Minha vida e minha militância em Parnamirim

05/03/2018

Por: Evaldo Pinto
Eu, Evaldo Freire Pinto, sou filho de Sebastiana Freire de Brito (conhecida pelos antigos moradores como Dona Basta) alfabetizou em casa alguns alunos, além dos filhos, nos anos 70, falecida em 2015 e meu pai era Pedro de Oliveira Pinto, mais conhecido como Pedrinho das bancas, por ser um dos primeiros dono de banca de feira. Era funcionário Público da Prefeitura Municipal de Parnamirim onde chegou a administrar o mercado velho, a feira livre e o cemitério local, faleceu em 27 de junho de 1979 (dia de meu aniversário de 10 anos) era muito prestativo para com as pessoas e para com a comunidade, e “conselheiro” de alguns políticos da classe política local, apesar do alcoolismo. 
 
Éramos cinco irmãos, todos nascidos em Parnamirim, sou o mais novo da Família, o mais velho Evandro Freire Pinto ex-funcionário da UFRN, faleceu em 04 de novembro de 1997 de Leucemia, meus outros três irmãos são Dalvanira “da Farmácia Padilha”, Everaldo e Josenira. Tenho 08 sobrinhos e 3 filhos e uma neta, todos de Parnamirim. Sou casado pela segunda vez com Euzilene Lucas Lira Pinto, com quem tenho o filho mais novo de 11 anos Ernesto Luiz Lira Pinto.
 
Estudei nas Escolas Presidente Roosevelt (Primário) Escola de Base, da 5ª a 8ª série, e o 2º Grau na Antiga Escola Técnica Federal - ETFERN, onde iniciei o curso de Mineração e mudei para Edificações, não conclui, período em que me casei e ao mesmo tempo iniciei-me na militância Política, vindo a concluir 2014 pelo ENEM e pelo Centro Supletivo Escola Felipe Guerra.
 
Meu engajamento coletivo iniciou-se em 1986, onde participei junto com 18 jovens(maioria moradores da rua do Mossego) da criação do Grupo de Artes Novas Estrelas – GANE, onde criamos a peça “Terra dos Loucos” uma comédia que consistia em apresentar piadas representando-as, através de seus personagens. O grupo se desfez, e transformou-se em um pequeno Grupo de Conscientização Política – GCP que junto com grupo de Jovens da Paróquia chegou a participar da promoção e organização do Debate entre os candidatos a Prefeito em 1988. Paralelamente, iniciei a participação política na base do Movimento Estudantil da ETFRN, engajando-se no processo de escolha direta da Nova Direção da ETFRN, e no movimento contra a EstadualizaçãoPrivatização das Escolas Técnicas Federais, e Luta pela abertura de Concurso Público para mais Professores. Este Movimento contra a Política do Então Presidente José Sarney e Governador Geraldo Melo, enfrentou  a Polícia de Geraldo Melo que mandou invadir a ETFRN e descer o sarrafo nos estudantes, agredindo com cassetetes e bomba de gás Lacrimogênio. Denunciamos a arbitrariedade com manifestação de milhares de estudantes em passeata da ETFRN até a Assembleia Legislativa.
 
No campo político partidário filiei-me ao PT em 1988, apoiando e lutando pela eleição de nosso então candidato Professor Arlindo Lopes Barbosa e de nossos candidatos a vereadores, onde particularmente apoiei Francisco Canindé dos Santos. Participei apoiando como estudante da 1ª greve dos Funcionários e dos Professores da rede Municipal e apoio a fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, e de sua permanência e fortalecimento em quase todas as gestões, articulando possíveis lideranças para assumir a direção. Em 1989 participei ativamente da 1ª campanha presidencial de Lula para Presidente, contribuindo na coordenação e mobilização, onde fui delegado pela coligação no processo de apuração dos votos. Passei a integrar como membro do Diretório Municipal desde então, onde fui Presidente por 2 vezes, Vice-Presidente e agora Secretário de Movimentos Populares, e ex – membro do Diretório Estadual do PT/RN.
 
