. Impressiona também,no lobby contra energia solar, a omissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)  reguladora dos serviços das bilionárias distribuidoras. Além de não incentivar a energia solar, o governo não agiu para impedir a “taxação o Sol”, como prevê recente projeto aprovado na Câmara Federal. O modelo de energia solar aprovado na Câmara dos Deputados imita o da Espanha, que foi um desastre. Já à Itália, incentivou a GD, hoje exporta energia.
 
SÉRGIO MORO
Taí o que o ex-juiz Sérgio Moro queria! Procuradores do Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró (RN) ingressaram com uma Ação Civil Pública (ACP) contra a União, acusando o ex-juiz Sérgio Moro, de influenciar no resultado das eleições presidenciais em 2018, e no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016, com as decisões da Operação Lava Jato. Na ação, os procuradores da República Emanuel Ferreira e Camões Boaventura, afirmam que o ex-magistrado atuou de modo parcial e inquisitivo,  contribuindo para a insegurança democrática que o país vive hoje com a desarmonia entre os três Poderes. A ACP tramita na 10ª Vara da Justiça Federal  em Mossoró (RN), sob o número 0801513-73.2021.4.05.8401. No entendimento dos procuradores, o ex-juiz praticou reiteradas ofensas contra o regime democrático, a partir da Operação Lava Jato, que geraram danos morais coletivos à sociedade brasileira. Afinal, Moro poderia está bem melhor, exercendo o seu cargo na magistratura, em seguida seria promovido como desembargador sem entrar nesse “Balaio de Gatos”.
 
GELO DE JK
Essa é descontrair: O presidente da República Juscelino Kubitschek  se reunia no recém-construído “palácio” de madeira Catetinho com jornalistas, engenheiros, arquitetos (como Niemeyer e o jovem repórter potiguar Murilo Melo Filho, da revista Manchete). No encontro que serviam uísque quente no copo. Horrível! Não tinha gelo porque não havia energia em Brasília. JK lamentou: “Não gosto de uísque, mas sei que uma pedrinha de gelo aí nos copos seria muito bem-vinda... “Mal acabara a frase, desabou uma chuva torrencial, com pedras de granizo, que os levou a tomarem uísque com gelo, providenciado, lá na céu, por JK.
 
DIÁLOGO INESQUECÍVEL
Relembrando nas comemorações do centenário de nascimento do governador Aluízio Alves, um único fato novo apareceu: - O diálogo do Presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, com seu Embaixador no Brasil, Licoln Gordon, na Casa Branca, tendo Aluízio e o Rio Grande do Norte como assunto, durante 28 minutos, com opiniões muito favoráveis ao então Governador potiguar. Mesmo pesquisadores da vida e obra de Aluízio não conheciam a gravação revelada pelo jornalista natalense Paulo Nascimento, como um autêntico furo jornalístico, revelado depois de 59 anos, nas vésperas do centenário de Aluízio. Na semana que Kennedy mandou gravar suas audiências na Casa Branca, em 30 de Julho de 1962,  houve o tal diálogo encontrado por Nascimento, pesquisando dados sobre a “Aliança Para o Progresso”. Ele descobriu a joia num livro - “The Presidential Recordings” - editado por uma universidade americana.
 
ADVERTÊNCIA
Há uma velha frase, hoje muito divulgada pelo Google, que adverte ser melhor ter uma distância discreta do que a aproximação hipócrita. Seria este o resumo da ópera escaldante que o Senado Federal vivencia desde que instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), objetivando apurar o elenco das suspeições que desfilam nas telas da tevê, rádio, jornal e redes sociais. Até este ponto de sua trajetória, nada prova, mas a ninguém inocenta, daí o governo no emaranhado das suspeições. Só não enxerga quem não quer. Porém, a maldita dessa Pandemia bateu todos os limites. O Governo desqualificou  a previsão de 100 mil mortos, logo no início das estatísticas, atribuindo ao clima de conflitos e confrontos entre o governo e oposição. Que horror! Estamos caminhando atualmente para 600 mil vítimas fatais do Coronavírus, um número que disputa a tão trágica olimpíada com as maiores marcas do mundo, entre países ricos, pobres e miseráveis. Simplesmente ridículo! 
 
AS FICÇÕES DE LACERDA
Quem também está com livro novo na praça é o professor José Lacerda Alves Felipe,  ex-vice-diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e chefe do Departamento de Geografia da Universidade Federal (UFRN), agora enveredando pelas trilhas da ficção, seu primeiro romance: “Constança”. Editado pela Queima Bucha, de Mossoró. Lacerda lançou sexta-feira, 27 de agosto na Feira de Livros, no Parque das Dunas tem prefácio do jornalista Vicente Serejo e capa de Brito e Silva. Excelente trabalho.
 
