"A Vale Norte quer contribuir com a destinação correta dos resíduos sólidos"

11/11/2016

Por: José Pinto Júnior
Foto: Tiago Rebolo
No que consiste a empresa Vale Norte?
A Vale Norte é uma empresa genuinamente nordestina, com sede em Juazeiro, na Bahia, e que tem os negócios concentrados em nossa região. Tem como expertise a limpeza urbana e a operacionalização de aterros sanitários.
 
Fale sobre a empresa e a ação dela no Rio Grande do Norte.
Chegamos ao estado em 2014, quando começamos a estudar as deficiências do estado quanto à destinação correta dos resíduos sólidos. Logo percebemos formas de contribuir com nossa experiência para a qualidade de vida da população.
 
Em quê a Vale Norte pode contribuir com os municípios potiguares?
Os municípios enfrentam grandes desafios: extinguir lixões e atender a atual legislação quanto à preservação do meio ambiente, sustentabilidade e saúde pública.
 
Quais as dificuldades destes municípios e como a empresa pode agir?
O país passa por dificuldades e isso reflete, também, nos municípios. Qualquer acréscimo no orçamento municipal se torna um grande problema. Nosso know-how nos possibilita ajudar a atender o aspecto legal e ambiental, sem comprometer o orçamento do município.
 
Como funciona a atuação da empresa em relação à destinação correta dos resíduos?
Fizemos algumas simulações com consórcios de resíduos sólidos já existentes no RN e provamos que é perfeitamente viável fazer a coleta dos resíduos sólidos em veículos compactadores apropriados e destinar o lixo para o aterro sanitário devidamente licenciado pelo órgão ambiental competente.
 
Onde a empresa atua no Rio Grande do Norte?
No Rio Grande do Norte, fazemos toda a limpeza pública da cidade de Mossoró e temos a concessão do aterro sanitário da cidade de Upanema. Para o ano de 2017, esperamos marcar nossa presença em vários outros  municípios potiguares.