Unidade de saúde situada em Parnamirim está desativada há oito meses e nenhum projeto foi apresentado pela gestão municipal, afirma pré-candidato nas eleições 2024

07/02/2024 11h14


Unidade de saúde situada em Parnamirim está desativada há oito meses e nenhum projeto foi apresentado pela gestão municipal, afirma pré-candidato nas eleições 2024

Foto: Reprodução

 

O prédio que fica no território de Parnamirim, mais precisamente situado na comunidade ‘Encanto Verde’ e onde funcionava uma Unidade de Saúde da Família (USF), que era mantida pela prefeitura de Natal, precisou ser devolvido após solicitação da prefeitura de Parnamirim, que também é proprietária do imóvel. A mudança que ocorreu em junho de 2023, foi necessária devido ao processo de territorialização da Atenção Primária do Distrito Sanitário Sul.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal orientou aos usuários do local a buscarem atendimento médico em outras unidades existentes no bairro.

A prefeitura de Parnamirim à época emitiu nota informando que "estudava a melhor forma para que a população do bairro não ficasse penalizada com a perda do serviço". Destacou ainda que os moradores da área poderiam buscar atendimento temporário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Parque das Orquídeas, Parque Industrial e na Suzete Cavalcanti.

No entanto, o que se sabe é que passados oito meses da entrega oficial do prédio à gestão municipal de Parnamirim, nada foi feito para garantir que os parnamirinenses possam receber os benefícios através de um equipamento público, que segue abandonado e sem qualquer perspectiva de funcionamento.

Para o pré-candidato à prefeitura de Parnamirim nas eleições deste ano, Marciano Júnior, esse é um dos muitos exemplos de unidades de públicas que o cidadão precisa e encontra de portas fechadas. Neste caso, de acordo com ele “não vemos a gestão municipal prestar qualquer esclarecimento, anunciar qualquer projeto voltado para esse local, deixando a comunidade completamente abandonada”.

“É triste vermos que isso se repete em vários bairros de Parnamirim, com outros espaços públicos também sem funcionamento e provocando falta de atendimento e benefícios para a população, isso precisa mudar”, observou Marciano Júnior.

Para moradores do local, como a aposentada Maria de Fátima, que reforça a dificuldade para encontrar atendimento médico, devido à distância.

“A gente precisa muito desse posto. Em Natal a gente não pode ser atendida, as opções que temos ficam distantes, e para quem não tem transporte próprio, fica difícil depender de pegar até duas conduções, ainda mais eu que tenho problema no joelho, é ainda mais difícil”, lamentou dona Maria de Fátima.

Nossa equipe entrou em contato com a secretaria de saúde de Parnamirim, porém não obtivemos nenhum retorno.

 

Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira, jornalista