Cefas Carvalho

10/03/2022 09h31
 
Geopolítica internacional não é Fla x Flu
 
O brasileiro em geral se prendeu tanto na polarização Esquerda x Direita (ou a preço de hoje "Comunistas" x "Bolsominions") que não consegue ver as complexidades no conflito entre Rússia e Ucrânia, com a invasão (inaceitável, diga-se) da segunda pela primeira.
 
 
Putin ser autoritário não faz de Zelensky um herói. Ambos são desprezíveis como seres humanos e líderes. E nenhum dos dois é comunista, também diga-se. E temos ainda como partícipe implícito disso os EUA, sempre invadindo países (como fez a Rússia) e querendo expandir suas bases militares.
 
 
Mas também não dá para condenar o imperialismo com o olhar dos anos 1960. O mundo está mais complexo que nos tempos da Guerra Fria. 
 
Em suma: O imperialismo ianque não torna Putin herói, assim como o sofrimento do povo ucraniano não torna Zelensky herói. Geopolítica internacional não é Fla x Flu, ninguém precisa escolher "um lado" para "torcer".
 
 
Como eu já disse várias vezes, o escritor israelense Amós Oz, refletiu sobre o conflito entre seu país e os palestinos: "É uma guerra entre errados e errados, uma briga entre Caims". Idem em relação a Rússia (com seus ares tão imperialistas quando os EUA) e Ucrânia (com uma simpatia indisfarçável pelo nazismo). Nessa briga de errados e errados com outros errados assistindo, quem perde é o povo. Como sempre.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).