Com o tema ‘Democracia, Soberania e União’, desfile de 7 de Setembro em Brasília contará com mais de 2 mil militares e estudantes

04/09/2023 08h18


Com o tema ‘Democracia, Soberania e União’, desfile de 7 de Setembro em Brasília contará com mais de 2 mil militares e estudantes

Foto: Divulgação/Governo Federal

 

Com o tema “Democracia, soberania e união”, o Desfile de 7 de Setembro, na próxima quinta-feira (07/09), tem previsão de início às 9h na Esplanada dos Ministérios. Organizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a celebração, que deve durar cerca de duas horas, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A cerimônia, com expectativa de público de 30 mil pessoas, será aberta pela Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas (1ºRCG), os Dragões da Independência, e o coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília, que executarão o Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência.

Em seguida, o comandante militar do Planalto, general de Divisão Ricardo Piai Carmona, apresentará toda a tropa ao presidente da República e solicitará autorização para dar início ao desfile.

O medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio-2020, o 3º sargento Hebert Conceição, vai começar o desfile conduzindo o fogo simbólico da Pátria. O atleta será acompanhado por esportistas e alunos dos colégios militares de Brasília, que representam o futuro do povo brasileiro.

Em seguida, com o tema “Com Educação se constrói um país”, a Secretaria de Educação do Distrito Federal apresentará, no desfile escolar, mais de 550 alunos de escolas públicas e projetos sociais do DF.

Fechando o grupamento escolar, as bandeiras, do Brasil, dos estados e do Distrito Federal serão conduzidas por estudantes do Centro Educacional 619 de Samambaia.

Eixos temáticos

Em 2023, o desfile contará com uma novidade. Haverá quatro eixos temáticos durante o desfile: “Paz e Soberania”, composto por militares das Forças Armadas que participaram de missões de paz das Nações Unidas (ONU) e integrantes de associações que cultuam a memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB); “Ciência e Tecnologia”, com alunos dos Institutos Militar de Engenharia, Tecnológico da Aeronáutica e engenheiros militares da Marinha do Brasil; “Saúde e Vacinação”, representado por integrantes do serviço de saúde das três Forças, além do “Zé Gotinha”; e “Defesa da Amazônia”, com militares do Exército Brasileiro, entre eles, soldados de origem indígena, oriundos da 2ª Brigada de Infantaria de Selva, de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Desfile militar

 Em 2023, ao todo, devem participar do desfile a pé cerca de 2 mil militares, sendo aproximadamente 600 da Marinha do Brasil (MB), 1 mil do Exército Brasileiro (EB) e 400 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Com veículos e tropas de diversas organizações militares, o desfile será comandado pelo general de Brigada Rafael de Castro Trovizo, comandante da 11ª Região Militar - Região "Tenente Coronel Luiz Cruls".

A Marinha abrirá o desfile com a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, seguida pelo capitão de Mar e Guerra (FN) Heringer, comandante do subgrupamento da Marinha e seu Estado-Maior. O desfile da Marinha contará também com os aspirantes da Escola Naval do Rio de Janeiro, com militares do 7º Distrito Naval da área de Brasília, com fuzileiros navais de Brasília e com militares de Operações Especiais do Rio de Janeiro.

Em seu desfile motorizado, a Marinha apresentará um total de 14 viaturas dos seguintes tipos: Carros Lagarta Anfíbios (CLANF), lançadoras do Sistema Astros, blindadas Piranha IIIC e M113, blindadas especiais JLTV, Marruá com mísseis Mistral, obuseiros 105mm L l118 Light Gun, além de motos Harley-Davidson.

Em seu componente aéreo, a Marinha apresentará um total de sete aeronaves dos seguintes modelos: aviões de Caça AF-1 (Skyhawk), helicópteros de médio porte UH-15/15A (Super Cougar), helicópteros antissubmarino SH-16 (Seahawk) e de esclarecimento e ataque AH-11B (Lynx).

A Marinha será sucedida pelo Exército Brasileiro, que este ano celebra os 220 anos do nascimento de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Além dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e dos alunos do Colégio Militar de Brasília, o desfile do EB terá militares do Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva, do grupamento feminino, do Batalhão da Guarda Presidencial, do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado, do 32º Grupo de Artilharia de Campanha e do Comando de Operações Especiais.

No desfile motorizado, serão utilizadas 88 viaturas, incluindo veículos sobre rodas, como a VBTP-MR Guarani (viatura blindada de transporte de pessoal médio sobre rodas) e a VBMT-LSR 4×4 Lince K2, (viatura blindada multitarefa-leve sobre rodas), entre outras. O Exército ainda exibirá, entre outros, as viaturas blindadas de combate sobre lagartas Leopard 1A5 e os M60 A3 TTS; as viaturas blindadas de combate aéreo Gepard 1A2 e o obuseiro autopropulsado M109 A5, além do sistema ASTROS II, fabricado pela empresa brasileira Avibras, que consiste em lançadores múltiplos de foguetes para saturação de área.

No desfile aéreo, também haverá 12 aeronaves, sendo nove helicópteros Esquilo/Fennec (HA-1A), dois helicópteros Pantera K2 (HM-1A) e outro HM-4 Jaguar.

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentará, para toda a população, o desfile da tropa em solo, que será integrado pela Banda de Música da OSFAB, pelo Grupamento de Comando da Tropa da FAB, pela Academia da Força Aérea Brasileira (AFA), pelo Grupamento de Aeronavegantes, pelo Grupamento Feminino, pela Companhia de Cerimonial Santos Dumont e pelos Motociclistas. Com isso, haverá o envolvimento de mais de 400 militares da FAB sob a coordenação do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR).

Haverá, ainda, uma apresentação aérea, que neste ano, será composta pelas aeronaves KC-130 Hércules, A-1M, E-99, R-99, KC-390 Millennium e o F-39 Gripen. São vetores aéreos que atuam na defesa e integração do território nacional, por meio das ações de transporte aerologístico, reabastecimento em voo, ataque, reconhecimento aéreo, controle e alarme em voo, combate a incêndio em voo, defesa aérea e policiamento do espaço aéreo.

Em complemento, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, também fará uma apresentação especial nos céus de Brasília. O grupo é composto por sete aeronaves A-29 Super Tucano, de fabricação nacional.

Na sequência, desfilarão na Esplanada alunos do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal e militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que fará uma apresentação com a sua Banda de Música.

Em seguida, o Colégio Militar Dom Pedro II, da Academia de Bombeiro Militar, do grupamento feminino e dos pelotões de Comando Especializado e de Unidades Multiemprego.

O desfile motorizado do CBMDF contará com viaturas auto rápido florestal e tipo auto salvamento e extinção, motos de resgate, auto bombas tanque, destacamento motomecanizado, entre outros. Já o desfile aéreo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal contará com um helicóptero EC-135 e a aeronave Air Tractor.

O tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça da FAB ocorrerá no final do desfile. Como nos anos anteriores, a Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB) também será uma das atrações finais do Desfile de 7 de Setembro. O desfile hipomóvel encerra a solenidade com a passagem do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda, os Dragões da Independência.

 

Fonte: Governo Federal