Eventos
Autor quilombola lança livro sobre sua comunidade na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo
01/07/2024 10h07
Foto: Divulgação / Fundação José Augusto
Professor da Rede Estadual de Ensino e Faculdade Caicoense Santa Terezinha, o pesquisador doutorando Sebastião Genicarlos dos Santos lança na próxima terça-feira (02), às 18h, “O Cachimbo de Imbém – Estratégias de Resistência dos Quilombolas da Boa Vista dos Negros”, na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, em Natal (RN). Resultado de sua pesquisa para mestrado em Antropologia Social, o livro é uma edição do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento Estadual de Imprensa (DEI-RN), com apoio da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (FJA).
Com a edição deste livro, o historiador Sebastião, formado em História pela UFRN, campus de Caicó, mestre em Antropologia Social pela mesma instituição, e agora doutorando pela UFRPE, presta um grande serviço à sua comunidade Boa Vista dos Negros, contando em livro as estratégias de resistência do seu povo. “Sou membro da comunidade, faço parte da nona geração de Tereza, que foi a matriarca. Os meus ancestrais são dos troncos familiares, Fernandes da Cruz, Miguel e Faé. Quando entrei na graduação, sentia que se sabia muito pouco a história da comunidade, então me senti no dever de desenvolver uma pesquisa que pudesse trazer respostas às questões que me inquietavam”, explicou.
.jpeg)
Seu trabalho de pesquisa iniciou ainda na graduação e aprofundou no mestrado, sempre relacionando com o contexto seridoense. “No trabalho de mestrado, cujo resultado é o livro que estou lançando, faço uma junção da perspectiva da Antropologia com a da História”, conta. Durante muito tempo, ele trabalhou em pesquisas relacionadas à sociedade seridoense, sob a orientação do professor Muirakytan Macêdo (falecido em 2021) e e da professora Julie Cavignac, autora do prefácio da obra. No doutorado, ele está pesquisando a presença e atuação de população negra no Seridó, ao longo dos séculos 18 e 19.
O pesquisador tem 44 anos, mora em Parelhas, e realizou seus estudos desde a alfabetização entre Caicó e Parelhas. “Sempre estive no trânsito entre as duas cidades e a comunidade Boa Vista, porque meu pai era comerciante agora está aposentado, e minha mãe é de Caicó. Então, a gente morava um tempo em Caicó, depois voltava pra Parelhas”, relata.
EDIÇÃO – Flávia Assaf, diretora do DEI-RN, fala sobre a importância da obra, principalmente por ser escrita por um membro da comunidade, fato que traz mais pertencimento ao que é relatado. “Com esta realização, o Governo do Estado dá um importante passo para o reconhecimento das comunidades tradicionais como pilares da construção histórica, social e cultural do povo potiguar”, destaca. A gestora informa que o parque gráfico do Departamento de Imprensa está ativo e tem prestado relevantes serviços, principalmente para a Educação pública.
SERVIÇO: Lançamento do livro “O Cachimbo de Imbém” | Autor Sebastião Genicarlos dos Santos
02 de julho de 2024 (terça-feira)
18h – entrada livre!
Biblioteca Estadual Câmara Cascudo. Rua Potengi, 535. Petrópolis. Natal. (RN).
Fonte: Fundação José Augusto