Claudino Leite

04/02/2020 13h57
 
PARE E REFLITA...
 
“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmo 90:12).
 
O TEMPO CORRE...
 
Célere são as horas, os dias e os anos. O tempo não espera por ninguém. Moisés, o grande legislador do povo hebreu assim se expressou: “A duração da nossa vida é de  setenta anos, e se alguns pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos” (Salmo 90:10). Verdade insofismável!  É súbito e triste modismo de ser autoritário, e por vezes, nem é de má fé. Vem, talvez das frustrações mais íntimas inconfessáveis. O colunista é defensor da ordem e progresso. N&ati lde;o so u delirante para imaginar um país na ilegalidade, porém não posso aceitar a desigualdade usucapiônica, num ritmo ascendente para regozijo das autoridades constituídas fermentando a inquietação que rouba o sonho da paz social. A revista americana Forbes, a mais credenciada para medir as riquezas individuais em todo Ocidente, a partir da versão em inglês, circulando na Nação Americana, fez a primeira medição do nosso acervo de bilionários – salvo  engano – eram 20 no Brasil. Na mais recente edição em português, menos de 10 anos depois constatou que o número subiu para 200,enquanto as estatísticas apontam o avanço da pobreza e da miséria, como se fossem indiferentes à economia. O civismo, a não ser uso persuasivo, é a calqueluche da atualidade. Nada produz de consistente. A não ser o peito varonil do canto épico dos conflitos. O saudoso professor de Francês, Esmeraldo Siqueira, do velho Atheneu, contava: “os franceses, em que pese a tradução histórica fizeram da “Lar Marseillaise” (hino oficial da França), um canto de guerra, vendo homens fortes e rosados gritando no mais puro francês – Às armas cidadãos. Por fim, vão me venham com tanta civilidade. Adoro essa Pátria amada e idolatrada, escolheria, novamente, nascer no Brasil. Em Natal, na Policlínica no populoso bairro do Alecrim. Gosto de acompanhar este país nas lutas. Mas, sem civismo, porquanto salvaria as margens plácidas.
 
CHEGOU 2020!
 
Quando começa mais um ano, renascem as esperanças de que se dependência desenhe um tempo melhor, notadamente, para aqueles que ficam na dependência de Deus. Mesmo diante das adversidades do dia a dia, é preciso elevar os olhos para  alto e suplicar ao Senhor a Sua  graça, mesmo tendo a consciência de que não somos merecedores de nada.
 
ESPERANÇA NO SENHOR
 
“Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmo 40:1). Deus se agrada dos que esperam Nele, com fé, paciência e certeza de que Ele agirá de acordo com o melhor para nós e no tempo certo. Deus está presente em cada área, esfera e momento de nossa existência se identificando conosco e se inclinando para participar da vida conosco, isto é, para permitir participar da vida por amor, por graça e misericórdia. Mas, precisa a criatura ter fé.
 
SOLIDADRIEDADE
 
Solidarizo-me com os familiares em ex-prefeito de Natal, economista Marcos César Formiga Ramos 78 anos, meu vizinho Tirol, gente finíssima que faleceu domingo, 26 de janeiro último, vítima de enfisema pulmonar. Manifesto os meus votos de pesar à viúva Celina Ramos, aos seus filhos, além dos irmãos, Ileana, Paulo César, Augusto e Júlio César. Marcos foi prefeito de Natal de1983 a 1986, indicado pelo governador Agripino Maia de maneira indireta. Foi ainda, secretário de Planejamento no Governo Cortez Pereira, diretor da EBTU no governo do presidente João Figueiredo, secretário do Ministério da Integração Naci onal do governo Itamar Franco. A última atuação foi como consultor da Federação das Indústrias, deste Estado. Descanse em paz meu amigo.
 
BENEFÍCIOS RELIGIOSOS
 
Líderes evangélicos querem introduzir na Constituição Federal benefícios aos sacerdotes, deputados e senadores evangélicos estão preparando uma emenda constitucional para, entre outros itens, estender imunidade fiscal das igrejas para os pastores, o que beneficiaria sacerdotes de todas as religiões. Enfim, a bancada evangélica no Congresso Nacional aproveitaria na reforma Tributária, incluindo o pleito.
 
PAULO LINHARES
 
Evangélicos convidam Paulo Linhares para disputar Prefeitura de Mossoró com aval do PL de João Maia e Jorge do Rosário, tendo como articuladores os pastores Alfredo Luiz de Melo, pastor da Assembleia de Deus em Assú e Francisco Cícero de Miranda, líd er da As sembleia de Deus em Mossoró.
 
PARNAMIRIM
 
Quarta-feira, 26 de fevereiro, às 19 horas, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Parnamirim (ADPAR), efetuou um abençoado culto em ação de graças para festejar 21 anos do pastorado do seu líder maior reverendo Elinaldo Renovato de Lima. ex-pró-Reitor de Administração da Universidade Federal (UFRN), na gestão do reitor Domingos Gomes de Lima.
 
RÁDIO PRINCESA DO VALE
 
Um abraço e meu agradecimento ao talentoso jornalista Jarbas Rocha, da Rádio Princesa do Vale do Assú, o qual me entrevistou, juntamente com o médico Isaac Mário, na sexta-feira, 31 de janeiro último, às 18h30, em seu programa “Panorama do Vale” de grande audiência na região Oeste potiguar.
 
