Erê Mirim

31/12/2021 11h35

 

A KWANZAA E SEUS SÍMBOLOS – PARTE II

Em nossa sala este ano tivemos uma comemoração diferente. A Kwanzaa está centrada em sete princípios — Nguzo Saba — reunidos pelo fundador, Dr. Maulana Karenga, baseando-se nas tradições antigas. A kwanzaa foi celebrada pela primeira vez no período de 26 de dezembro de 1966 a 01 de janeiro de 1967, durando assim sete dias. 

A coluna Erê Mirim, do Jornal Potiguar Notícias, traz semanalmente textos escritos pelos alunes do 5º ano F, que foram produzidos e revisados em sala de aula pela professora. Nossas crianças têm muito a dizer. Vamos ouvi-las?

Boa leitura!

 

A KWANZAA E SEUS SÍMBOLOS – PARTE II

              

UMOJA – Hoje eu vim falar sobre o Umoja. É um princípio do Kwanzaa, uma festa africana conhecida como festa da colheita.

            Você deve estar se perguntando: tem tantos princípios, porque você escolheu esse? Eu escolhi por causa do seu significado que é união. Eu achei incrível esse princípio pelo fato dele ser tipo: se eu estou bem e meu povo não está eu fico triste. Mas se todos do meu povo estiverem bem eu vou ficar feliz por isso eu achei ele tão lindo e vou agradecer a professora por ensinar sobre meu povo, sobre o povo preto e ensinar que existem pessoas como Marcus Garvey, Ailton Krenak, Geni Guimarães, Abdias Nascimento, Marielle Franco, Zumbi e muitos outros.

Wanthony Samuel, 10 anos.

 

 

            IMANI – Gostei muito porque fala em acreditar em todos, no próximo e nos parentes. Na luta todos acreditam em seu potencial e ninguém é melhor que ninguém.

 

Christian, 10 anos  

 

UMOJA – Eu gostei da Umoja porque ela fala em fortalecer e manter a unidade na família, comunidade, nação e raça e eu gostei muito da celebração da Kwanzaa.

Larissa Gabriela, 1 anos.

 

UMOJA – Hoje eu conheci o Kwanzaa e gostei muito, Dos princípios do Kwanzaa que eu mais gostei foi esse porque fala sobre a união da família.

 

Edivânia , 11 anos

 

KUUMBA-  O Kuumba fala sobre seu talento como desenhar, jogar bola, jogar vôlei e muito mais coisas também. Isso é muito bom porque a gente pode aprender muito sobre o que fazemos de bom. Você que não sabe o que o Kwanzaa significa é a festa da colheita. Não tem só em Natal.

Hiago, 11 anos.

 

 

UMOJA- A união da família é muito importante para nossas vidas porque se não tiver união não tem mais nada. Este é o significado do símbolo que eu estou colocando. Eu estou gostando muito de saber sobre a Kwanzaa porque a Kwanzaa veio do povo africano. Nada contra o Natal até porque eu celebro mas na minha escola a gente vai celebrar a Kwanzaa. É um pouco melhor porque está presente a cultura do povo negro e tudo do povo negro é lindo e perfeito. Então a gente não deixaria de comemorar.

Também saiba que a Kwanzaa não é o Natal é só celebrada por povos negros é a festa da colheita.

Paula Beatriz, 10 anos

 

Essa semana na escola eu aprendi sobre os princípios da kwanzaa. São sete princípios mas o que eu mais gostei e me identifiquei foi KUUBA. Ele fala sobre a gente sempre dar o nosso máximo que podemos dar para deixar nossa comunidade mais bonita valorizar o que herdamos.

Ana Flávia, 10 anos

 

UMOJA- Fé para acreditar de todo coração em nosso povo, nosso país, nossos ensinamentos, nossos líderes, nossas tradições e garantir o direito a vitória da nossa luta.

 Lívia, 10 anos

 

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).