Advogado Luiz Gomes recebe apoio em sessão ordinária do Conselho Seccional da OAB/RN para candidatura à vaga de Ministro do TST

22/07/2023 13h09


Advogado Luiz Gomes recebe apoio em sessão ordinária do Conselho Seccional da OAB/RN para candidatura à vaga de Ministro do TST

Foto: Divulgação/OAB-RN

 

A moção de apoio à candidatura do advogado trabalhista, Luiz Gomes, à vaga de Ministro como representante do Quinto Constitucional da Advocacia Brasileira, aberta no Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi apresentada pela Associação Norteriograndense dos Advogados Trabalhistas (Anatra), também subscrita por todos os ex-presidentes da instituição dos últimos 40 anos, na tarde desta sexta-feira (20), em sessão ordinária do Conselho Seccional da OAB/RN.

Durante a sessão conduzida pelo presidente Aldo Medeiros, advogados presentes fizeram questão de destacar e importância do nome do especialista, que atua no direito trabalhista há mais de 28 anos.

O atual presidente da Anatra, Alexandre Pinto, realizou a entrega da moção e manifestou apoio irrestrito ao nome de Luiz Gomes para a cota da advocacia, que para a Associação, é o hoje o maior representante da área trabalhista dentre os demais concorrentes, e que isso servirá para garantir que o direito trabalhista tenha realmente um representante legítimo.

“Manifestamos total apoio e que isso sirva para corrigir um equívoco histórico referente à escolha, no passado, de advogado para ocupar o cargo de Ministro do Trabalho que não era da área. Então hoje aprovamos com muito orgulho o nome de Luiz Gomes”, reforçou. 

O advogado Glaydon Soares, ex-presidente da Anatra, ressaltou o apoio e encorajamento ao colega ao enfrentar a disputa e destacou que Luiz Gomes vibra pela advocacia trabalhista.

“Sabemos que não é fácil e o todo apoio é válido. É um desafio e desejamos êxito nas etapas até à vitória”, disse.

“Como advogada trabalhista me sinto feliz com essa candidatura. Reconheço o trabalho e a carreira de Luiz Gomes, um verdadeiro militante que conhece e defende o direto direito trabalhista e as nossas lutas. Com ele no TST, finalmente seremos bem representados”, declarou a advogada e conselheira, Vanessa Barbalho, ex-secretária geral da Anatra.

Já para o advogado, conselheiro e diretor da Anatra, Rafael Diniz, que atua na área trabalhista no interior do Rio Grande do Norte, o nome de Luiz Gomes, apresentado pela Anatra, é o melhor para ocupar o cargo.

“Não há nome melhor para nos representar na Corte Trabalhista. Desde já desejo muito sucesso”, frisou.

Ainda durante a sessão a advogada e conselheira Eliane Lemos também fez questão de declarar apoio ao colega.

“É uma alegria saber que teremos um representante da advocacia trabalhista potiguar, merecemos essa representação”, afirmou.

Ao se manifestar, Luiz Gomes expôs o seu agradecimento a todo o apoio e intensificou a importância da representatividade da advocacia brasileira na vaga do Quinto Constitucional ao TST.

“Agradeço por essa oportunidade e pelas manifestações de apoio de todos. Me sinto muito feliz pela chance de disputar à essa vaga. A representatividade da área trabalhista precisa de um advogado comprometido com a Ordem e com a advocacia, com as prerrogativas e com as lutas da OAB e a minha trajetória e presença das ações da entidade me deram experiência para essa representatividade. Tenho em minha militância o compromisso de reconhecer a necessidade de se ter alguém na Corte que conheça as lutas dos advogados trabalhistas”, informou Luiz Gomes.

Vaga de Ministro do TST

O Conselho Federal da OAB disponibilizou em abril deste ano, no Diário Eletrônico da OAB (DEOAB), o edital para a formação da lista sêxtupla constitucional para o preenchimento de vaga destinada à advocacia, no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O rito para a formação da Lista Sêxtupla, após o prazo da formalização por parte dos interessados, segue através do   Conselho Federal da OAB com a escolha de seis nomes, a partir de votação, que deve ocorrer no dia 21 de agosto deste ano, durante sessão do Conselho Pleno da OAB, em Brasília.

Carreira e militância trabalhista

Especialista em legislação trabalhista, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Luiz Gomes reúne requisitos técnicos, intelectuais e morais indispensáveis para ocupar o cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho.

Advogado militante, dr. Luiz Gomes tem se mostrado ativo nas lides diárias na Justiça do Trabalho. Sempre esteve presente nos embates trabalhistas de forma colaborativa, contribuindo com os debates e as lutas para o aprimoramento e defesa da advocacia trabalhista e da Justiça do Trabalho do Brasil.

Luiz Gomes tem sua trajetória na advocacia marcada por atuações destacadas na Anatra, onde exerceu com destaque a Presidência da entidade por duas gestões, sendo hoje seu membro honorário vitalício. Na OAB/RN foi o primeiro Presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista (Comatra) e primeiro Ouvidor, no Conselho Federal da OAB. Como Conselheiro Federal, ocupou a Secretaria Geral da Comissão Nacional de Direitos Humanos, além de membro da Primeira Câmara e do Órgão Especial do CFOAB, na Associação Brasileira dos Advogados (Abrat), atuou como seu dirigente de 2004 a 2012.

 

Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira