Evandro Borges

10/05/2024 06h41
 
Governança turística nas Serras do Agreste Potiguar
 
Na quarta-feira passada, dia 08/05/24, foi realizada um evento do turismo com a participação da Secretária de Estado do Turismo – SETUR, com a ABIH/RN, ABAV/RN e a IGR – Instancia Governamental Regional, agora já transformada em Associação constituída, dentro de um esforço de mais de dois anos ininterruptos de intensas reuniões presenciais e virtuais, formação de consensos entre quatro Municípios da Região Serrana do Agreste Potiguar, São José do Campestre/RN, Passa e Fica, Serra de São Bento/RN e Monte das Gameleiras/RN.
 
É uma Associação intermunicipal fundada na nova Lei nº 14.341/2022, com participação governamental e dos segmentos empresariais e do terceiro setor, contribuindo para a formação do capital social da Região Serrana do Agreste Potiguar, capaz de participar de políticas, programas públicos e tentar captar recursos de todas naturezas na construção do turismo e da infraestrutura dos Municípios adequadas as exigências dos desafios contemporâneos.
 
Há muito a ser construído para garantir a governança da Região, sendo o maior exemplo na área do saneamento em conformidade com os marcos legais, principalmente no esgotamento sanitário e na coleta do lixo doméstico, hospitalar, do comércio, serviços e seu destino final, cabendo ações governamentais com o apoio do terceiro setor e das empresas estabelecidas na Região.
 
O evento foi muito proveitoso e representativo. Contou com a participação decisiva da SETUR, em seguida nos pronunciamentos dos representantes da ABIH e da ABAV. Para ao final a diretoria executiva da Associação da instancia governamental realizar uma apresentação da instituição que é aberta, transparente, com participação decisiva dos Municípios, e ser expostos a possibilidade da associação a instituição.
 
Uma participação ativa foi dos condutores e guias de turismos, com vários aportes e questionamentos, respondidos e resultou acertado a fundação da Associação da categoria na Região, ampliando o capital social, e fortalecendo o segmento dentro da IGR. Ocorreram outras indagações do segmento empresarial, em torno do ingresso associativo e da continuidade das ações da nova instituição, quando da alternância do poder próprio do Estado Democrático de Direito na garantia das ações.
 
No evento, também esteve presente o SEBRAE/RN que contribuiu durante todo o processo de construção da IGR da Região Serrana do Agreste Potiguar, inclusive articulado pelos Municípios o programa líder, já com evento de lançamento da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional marcada para o dia 28/05/24, as18h30min, na Pousada Villas da Serra, em Serra de São Bento.
 
O potencial dos Municípios integrados na IGR é promissor. Já contando com eventos de muita representatividade turística, tais como: O Festival de Inverno de Serra de São Bento, O Festival Gastronômico de Monte das Gameleiras, o Festival de Cultura de Passa e Fica, As Festas de Campestre como a Festa de Reis. Os desafios continuarão, algumas como tarefas inadiáveis a serem debatidas e construídas as estratégias necessárias.
 
O importante é manter as unidades, a construção do diálogo permanente e buscar os consensos. É preciso tolerância e sabedoria para enfrentar os desafios e obstáculos, fortalecer a expressão da cidadania, da participação ativa, dar continuidade a formação do capital social na Região conseguindo dar institucionalidade a todos os segmentos sociais e se possível até a formação de um Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável.
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).