Kalina Paiva

17/05/2024 08h07
 
Maria Valéria Rezende em Natal
 
A escritora Maria Valéria Rezende estará em Natal, no dia 18 de maio, às 15h, na Nobel do Praia Shopping, para participar da programação ENCONTROS que estreia neste fim de semana. O evento é promovido pelo Mulherio das Letras Nísia Floresta em parceria com a Nobel e com o Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, e acontecerá de forma semestral, trazendo sempre uma escritora de outro estado para Natal.
 
A programação, que é aberta ao público, contará com uma performance da atriz Ana Leopoldina; uma homenagem do Campus Nata-Central do IFRN, com integrantes do Projeto de Ensino Abrace o seu Romance e do curso de Letras Português/Espanhol ambos vinculados ao grupo de pesquisa Nupellm/CNAT; bate-papo com a autora e lançamento da obra Patrícia Galvão (Pagu): militante irredutível.
 
A obra faz parte da Coleção Brasileiras, da Editora Rosa dos Tempos, cujo objetivo é apresentar, de forma breve, histórias de vida de mulheres que fizeram a diferença das artes à ciência, do meio ambiente à política.
 
No caso da obra em questão, nós, leitores e leitoras, ganhamos duplamente, pois Maria Valéria Rezende conviveu com Patrícia Galvão e realiza a entrega de duas histórias de vidas entrelaçadas em momentos históricos. Pelas vias do testemunho, lemos a obra como se ouvíssemos a voz de Valéria, uma encantadora de serpentes – o que dá fluidez ao texto e nos faz ler tudo em uma tarde.
 
Sempre acreditei que a História se faz nos detalhes e o testemunho é o melhor lado para leitores caminharem por dentro de uma narrativa, sentindo a temperatura dos elãs sociais e do contexto histórico que fora vivenciado em tempo real por quem o partilha conosco.
 
Conhecemos uma Pagu do lado de dentro da convivência, do cotidiano, através do olhar de quem estava nos mesmos espaços e dela recebeu conselhos. Não vou dar spoiler aqui, por prefiro que os leitores acompanhem os diálogos entre as duas divas das Letras.
 
Contudo, não deixarei de mencionar que a obra, além de trazer detalhes curiosos dessa convivência, oferece um breve excurso da militância política e cultural de ambas, pois à medida que Valéria fala sobre Pagu também evidencia suas próprias experiências. E isso é típico do gênero (auto)biográfico: contar uma história de vida enredada em um recorte da História da humanidade com os distintivos traços culturais de uma época. 
 
É importante acrescentar que compreender a si é um exercício vital e esse tipo de escrita potencializa isso. Elas são elas e as circunstâncias que as forjaram. Pagu vivenciou a ditadura de Vargas e passou pelo sistema prisional 23 vezes; Valéria experienciou a Ditadura Militar e, embora não tenha sido presa, visitou muita gente em situação de encarceramento, como por exemplo, Dilma Rousseff na Torre das Donzelas, nome da ala de celas femininas no alto do Presídio Tiradentes, em São Paulo, para onde eram levadas as presas políticas, após passarem pelo Dops e DOI-Codi, órgãos de repressão.
 
Por fim, asseguro que os detalhes são a alma dessa obra, recomendada pelo “Selo Mulherio Nísia Indica”, que será lançada amanhã (18). Endosso a indicação, após viver uma surpreendente experiência de leitura que desejo igualmente para outras pessoas.
 
______________
 
ENCONTROS – Com Maria Valéria Rezende
Local: Livraria Nobel do Praia Shopping
Data: 18 de maio de 2024, às 15h.
Evento aberto ao público.
 
 
 
Sobre mim
 
Kalina Paiva, professora do IFRN - Campus Natal-Central, é natural de Natal/RN. É autora de poesia e contos de terror. Gatilhos Poéticos (2022), Cantigas de amor e guerra (2023) são seus livros mais recentes. Membro da União Brasileira dos Escritores - Seção Rio Grande do Norte (UBE/RN), da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA), do Mulherio das Letras Nísia Floresta, e da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares (ALAMP); Coordenadora de Letras e Literatura do Movimenta Mulheres RN. É pesquisadora na área de Literatura, História e memória, e mídias. Instagram: @kalinissima
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).