Programa cirúrgico 'Operação Sorriso', em Mossoró, tem a participação da Sesap

09/01/2024 09h38


Programa cirúrgico 'Operação Sorriso', em Mossoró, tem a participação da Sesap

Foto: Divulgação/Sesap
 
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está participando diretamente do 7° programa cirúrgico da Operação Sorriso, em Mossoró. A cooperação com o serviço voluntário, que é um dos maiores do mundo na área médica, visa ampliar o atendimento a pessoas com fissura labiopalatina. O mutirão teve início no último sábado (6) e segue até essa sexta-feira (12).
 
A Sesap apoia a Operação Sorriso através da equipe multidisciplinar do Núcleo de Atendimento Integral ao Paciente com Fissura Labiopalatina (NAIF), vinculado ao Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (CERAE), juntamente com cerca de 50 profissionais voluntários, vindos de várias regiões do Brasil e até de outros países participam do programa. A ação também conta com a parceria da Secretaria de Saúde de Mossoró, do Albergue de Mossoró e da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
 
“Essa ação é de grande importância, porque não só permite acelerar o andamento da fila das cirurgias, mas também chama a atenção para essa causa, ainda pouco conhecida e pouco divulgada. Além disso, por reunir uma equipe completa de profissionais, a ação não se limita à realização de cirurgias,  mas abrange também um trabalho de orientação junto aos pacientes e capacitação da equipe local, propiciando uma rica troca de experiências”, destacou a coordenadora do NAIF, Suily Alencar.
 
O trabalho foi iniciado no sábado (6), com a triagem dos pacientes, que foram avaliados por especialistas. A partir disso, foram selecionados os que passarão pelas cirurgias, que iniciam hoje (9) e vão até a próxima sexta-feira (12). Dois cirurgiões da Sesap integram a equipe de realização de procedimentos.
 
Neste ano, foram atendidos 66 pacientes na triagem, dos quais 37 foram selecionados para cirurgias, a serem realizadas simultaneamente em quatro centros cirúrgicos do Hospital Wilson Rosado.
 
O seguimento do cuidado dos pacientes operados será realizado pela equipe do NAIF, que conta com uma equipe composta por assistente social, enfermeiro, cirurgião plástico, ortodontista, fonoaudiólogo, psicólogo, geneticista e otorrinolaringologista e
várias especialidades de reabilitação. Para isso, a equipe cadastra os pacientes no Cadastro Único de Identificação das Pessoas com Fissura Labiopalatina no RN (CADUF).
 
Fissura labiopalatina
 
A fissura labiopalatina é um defeito congênito que ocorre durante a formação do feto. É o problema congênito mais comum entre as malformações que afetam a face do ser humano. Pode atingir apenas o lábio, o palato ou ambos, ocasionando problemas como dificuldade para comer, beber e falar ou mesmo perda auditiva.
 
O tratamento da fissura labiopalatina geralmente envolve uma série de cirurgias, que começam a ser realizadas nos primeiros meses de vida. No início, destinam-se à correção do lábio e/ou palato, mas outros procedimentos podem ser necessários ao longo da vida, para corrigir problemas, como os dentários ou ortodônticos. 
 
As cirurgias possibilitam melhorar a qualidade de vida dos pacientes, facilitando a alimentação, a fala e a audição, além de contribuírem para o aumento da sua autoestima, já que muitas vezes são alvo de preconceito e discriminação.
 
No Rio Grande do Norte, adultos que não passaram por um tratamento adequado na infância podem entrar em contato com o NAIF/CERAE. O encaminhamento é realizado pela Atenção Primária à Saúde do município, pela maternidade onde a criança nasceu, por outros serviços ou por demanda espontânea por meio dos e-mails: agendaceraern.gov@gmail.com ou nfissurados.rn.gov@gmail.com.
 
É importante também fazer o cadastro do paciente no CADUF, por meio do link https://caduf.saude.rn.gov.br/index.php?class=LoginForm.
 

Fonte: Ascom Sesap