Choro do Caçuá celebra Dia Nacional do Chorinho na Praça Padre João Maria

18/04/2022


Foto: Divulgação: Facebook

 

Neste sábado, 23, em dois momentos, às 10h e às 15 horas, a Praça Padre João Maria, centro histórico de Natal, recebe o projeto Choro do Caçuá, em homenagem ao Dia Nacional do Chorinho.

O evento contará com a participação especial do Grupo de Prática de Conjunto de Choro do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal Rural do Semiárido de Mossoró (UFERSA).

O projeto foi criado em 2019 por um grupo de artistas locais tendo à frente o multi-instrumentista Carlos Zens. O Choro do Caçuá é uma roda de choro formada por músicos instrumentistas potiguares e apaixonados por esse gênero musical.

O Choro do Caçuá é uma ação sociocultural com várias finalidades, entre elas, de contribuir na revitalização do centro histórico de Natal, promover a prática coletiva e interação musical com os frequentadores, bem como movimentar a região, trazendo emprego e renda para população local.   

Vinte e três de abril foi escolhido como Dia Nacional do Chorinho por ser o aniversário de nascimento Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha, que nasceu nesse dia no ano de 1897. Autor do clássico “Carinhoso”, aos 24 anos já era um músico virtuoso completo, também arranjador e compositor

Sobre a praça

A Praça da Alegria, ou Praça Padre João Maria, denominada por meio de um decreto baixado pelo então prefeito de Nata,l em 1905, era um ponto de passagem obrigatório de procissões e palco para performances de artistas e apresentações teatrais amadoras.

Por muito tempo, fiéis frequentavam a praça para acender velas para pagar ou fazer promessas e reafirmar a devoção ao homenageado Padre João Maria. Além disso, tinha também uma feirinha de artesanato onde os visitantes podiam apreciar e adquirir as peças expostas pelos artistas da terra, sendo um local de grande movimentação cultural, comercial e espiritual.

Com a expansão da cidade, concomitantemente com a descentralização do comércio, a Praça Padre João Maria, assim como todo o centro histórico de Natal, vem sentindo cada vez mais a baixa frequência da população local, fenômeno que tem causado enormes preocupações, principalmente dos comerciantes que lá atuam há bastante tempo. Foi em função disso.

Serviço

RODA DE CHORO: Choro do Caçuá

LOCAL: PRAÇA PADRE JOÃO MARIA (Centro Histórico de Natal)]

DATA: 23 de abril de 2022

HORA: Manhã às 10h e a tarde às 15h

APOIO CULTURAL: Oficina Livre de Música/Estação do Cordel/Maria boa produtora

APOIO DE MÍDIA: Potiguar Notícias