Cláudia Fragoso

21/02/2022 11h30

 

DECIFRE-SE!

Você está mais para Marília Gabriela, Ivete Sangalo, Ivan Lins ou Chico Buarque? Com qual deles você se acha mais parecido? Consegue perceber que cada um deles tem um perfil bem diferente dos demais? Claro que nos comportamos de acordo com as circunstâncias da vida, mas, de todo modo, há um padrão que se repete. Você, provavelmente tem a tendência de ser mais “dominante”, “influente”, “estável” ou “conforme”. Compreender qual a sua forma natural de se comportar pode, não apenas lhe tirar de situações de conflitos, como pode lhe dar o direcionamento que precisa para crescer como pessoa.

O DISC É um é um inventário de características comportamentais, elaborado a partir de um questionário, desenvolvido em 1928 pelo psicólogo americano Marston (Autor de "As emoções das pessoas normais"). Foi encomendado pelo governo para recrutar o exército dos EUA na Segunda Guerra. É hoje uma das ferramentas de identificação de comportamento mais utilizadas no mundo. Através desse inventário as pessoas são classificadas como dominantes, influentes, estáveis ou conformes. Se você acompanhou os textos anteriores, pôde observar que falamos sobre ser “aberto” ou “fechado” e “direto” ou “indireto”. A partir dessa diferenciação é que podemos mapear qual o perfil comportamental de cada um. Pessoas abertas podem ser influentes ou estáveis. Já as fechadas são dominantes ou conformes. Aquelas que são diretas ou são dominantes ou são influentes. As que são indiretas podem ser estáveis ou conformes. E então, de acordo com esse cruzamento de informações, temos os 4 perfis comportamentais já citados. 

Quem tem o perfil dominante jamais passa despercebido. Tem opinião própria e faz questão de deixar registrado, mas não de qualquer forma: é muito direto e objetivo. O foco dessas pessoas está em fatos e dados concretos. Não gosta de conversas superficiais, tudo para ele precisa ter um objetivo. É extremamente rápido em tudo que faz e não gosta de lidar com quem faz rodeios. É assertivo, competitivo e tende a ter sucesso no que faz. Por gostar muito das coisas com velocidade, pode deixar de olhar para detalhes importantes.

O influente é aquela pessoa animada, divertida, que leva tudo que leveza. Para as pessoas desse perfil o foco está nas pessoas, por isso elas fazem de tudo para manter um clima harmônico. Isso, inclusive, pode ser um problema, pois eles podem deixar de fazer atividades importantes por se dedicarem excessivamente às pessoas. São muito boas em convencer, vender e tem jogo de cintura para lidar com os diferentes tipos de pessoas. Tende a ser um bom líder e é muito comunicativo. 

As pessoas estáveis são muito pacientes, gostam de conversas profundas e para elas o mais importante na vida são aqueles que ama. São excelentes para manter um relacionamento, seja qual for ele. Podem demorar muito para agir, já que têm um ritmo mais lento para tomar decisões, principalmente se houver a mínima chance de magoar outras pessoas. Quem tem esse perfil é muito confiável e dentro de uma equipe vai ser aquela pessoa que se preocupa com o bem-estar de todos e pode colocar todos à sua frente.

Por fim, os conformes são muito analíticos, medem tudo e para eles, antes de tomar uma decisão, precisam pensar com muita calma em todos os dados, levando em consideração estudos, pesquisas, as mais confiáveis possíveis. São pessoas mais fechadas e seu foco está na execução de tarefas. Em um grupo é aquela pessoa que vai fazer o comparativo em tabelas e que antes de uma compra, já fez todas as análises que estão à disposição. Quando abrem a boca para dar uma opinião, certamente o que será dito já foi muito bem estudado e validado.

Conseguiu perceber qual o seu perfil comportamental? Só para constar, Marília Gabriela é dominante, Ivete Sangalo é influente, Ivan Lins é estável e Chico Buarque é conforme. Identificar o seu perfil de acordo com o DISC é o primeiro passo para você aumentar seu nível de autoconhecimento, aprender a lidar melhor com as pessoas, dar e receber feedbacks, comunicar-se melhor e ser bem sucedido.

 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).