Walfredo Gurgel e Associação de Voluntários Pró-Queimados, promovem ação de prevenção a queimaduras

11/10/2022 09h20


 Walfredo Gurgel e Associação de Voluntários Pró-Queimados, promovem ação de prevenção a queimaduras

Foto: Reprodução
 
 
No próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) do Hospital Walfredo Gurgel e a Associação de Voluntários Pró-Queimados (AVPQ), coordenam uma ação educativa de prevenção de queimaduras no Parque das Dunas, em Natal. Com início às 14h e término às 17h, o dia terá ações interativas com o público como: cozinha gigante demonstrativa para que o adulto perceba como uma criança pode sofrer queimaduras e assim evitar acidentes, atores com maquiagens em 3D simulando queimaduras de segundo e terceiro grau, entrega de panfletos alertando a população para os riscos com substâncias e produtos, além do teatro de bonecos e jogos com a equipe da Neoenergia Cosern
 
O evento conta também com o apoio do Corpo de Bombeiros que irá promover oficinas para as crianças e voluntários, estudantes de medicina da Liga de Cirurgia Plástica, que irão promover um quiz com a população com perguntas sobre o que fazer ou não frente às situações de queimadura. 
 
Nos dias 14 e 15 de outubro a cidade de Natal sedia o I Congresso Norte e Nordeste de Queimaduras, no Hotel Senac Barreira Roxa, organizado pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).  O encontro abordará as tendências no tratamento das queimaduras e reunirá aproximadamente 250 profissionais de todo Brasil. 
 
"Queremos um alcance para que a ciência transformativa seja visível e acessível para vários públicos, atingindo principalmente a população, modificando o olhar e reduzindo o número de pessoas queimadas", reflete Dr. Marco Almeida, presidente do Congresso. 
 
Na programação do congresso está prevista a realização de uma mesa redonda para discutir a responsabilidade social das empresas e segmentos relacionados a situações de risco de acidente de queimadura, com a presença de diversas entidades como Infraero, Neoenergia Cosern, OAB, FIERN, e Fecomércio. "As mesas redondas envolverão atores sociais e políticos para discutir melhorias e implementação de leis importantes que possam modificar, por exemplo, até as substâncias de tecidos na tentativa de evitar queimaduras. É o momento para que a gente consiga lançar novas realidades de políticas públicas, criar um marco documental para levar como propostas de projetos de lei, mudanças e novas realidades para a segurança da população", disse o coordenador. 
 
Na véspera do Congresso, dia 13 de outubro, haverá um curso nacional de normatização de atendimento ao queimado, com oitenta vagas disponibilizadas para servidores da rede estadual de saúde do RN, com simulações realistas e orientações fundamentais para que pessoas que sofram acidentes com queimaduras possam ser atendidas em qualquer local do território. 
 
Para inscrições, o Congresso tem como público-alvo: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, outros profissionais e acadêmicos da área da saúde. Informações: www.sbqueimaduras.org.br
 
 
 
 
 

Fonte: Ascom/Sesap