Evandro Borges

26/04/2024 08h26
 
O marco do bioma da caatinga em Natal/RN
 
É na segunda-feira, dia 29/04/24 o evento sobre o bioma da caatinga, que acontecerá no auditório do IDEMA, na Avenida Alexandrino de Alencar, vizinho ao IBAMA e ao Parque das Dunas, articulado pelo IBAMA/RN que está à frente o ambientalista e professor Rivaldo Fernandes, um militante social, de folha prestada de serviços intenso ao Rio Grande do Norte, que realizou um trabalho incansável e forte de articulação.
 
O evento já conta com mais de duzentas inscrições via internet com confirmação, e certamente chegará a trezentos participantes pelo relevo da construção, articulado com órgãos de governo, com a sociedade civil sem discriminação, com a academia do Rio Grande do Norte e Estados do Nordeste, portanto será um marco para o bioma da caatinga, o terceiro mais degradado do país, atrás apenas da Amazônia e do Cerrado e que ocupa onze por cento do território nacional.
 
Na semana passada já tratamos do assunto aqui no espaço da coluna do Portal do Potiguar Notícias, e dedicamos o Conexão Potiguar ao tema, em face da importância para o Nordeste, e da presença no Programa de Rivaldo Fernandes, Superintendente do IBAMA/RN, e da professora da EAJ/UFRN - Rosimeire Cavalcante dos Santos e de Evandro Wagner, do INCRA/RN que concederam entrevistas e colocaram a problemática da caatinga.
 
Na preparação do evento contribuímos um pouquinho, trabalhado a muitas mãos de forma voluntária, desde as primeiras reuniões na Governadoria com a presença de Ivanilson Maia, Secretário Adjunto da Casa Civil, com excelentes aportes, profundo conhecedor do Nordeste, e com diversas reuniões, que poderíamos destacar com a FETARN, com seu Presidente, Erivan do Carmo, com o SEAPAC com a presença do Diácono Teixeira em um excelente diálogo.
 
No SENAR com o Superintendente, advogado Luís Henrique que nos recebeu com um excelente acolhimento, retratando as ações que a instituição vem realizando na preservação da caatinga, com o projeto de muita capilaridade de assistência técnica e extensão aos produtores rurais, inclusive em áreas de assentamento, de fato surpreendente em face a falta de divulgação. Exibiu vídeos e o livro lançado nacionalmente a pouco tempo constando quatro exemplos considerados sucesso do Rio Grande do Norte.
 
Participei ainda da visita a FAMEN - Faculdade Metropolitana Norte-Rio-Grandense, quando fomos recebidos pela Diretora Geral, a Professora Valdete Nascimento. Na oportunidade mostrou a faculdade, nos falou da proposta diferenciada da instituição educacional que atua na zona oeste de Natal, e que vai participar com a maior intensidade do evento, pois acredita no Nordeste e no bioma da caatinga. Foi um encontro de muito diálogo e demonstração de compromisso.
 
A expectativa é a melhor possível, vai interagir a academia, os órgãos de governo, a sociedade civil, representantes de instituições, personalidades, que buscam o desenvolvimento sustentável para a caatinga, no equilíbrio do meio ambiente com a possiblidade de regressão das áreas degradadas, embora com crescimento econômico e dignidade humana, com empregabilidade no mundo do trabalho.
 
De fato, será um marco. É possível que seja elaborada uma Carta de Natal, em face da força do evento, pois o bioma da caatinga precisa de investimentos, para recuperação ambiental e educação ambiental em todas as esferas da educação, e que os eventos sejam multiplicados, e se afirme a necessidade de um política e programas públicos para o enfrentamento dos desafios com muitos investimentos.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).