Força-tarefa do MCom, Anatel e operadoras atua para reestabelecer a comunicação no RS

09/05/2024 12h57


Força-tarefa do MCom, Anatel e operadoras atua para reestabelecer a comunicação no RS

Foto: Shizuo Alves/MCom
 
A força-tarefa do Ministério das Comunicações, Anatel e operadoras reduziu de 12 para quatro cidades no estado sem serviços de telecomunicações. São elas: Arroio do Meio, Doutor Ricardo, Eldorado do Sul e Progresso. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, viajou ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (09) para acompanhar as ações de combate aos efeitos da catástrofe climática na região.
 
"Nós temos urgência em restabelecer a comunicação em todas as cidades do Rio Grande do Sul. O estado enfrenta uma das maiores crises climáticas da sua história. Somos todos solidários e estamos totalmente empenhados em ajudar a combater os efeitos das chuvas", disse Juscelino.
 
Com a abertura de roaming entre as prestadoras, que é o serviço que permite ao cidadão se manter conectado com rede de outra prestadora quando a sua prestadora original sai do ar, os impactos sobre os serviços de telecomunicações foram minimizados. Com isso, os usuários podem utilizar ao menos uma operadora nos 222 municípios gaúchos com serviços de telecomunicações afetados de forma parcial.
 
De acordo com dados da Anatel, há 271 cidades no estado com funcionamento pleno dos sistemas de telecomunicações.
 
Além disso, as operadoras vão manter o sinal dos clientes inadimplentes no Rio Grande do Sul. Isso permite que os usuários da região utilizem a rede, mesmo que tenham plano pré-pago e estejam sem créditos.
 
Ações
 
O Ministério das Comunicações disponibilizou 34 antenas de emergência da Telebras para apoiar as equipes de resgate, centros de Comando de Crise, hospitais de campanha e abrigos com internet de banda larga nas regiões atingidas pelas enchentes.
 
A rede de agências dos Correios nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul (no RS, apenas algumas cidades) e no Distrito Federal está disponível para doações para o Rio Grande do Sul. São aceitos itens como água (prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet.

Fonte: Com informações de Ascom MCom