24/04/2022
A brasileira Rayssa Leal conquistou sua primeira medalha em um dos maiores torneio de skate mundial, o X Games. A atleta, de apenas 14 anos, conhecida como Fadinha do Skate, garantiu a medalha de ouro.
Ela sagrou-se campeã e mais jovem medalhista de street do X-Games, em final disputada na madrugada deste domingo no Zozo Marine Stadium, em Chiba, no Japão
Prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio no ano passado, o fenômeno mundial do skate nunca havia vencido esta competição.
O evento – que contou com competições também de BMX e Moto X – aconteceu entre 22 a 24 de abril e foi a primeira vez que o país asiático sediou o campeonato.
Nas redes sociais, Rayssa comemorou: Mais uma medalha do Japão pro Brasil. Obrigada pela torcida galerinha! Obrigada!
O segundo lugar ficou com a japonesa Funa Nakayama, medalhista olímpica de bronze, que oscilou entre as quatro primeiras posições. Só na volta final ela conseguiu superar sua compatriota Yumeka Oda.
Oda tinha manobras de impacto e acertou até um frontside blunt no corrimão mais alto, mas teve uma queda que a tirou do pódio, abrindo espaço para Funa.
A medalha de bronze ficou com a estreante australiana nos Jogos Chloe Covell, uma revelação de apenas 12 anos, caçulinha desta edição do X-Games, que conseguiu fazer manobras de base trocada (switch stance) e heelflips sobre o obstáculo de Tsuru, uma ave sagrada japonesa que simboliza sorte, longevidade e fortuna.
Outras brasileiras na prova, Pamela Rosa encerrou em sexto lugar, e Gabriela Mazetto foi a sétima colocada no skate street feminino.