Seplan/RN e Banco Mundial iniciam a 1ª Missão de preparação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável no RN II

23/01/2024 08h13


Seplan/RN e Banco Mundial iniciam a 1ª Missão de preparação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável no RN II

Foto: Divulgação

 

Em um esforço conjunto entre a Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão (SEPLAN), demais secretarias executoras e especialistas do Banco Mundial, foi dado início, nesta segunda-feira (22), a 1ª Missão de Preparação para a Fase 2 do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (RN Sustentável II).

No período de 22 a 25 de janeiro de 2024, as equipes se reunirão para a elaboração do PAD - Project Appraisal Document (Documento de Avaliação de Projeto), essencial para formalizar as minutas contratuais e negociar o novo empréstimo junto ao Governo Federal. A ênfase das discussões recairá sobre a elaboração deste documento e na análise da Nota Conceitual do Projeto.

“Mais um passo que damos na busca por recursos para o desenvolvimento do Estado. A governadora Fátima Bezerra não abre mão dessa parceria com o Banco Mundial e estaremos juntos, Banco e toda a nossa equipe SEPLAN, para elaborar os documentos necessários que atendam à preparação dessa fase do projeto”, pontuou a secretária de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão, Virgínia Ferreira, que completou: “Conto com todos vocês para fazerem um trabalho tão eficiente quanto o que foi desenvolvido no Governo Cidadão”.

Durante a abertura, o gerente do Banco Mundial para o Projeto, Leonardo Bichara, destacou alguns detalhes sobre a Nota Conceitual. O documento aborda objetivos específicos, a viabilidade das ações, o alinhamento com o Banco Mundial, o contexto socioeconômico estadual, os métodos a serem adotados, entre outros pontos fundamentais para a nova fase do projeto.

“Já começamos a semana de Missão com a boa notícia de que a Nota Conceitual foi submetida e aprovada pela diretoria do Banco Mundial, na semana passada. Assim, damos início de maneira formal à preparação para essa nova etapa do Projeto”, pontuou Leonardo Bichara.

Fase 2 – Projeto integrado de desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte (RN SUSTENTÁVEL II)

Os objetivos desta nova fase concentram-se na melhoria da infraestrutura regional, com destaque para a recuperação da malha viária, no fortalecimento do turismo responsável de base comunitária e na promoção da inclusão produtiva, facilitando o acesso ao mercado para agricultores familiares.

“Essa etapa representa um passo significativo para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte. Por isso, estamos reunindo esforços estratégicos entre o Executivo estadual e o Banco Mundial, na expectativa de que as ações delineadas durante essa missão contribuam de maneira efetiva para o progresso socioeconômico do Estado”, concluiu o secretário adjunto do Planejamento, Dionísio Gomes.

Durante a tarde, a discussão se deu em torno das ações de Inclusão Produtiva e Turismo Responsável, com as unidades que executarão as ações – SEDRAF, EMATER E SETUR –, definindo o escopo do componente, as atividades a serem desenvolvidas, os beneficiários, entre outros pontos.

Ainda estiveram presentes à agenda desta segunda-feira, a gerente executiva do Projeto, Ana Guedes; equipes dos Núcleos Ambiental, Social, de Engenharia e de Comunicação da Seplan/Projeto; os

secretários de Estado do Desenvolvimento Regional e Agricultura familiar (SEDRAF), Alexandre Lima; de Turismo (SETUR), Solange Portela; a diretora do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Natércia Nunes; os diretores Geral e Administrativo do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (EMATER RN), César Oliveira e Fabiano Lima, junto às equipes desses órgãos.

Pelo Banco Mundial, participaram de forma presencial e à remoto: o co-gerente de Projeto para o Banco Mundial, Carlos Bellas Lamas; e a equipe de consultores especialistas: Leonardo Nascimento; Adriana Martins; Ana Roumani; Maria Florencia; João Guilherme; Juliana Paiva; Paulo Francisco; Clarice Mendonça, Luís Dias, Lauro Bassi e Eric Shayer.

 

Fonte: Assecom