FRATERNIDADE ECUMÊNICA
 
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) lançou dia 27 de janeiro o concurso para a escolha da música tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021, sob o título:  “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema bíblico: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Efésios 2:14). O prazo final para o envio de propostas 04 de abril de 2020.  Todo material deverá ser enviado para o endereço eletrônico conic@conic.org.br, com cópia para comunicacao@conic.org.br. Materiais encaminhados apenas para um dos e-mails acima citados poder&a tilde;o, eventualmente, ficar de fora do certame.
 
SOFRIMENTO DO IDOSO
 
Retrato do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Governo Bolsonaro, depois da reforma da Previdência está assim. Depois de viajar 40 quilômetros de Florânia a Currais Novos, para ser atendido, como agendado, Seu José Eleotério de Morais, que tem MAIS de 100 ANOS, teve que voltar para casa sem fazer a perícia. O sistema estava fora do ar.O idoso solicitou um acréscimo ao qual tem direito, de 25% sobre seus vencimentos como aposentado por invalidez, para pagar despesas com a saúde debilitada. O INSS marcou a perícia e exigiu a presença do idoso mesmo sabendo que ele não mora na cidade. O procedimento foi remarcado para o dia 14 de fevereir o, novam ente com a exigência da presença de Seu José Eleotério. O caso do idoso de Florânia, neste Estado, é apenas um dos milhares que retratam o caos no atual modelo do INSS, onde a população nem consegue fazer perícia e muito menos se aposentar.
 
ANIVERSÁRIO
 
Parabenizo a minha querida mana, Rute Leite de Medeiros, missionária dedicada à pregação do evangelho e dirigente do Círculo de Oração da Assembleia de Deus de Presidente Bandeira, no Alecrim, que amanheceu de idade nova, domingo 2 de fevereiro último. Desejo-lhe longuras de anos e longevidade de vida com as bênçãos de Deus.
 
CONGRESSO REINICIA ATIVIDADES
 
Com o início dos trabalhos legislativos nesta segunda-feira (3), Câmara e Senado começam 2020 com 27 medidas provisórias (MPs) para análise. Desse total, dez já trancam a pauta de votações e até o final de fevereiro outras cinco vão aumentar essa fila. A MP 894/2019, que institui uma pensão mensal vitalícia no valor de um salário mínimo para crianças com síndrome causada pelo Zika vírus, é a primeira da fila. O texto foi aprovado em dezembro pelos deputados e deve passar facilmente pelos senadores. O relator da MP, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), estendeu a medida pa ra todas as crianças afetadas que tenham nascido até o fim de 2019.
 
CASA DURVAL PAIVA
 
É uma instituição não governamental, que sobreve de doações e parcerias com empresas, que recebe 20 crianças infante juvenil onde são tratadas de câncer com todo afeto e carinho por 103 funcionários que trabalham da instituição. A convite da jornalista Sandra Cerqueira, assessora imprensa da Casa,  este colunista, além outros colegas da imprensa de Natal, visitaram a entidade, quando na oportunidade nos foi oferecido um delicioso almoço. Em  seguida, tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho e as  instalações da Durval Paiva.  Portanto, quem desejar ajudar, sendo u m voluntario ou parceiro das ações da Casa Durval Paiva ligue para (84) 4006-1600 ou entre em contato pelo e-mail: marketing@casadurvalpaiva. org.br. Sem dúvida, é um trabalho louvável que merece nosso aplauso.
 
DEU NO ESTADÃO
 
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) usou a coluna no jornal “O Estadão “, criticando o governo do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o governo é mergulhado em crenças atrasadas que podem comprometer o futuro da Nação Brasileira. “É pena ver o governo atual mergulhado em crenças atrasadas que podem prejudicar no largo prazo o nosso destino como nação”, desabafa FHC.
 
MODERNIZAÇÃO DO WHATSAPP
 
O Facebook planeja monetizar o aplicativo de mensagens WhatsApp, comprado pela empresa em 2014, ao custo de 22 bilhões de dólares — e que hoje tem 120 milhões de usuários só no mercado brasileiro. Segundo reportagem do site indiano The Economic Times, Mark Zuckerberg, presidente global do Facebook, falou sobre o futuro de app de mensagens em uma conferência com investidores. “Uma das formas com as quais estamos trabalhando para desenvo lver os pagamentos no WhatsApp é a possibilidade de enviar dinheiro de maneira tão fácil quanto a de mandar uma foto para algum contato”, disse Zuckerberg, segundo a reportagem. O presidente do Facebook se disse animado com a ideia e espera poder lançar o novo recurso em diversos países nos próximos seis meses. Testes do serviço de pagamentos no WhatsApp são feitos pela empresa desde 2018 com um milhão de pessoas na Índia, maior mercado do aplicativo no mundo.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...MINISTÉRIO DA SAÚDE - O Brasil tem 16 casos suspeitos de coronavírus, segundo ministério, inclusive tem um no Nordeste;
 
...TG -  Adversários na disputa pela Presidência da República, Bolsonaro e Rodrigo Maia se juntam para derrubar o concorrente mais forte: Sérgio Moro;
 
...SÃO PAULO – Em Natal, de férias que ninguém é de ferro, a jornalista Tarcyla Costa, minha ex-editora  de o  extinto “Correio da Tarde”, visita os familiares, especialmente a herdeira Gigi;
 
 ...STTU - Vem aí novo aumento de tarifa de ônibus em Natal. As contas já estão sendo feitas e apontam para um desequilíbrio econômico-financeiro. A qualidade dos ônibus continua a mesma.Em desequilíbrio com as necessidades da população; e
 
...CORREIO BRASILIENSE - Secretário da presidência da  República é demitido por usar jatinho da FAB que ministros usaram mais de mil vezes em 2019.

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).