Política

Bolsonaro passa mal em agenda política em Goiás e retorna às pressas a Brasília

20/06/2025 15h57

Bolsonaro passa mal em agenda política em Goiás e retorna às pressas a Brasília

Foto: Antonio Augusto/STF
 
 
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a enfrentar problemas de saúde durante uma agenda política nesta sexta-feira (20), em Goiânia. Ele precisou deixar às pressas um compromisso no Frigorífico Goiás, onde começou a se sentir mal com sintomas de náuseas e indisposição estomacal. Como consequência, cancelou compromissos em Anápolis, incluindo uma cerimônia onde receberia um Diploma de Honra ao Mérito no Teatro São Francisco.
 
Segundo informações da sua assessoria, Bolsonaro já estava indisposto desde a quinta-feira (19), quando participou de uma homenagem na Câmara de Aparecida de Goiânia. Durante o evento, ele interrompeu o discurso para pedir desculpas: “Desculpa, eu estou muito mal. Eu vomito 10 vezes por dia”.
 
Antes de cancelar a agenda, Bolsonaro ainda participou de um café da manhã com aliados e foi visto sendo amparado por apoiadores que faziam orações. Nas redes sociais, vídeos e fotos mostram o ex-presidente recebendo carinho nas ruas, apesar do visível mal-estar.
 
Bolsonaro foi imediatamente levado para Brasília para acompanhamento médico. O episódio ocorre apenas dois meses após ele ter passado por uma cirurgia no abdômen, relacionada às consequências da facada sofrida em 2018 durante a campanha presidencial. A cirurgia em abril deste ano, feita no Hospital Vila Nova Star, após o ex-presidente passar mal em visita do Rio Grande do Norte, tratou de obstruções intestinais e reconstrução da parede abdominal, exigindo cerca de 12 horas de procedimento e uma internação de 21 dias, com parte do tempo na UTI.
 
Desde o atentado em Juiz de Fora, o ex-presidente lida com complicações crônicas no sistema digestivo, tendo passado por ao menos seis cirurgias até agora. Segundo aliados próximos, as queixas de enjoo e vômitos são frequentes e têm afetado sua rotina de compromissos políticos.
 
Nesta quinta-feira, Bolsonaro também havia participado da feira Agrovem 2025, um dos maiores eventos do agronegócio em Goiás, onde foi homenageado com o título de "Primeiro Comendador da Feira". Ele estava acompanhado de políticos aliados como o senador Wilder Morais (PL) e os deputados Gustavo Gayer (PL) e Fred Rodrigues (PL).
 
A expectativa é que, após repouso e avaliações médicas, a equipe do ex-presidente reavalie as próximas agendas de Bolsonaro, que incluem compromissos partidários e participações no projeto Rota 22 pelo país.