PIONEIRO DA AVIAÇÃO
Augusto Severo, pioneiro da Aviação, que havia sido “deshomenageado” no seu Estado, o Rio Grande do Norte, com a retirada do seu nome de um Município (atual Campo Grande), e do encerramento de atividades do aeroporto que tinha seu nome, está renascendo em grande estilo: - em Macaíba, sua terra natal dando nome ao Parque Científico e Tecnológico (PAX). É um empreendimento de 15 mil metros quadrados de área construída que irá abrigar um complexo tecnológico sustentável, que funcionará no primeiro semestre de 2022, com soluções nas áreas de Saúde, Energias Renováveis e Indústria 4,0. Inspirado no criador do dirigível PAX, que alçou voo em Paris, em 1902, se propõe a integrar a universidade à indústria, facilitando o acesso aos estudos desenvolvidos pelo Instituto de Neurociências Edmond e Lily Safra.
 
OBITUÁRIO
. Faleceu dia 16 de junho, o presidente da Convenção Fraternal dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus no Estado da Bahia, pastor  Dário Gomes da Silva. A partida para Eternidade aconteceu durante a semana de gratidão pelos 110 anos das Assembleias de Deus no Brasil. O reverendo pentecostal estava internado no Hospital Aeroporto, na cidade de Lauro Freitas, região metropolitana de Salvador. O líder assembleiano estava com 52 anos e foi vítima de complicações da Covid-19. Afinal, quis a providência divina recolhê-lo ao descanso eterno.
 
. A crônica esportiva potiguar sofreu uma enorme perda. Morreu, domingo, 29 de agosto, o narrador José Arimatéia, conhecido como Zé Ary. Ele foi um dos pioneiros na narração esportiva em nosso Estado. Foi um grande criador de bordões, servindo de inspiração para outros companheiros de rádio. Zé Ary trabalhou na Rádio Rural, Rádio Poti e se tornou o primeiro apresentador de um programa esportivo na televisão do Rio Grande do Norte ao vivo, na TV Universitária em Natal..Era também, funcionário aposentado do Banco do Brasil. A causa da morte de Zé Ary não foi informada. O corpo do narrador foi  sepultado no Cemitério Parque de Nova Descoberta de Natal.
 
. A dramaturgia brasileira perde um de seus ícones. Morreu na madrugada de sexta-feira, 3 de setembro, o ator Sérgio Mamberti, de 82 anos de idade. Marcado pelo papel de Dr. Victor, em Castelo Rá-tim-bum, o ator também viveu personagens na TV e Cinema, além de dirigir peças e ser um grande articulador cultural. O ator estava internado em São Paulo para tratar de uma infecção nos pulmões. Ele morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Nascido em Santos, litoral paulista, no dia 22 de abril de 1939, Sérgio Mamberti foi um artista polivalente, atuando em diferentes áreas, inclusive na política voltada ao setor. O ator teve três filhos com a antiga esposa Vivien Mahr, que morreu em 1980. Segundo os familiares, Mamberti estava intitubado, com infecção nos pulmões. Ele faleceu em decorrência múltipla dos órgãos.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
... A Nação Brasileira navega sobre águas perigosas. É que paira um ar nebuloso de uma iminente ruptura dos poderes constituídos. Deus tenha misericórdia!;
... Por dever de justiça, a Egrégia Câmara Municipal de Parnamirim apresentou à Moção de Pesar pelo falecimento do jornalista Pinto Júnior, diretor e proprietário deste bravo Potiguar Notícias, pelos bons serviços prestados na comunicação deixando sua marca indelével no Rio Grande do Norte;
... Não há “fake news”, existem mentiras! Fake news é mais uma submissão a linguagem estrangeira. É a tentativa de tornar “lord” uma palavra que traz no seu bojo sordidez. A palavra correta é mentira. Mentira desvalida, urdida no esgoto das ideologias sejam elas quais forem;
... Deu na coluna de Ancelmo Góis, de O Globo, que há três candidatos à vaga de Marco Maciel na Academia Brasileira de Letras: o pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho, 73 anos, o catarinense Godofredo Oliveira Neto, 70 anos, e o fluminense Edney Silvestre, 71 anos;
... Direto das Paralimpíadas de Toqui o médico do ABC, Roberto Vital, segue dando seu show. Roberto é uma das grandes figuras humanas do esporte, em nosso país;
... O vereador Robério Paulino (PSol) estreou  com projeto aprovado pelos seus pares na Câmara Municipal do Natal (CMN), que estabelece o plantio de 50 mil árvores na cidade. “A questão ambiental é de vida, decisiva. Se trata de salvar o planeta. Não vivemos só de comida, precisamos respirar”, argumenta Paulino. O projeto vai à sanção do prefeito Álvaro Dias;
... O custo de vida é o mais poderoso partido de oposição. Antes, sua marca era a cesta do mercado; hoje é o carrinho do supermercado, gasolina, gás de cozinha e energia elétrica. Tem poder de fogo maior que tangue de guerra.;
... Tendo se revelado um romancista de raro talento, depois de deixar o Governo, potiguar, o ex-governador Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo aceitou ser candidato à vaga aberta no plenário da Academia Norte-rio-grandense de Letras, com a morte do jornalista João Batista Machado. Como Machado, Melo também começou no jornalismo, no matutino Tribuna do Norte; e
...Você sabia? Jesus vem breve!  Estás preparado?  Estamos esperando!

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).