Em 1990, engajamo-nos na campanha para Governador de Salomão Gurgel e de nossos candidatos a Senadores, Deputados Federais e Estaduais, onde apoiamos as candidaturas de Fernando Mineiro para Deputado Federal e Júnior Souto(Eleito) Deputado Estadual em 1990. Participei da Assessoria dos Mandatos de Deputados (a) Estaduais do PT/RN de Júnior Souto 19911994 e Fátima Bezerra 19951999. Participei de todas as campanhas Eleitorais Locais e Nacionais desde 1988 até hoje ativamente como militantedirigente  apoiando, coordenando ou como ex-candidato a Vereador em 1992 e 2004; Prefeito em 2000(enfrentando o poderio político e econômico do então Senador Agnelo Alves e do Prefeito Raimundo Marciano (cujo debate entre os candidatos a prefeito segundo a opinião pública do Município nos deu como vencedor)  ex - candidato a Deputado Estadual em 2002 e 2006, ambos com a vitória de Lula, e de nossos candidatos: Companheira Fátima Bezerra-Deputada Federal e Mineiro Deputado Estadual e das campanhas de Dilma Rousseft para Presidente e Fátima Bezerra Senadora, Adriano Gadelha Deputado Federal e Mineiro Deputado Estadual. Nas ultimas Campanhas Municipais apoiamos Mauricio Marques e Coronel Taveira para  Prefeito e José Amorim Vereador do PT.
 
Em 1991 criamos o Conselho Comunitário do Centro de Parnamirim – CONCCEP, o qual fui Presidente. No CONCCEP encabeçamos diversas ações políticas (junto com outras organizações) entre elas, a luta contra a cobrança abusiva das custas cartoriais que não expunham publicamente e nem cumpriam os preços da Tabela de Custas e Emolumentos Cartoriais expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado por meio de Resolução; Promoção do Debate sobre a Violência e a Pena de Morte; Criação do Projeto de Tribuna Popular na Câmara Municipal; Proposição da Criação do Projeto de Lei de Criação do Diário Oficial do Município; Realizamos o Fórum Municipal de Educação com o tema “Educação em Foco Perspectiva e Realidade”; Mobilização pela redução das tarifas, pontualidade e qualidade dos Transportes Intermunicipais ParnamirimNatal-Natal Parnamirim; Atos de comemoração do dia 1º de Maio e outras datas da agenda de Luta dos Movimentos Sociais, entre outras ações. Participei do Comitê da Cidadania Pela Ética na Política e contra a Corrupção. Ainda nos anos 90, como camelô, participei na organização e mobilização dos feirantes e camelôs contra a forma da remoção destes, do Centro para Santos Reis, sem as condições adequadas para comercialização na época no Mercado Novo. 
 
Em junho de 1999 até o momento milito na Organização Não Governamental vinculada a Igreja Católica da Arquidiocese de Natal, no Serviço de Assistência Rural – SAR, atuando na formação de Jovens, Mulheres e homens lideranças comunitárias para o exercício do Controle Social das Políticas Públicas, atuando como educador social, contribuindo na formação política para atuação nos conselhos municipais de políticas públicas. Espaço o qual representei no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC/RN) e na Coordenação Executiva do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - Fórum DCARN. Delegado na VI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e nas Conferências Nacionais de Saúde e fui Conselheiro Municipal de Saúde representando a Paróquia Nossa Senhora de Fátima; Ex-Aluno e ex-coordenador da Escola Fé e Política Pe. Sabino Gentilli; Representando o SAR na Articulação Nacional de Práticas de Educação Popular em Saúde – ANEPSRN e na Rede de Usuários do SUS/RN. 
 
Sou grato por ter este histórico de militância nos espaços politico partidário do Partido dos Trabalhadores e nos espaços de formação politica na Igreja Católica, especialmente ao convívio com os (as) companheiros (as) dos segmentos ligados a teologia da libertação, da Pastoral Operária, da PJMP.