Acidentes de trânsito reduzem no RN, mas Detran alerta para a educação como aliada na redução de ocorrências

28/12/2022 11h07

Por: Da redação do PN, Gabrielle Borges

Acidentes de trânsito reduzem no RN, mas Detran alerta para a educação como aliada na redução de ocorrências

Foto: Detran/RN
 

Segundo o Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte (Detran-RN), houve uma diminuição nos números de acidentes de trânsito. Em 2018, foram registrados um total de 4.542 acidentes, já neste ano de 2022 o número caiu para 3.581.

Uma das práticas que podem explicar a baixa nos números, é o compromisso da população em relação aos cuidados no trânsito e também as iniciativas educativas da Coordenadoria de Educação e Fiscalização (Coefi) do Detran-RN que realiza ações disciplinares, como blitz, comandos educativos e palestras em escolas para alunos a partir do 9° ano e até o ensino médio, período que os jovens passam a sonhar com a CNH. Ao final das exposições, os estudantes fazem uma peça referente aos aprendizados adquiridos durante as palestras, fortalecendo a educação de trânsito.

Além das ações nas escolas, a coordenadora pedagógica do Detran/RN, Evany da Costa, reforça a importância de ações educacionais nas ruas e em praias, principalmente no período de verão, como explica. “Nesse período nós intensificamos as ações, por causa do número de turistas na cidade”, reforça.

Uedy Cabral, técnico em instrução de trânsito do Detran, ressalta a importância da educação de trânsito, já que os motoristas devem estar cientes das normas para que a redução de números de acidentes e mortos diminua, gerando uma cadeia de melhorias para o estado, como a redução do número de internados no hospital. De acordo com ele, o condutor precisa saber sobre o estatuto.“Só não basta passar na prova do Detran-RN, o condutor tem que se atualizar sobre as normas de trânsito”, conclui.  

Dicas para os condutores de veículos

Manter uma distância segura entre veículos

Usar cinto de segurança

Usar capacete

Não dirigir embriagado

Respeitar a capacidade de número de passageiros no veículo

Crianças devem usar a cadeirinha

Respeitar a sinalização

Evitar brigas

 


Autor: Da redação do PN, Gabrielle Borges