Jornada Pedagógica 2024 no RN tem como tema “Equidade na Educação: Garantia de Aprendizagem e Respeito às Diversidades”

21/02/2024 06h54


Jornada Pedagógica 2024 no RN tem como tema “Equidade na Educação: Garantia de Aprendizagem e Respeito às Diversidades”

Foto: Divulgação/Governo do RN (Humberto Sales)

 

A busca pela equidade na educação ganha destaque na abertura da Jornada Pedagógica deste ano, promovida pelo Governo do Rio Grande do Norte. Com o tema central “Equidade na Educação: Garantia de Aprendizagem e Respeito às Diversidades”, o evento, realizado na manhã desta terça-feira (20) na Escola de Governo em Natal, reuniu educadores, gestores escolares e demais profissionais da 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura para discutir estratégias que promovam uma educação mais inclusiva e igualitária. A governadora Fátima Bezerra presidiu a mesa de abertura do evento.

A jornada pedagógica das escolas estaduais da região de Natal, que se estenderá até amanhã, tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão, capacitação e troca de experiências entre os participantes. Por todo o Estado, as atividades estão reunindo educadores e gestores.

Durante a cerimônia de abertura, a governadora do RN, professora Fátima Bezerra destacou a importância de se promover uma educação que respeite e valorize as diferentes realidades e identidades dos estudantes. “A equidade na educação não se resume apenas a garantir o acesso à escola, mas também a assegurar que todos os alunos tenham oportunidades iguais de aprendizagem. Mesmo diante das dificuldades que nosso Estado enfrenta, continuamos garantindo importantes investimentos para a área”, frisou a governadora.

A chefe do Executivo destacou novidades para a rede estadual de educação, como a aquisição de 20 mil chromebooks para professores, a continuidade do processo de manutenção e reforma das unidades estaduais, o fortalecimento das ações relativas ao Busca Ativa Escolar e enfatizou seu compromisso com a categoria ao reafirmar o cumprimento do Piso do Magistério.

Diversas atividades serão realizadas pelos participantes, incluindo palestras, mesas-redondas, oficinas e grupos de trabalho, que abordarão temas como inclusão, diversidade cultural, práticas pedagógicas inclusivas, entre outros.

“Esse é um momento importante para todos nós. Quero externar minha gratidão pelo trabalho que é realizado no chão da escola, onde a educação acontece. Temos indicadores que mostram que esse comprometimento tem dado resultados animadores. Peço que esse trabalho continue e que nenhum estudante fique sem aula, sem sua vaga garantida”, destacou a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Durante o evento foram homenageadas as escolas que tiveram bom desempenho nas avaliações do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS) e no número de estudantes aprovados no SISU. Além disso, das mãos da governadora Fátima Bezerra, estudantes aprovados em universidades públicas receberam comendas de honra ao mérito educacional.

Para o promotor de Justiça do Ministério Público do RN e coordenador das promotorias de Justiça de Defesa da Educação da Comarca de Natal, Oscar Dutra, a jornada pedagógica é uma oportunidade única para os profissionais da educação ampliarem seus conhecimentos e repensarem suas práticas. “É fundamental que estejamos sempre em constante formação e atualização, buscando novas maneiras de tornar a educação mais justa e inclusiva para todos os nossos alunos”, ressaltou o jurista.

Além das autoridades citadas estiveram presentes no evento Francisco Medeiros, deputado estadual, Jarbas Araújo, coordenador da 1ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Natal), Glauciane Pinheiro, coordenadora de Desenvolvimento Escolar, Magnólia Morais, coordenadora dos Órgãos Regionais de Educação, Lilian Mirelly, representante da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas, diversos diretores, vice-diretores, coordenadores escolares e de setores da SEEC.

 

Fonte: Governo do RN